segunda-feira, junho 18, 2007

Blog Do Alto do Tatamailau - 15 Junho 2007

Orelhas quentes? A escaldar!...

Ao ler os comentários que Mário Carrascalão fez há dias sobre as capacidades do ex-PR para ser primeiro ministro e sobre a sua "entourage" - do pior que há, segundo MC... - não pude deixar de me lembrar de comentários em sentido semelhante que foram feitos, não há muito tempo, pelo Bispo de Baucau.

Este disse, com todas as letras, que não reconhecia a Xanana Gusmão capacidades para ocupar cargos públicos. Entenda-se "cargos políticos".

Por isso ele deve ter as orelhas a escaldar!... É que são logo dois "pesos pesados" a dizer o mesmo!... Porque será? Conspiração? :-)

Confesso que foi com estas "pulgas atrás da orelha" que li o "site" do CNRT para tentar perceber as suas propostas. Infelizmente, a não ser uma série de generalidades ao nível de qualquer conversa de café de bairro, não vi grande coisa por onde se possa "pegar" e deduzir um verdadeiro plano de desenvolvimento do país. Do género do que ele diz que a FRETILIN não teve/não tem.

Quanto a mim e descontando os traços gerais de caricatura, planos foi exactamente o que não faltou em Timor Leste. Quilómetros de planos!... E de relatórios! Qualquer Ministério está atulhado deles e, felizmente, os Ministros não leram a maior parte pois, caso contrário, seriam "Leitores" e não "Ministros"!

O que faltou foi, como sempre, a capacidade de passar dos planos à prática... E isto apesar de todos reconhecerem que os quadros existentes e ao serviço do governo eram, no seu conjunto e quer em quantidade quer em qualidade, quase o máximo que seria "esperável" que estivessem disponíveis.

Admitindo que haverá alguns que não foram aproveitados por razões políticas - quer por culpa do governo quer por culpa dos próprios -, não sei se terão ficado de fora muitos dos efectivamente aproveitáveis. Alguns ficaram mas por opção própria, pois trabalhar para uma qualquer ONG ou para uma agência internacional rende muito mais que trabalhar para o governo - no mínimo o dobro ou o triplo...

Por isso me questiono o que irá acontecer se a actual oposição assumir as funções de governar o país. Será que tem gente suficiente (em quantidade e qualidade) para tomar conta do recado? É evidente que nalguma altura terão de aprender a governar e muitos dos que estão agora em lugares de decisão também não tinham grande (ou nenhuma) experiência quando os ocuparam. Mas o que se propõem fazer não é compatível com a falta de quadros qualificados de que parece padecerem. Mas há mais: se é verdade aquilo de que acusam a FRETILIN - de ter o aparelho de Estado dominado por gente sua -, como irá este (os seus dirigentes...) entender-se com o novo poder?

Será que vai "fazer de conta" que faz mas não faz a fim de dificultar a tarefa aos novos governantes? Ou os quadros e dirigentes actuais vão jogar o jogo da democracia e seguir, sem grandes confrontos, as orientações que irão receber?

E se a oposição ganhar as eleições, o que vai ela fazer a muitos dos quadros dirigentes que são da ou conotados com a FRETILIN? Vai mandá-los para casa ou para a "prateleira"? E vai substituí-los por quem?

Talvez seja por tudo isto que Mário Carrascalão está preocupado com os que estão à volta de Xanana, esperando apenas o momento para cobrar os juros...

A ver vamos...

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.