segunda-feira, junho 18, 2007

Ex-governador do Timor Leste morre vítima de câncer

LUSA - 17/06/2007 12:05

Díli, 17 Jun (Lusa) - O governador de Timor Leste durante a ocupação Indonésia do território, Abílio Osório Soares, morreu neste domingo em Kupang, região ocidental da ilha, vítima de câncer, informou à Agência Lusa um amigo da família.

Segundo a mesma fonte, Soares morreu por volta das 11h deste domingo (horário local, 23h de sábado pelo horário de Brasília) no hospital de Kupang. "Não resistiu ao câncer, apesar de três operações feitas em Singapura no ano passado", disse.

O funeral será realizado no Cemitério dos Heróis, na mesma cidade, segundo decisão do governo indonésio. Nascido em Laclubar, Manatuto, em 2 de junho de 1947, Soares foi nomeado governador do território por Jacarta em 1992 e, em 1997, para um segundo mandato, que não chegou a terminar devido à organização do referendo pela independência de Timor Leste, em agosto de 1999. Entrou na política timorense após a Revolução de abril em Portugal, através do partido pró-indonésio Apodeti, onde seu irmão mais velho, José Fernando, era secretário-geral.
Soares passou por diversos cargos a partir dos primeiros anos da ocupação: dirigiu em Díli os serviços centrais de Obras Públicas indonésios; foi presidente da câmara de Díli e administrador distrital ("bupati") de Manatuto, a sua região natal, antes de ser nomeado governador do território em 1992, sucedendo a Mário Viegas Carrascalão.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.