segunda-feira, maio 14, 2007

UNDERTIM no topo do boletim das legislativas

Díli, 12 Mai (Lusa) - A UNDERTIM, do veterano Cornélio Gama, conhecido como comandante "L7", encabeça a lista de partidos e coligações concorrentes às legislativas de 30 de Junho, por sorteio realizado hoje na Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Catorze formações políticas apresentaram as suas listas para as legislativas à CNE até às 23:59 (15:59 em Lisboa) de sexta-feira, 11 de Maio.

A CNE realizou hoje o sorteio da ordem do boletim de voto, perante representantes dos partidos.

O sorteio, usando números introduzidos em 14 bolas depois retiradas de uma tômbola, apurou a seguinte ordem: 1. UNDERTIM - Unidade Nacional Democrática da Resistência Timorense 2. CNRT - Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste 3. PR - Partido Republikanu 4. PDRT - Partido Demokrátika Repúblika de Timor 5. PDC - Partido Democrata Cristão 6. UDT - União Democrática Timorense 7. PD - Partido Democrático 8. PMD - Partido Milenium Demokrátiku 9. PST - Partido Socialista de Timor 10. Coligação ASDT/PSD - Associação Social Democrata Timorense/Partido Social Democrata 11. Aliança Democrática (KOTA/PPT) 12. FRETILIN - Frente Revolucionária de Timor-Leste Independente 13. PNT - Partido Nacionalista Timorense 14. PUN - Partido Unidade Nacional.

Antes do sorteio, o presidente da CNE, Faustino Cardoso, definiu com os representantes de cada partido a grafia exacta de cada formação política.

Houve várias correcções em relação à lista inicial distribuída pelos partidos, detalhes de língua ou de semântica. Os representantes do PMD e do PR optaram pela grafia em tétum e não em português.

O CNRT teve que corrigir a palavra "Conselho" que era, com a mesma sigla, o órgão histórico da resistência timorense, e acrescentar o "Leste" no nome do país.

O representante da UNDERTIM pediu para ser retirada a palavra "Partido" da lista alfabética com que se iniciou o sorteio.

"Os timorenses adoram o ritual", comentava um dos assessores internacionais da máquina eleitoral timorense no final do sorteio, que se prolongou por cerca de duas horas.

PRM-Lusa/Fim

8 comentários:

jrodrigues sarmento disse...

Leia noticias de Timor -Leste no:
Aqui é Timor-Leste

no: http://aquietimorlestenumeroum.blogspot.com/

Participe

jrodrigues sarmento disse...

Leia noticias de Timor -Leste no:
Aqui é Timor-Leste

no: http://aquietimorlestenumeroum.blogspot.com/

Participe

Maracuja Maduro disse...

visite o Timor do Norte a Sul!
O Mau Dick em Miniatura, apresenta uma redacção da escola sobre a Liberdade : de Maudickinho

leiam o Timor do Norte a Sul ....aqui vai o endereço:

http://timordonorteasul.blogspot.com/2007/05/liberdade-de-mau-dickinho.html

jrodrigues sarmento disse...

Vejam as ultimas das eleições presdienciais-

No Aqui é Timor-Leste.

"Nesta segunda volta das eleições, a participação das mulheres cresceu, chegando a 47,69 por cento enquanto que o índice de participação masculina foi de 52,31 por cento

Leia mais no http://aquietimorlestenumeroum.blogspot.com/

Anónimo disse...

Mas será que ninguém tem nada a dizer sobre a candidatura do Presidente Xanana às legislativas?
Ele é sem qualquer sombra de dúvida inelegível. O artigo 7o., da lei eleitoral é claro quando estabelece que o Presidente da República é inelegível. O prazo para apresentação de candidaturas expirou no dia 11, portanto o "candidato" Xanana Gusmão é inelegível. O prazo de 10 dias de que dispõe a CNE para analisar a regularidade das candidaturas, e que vence no próximo dia 21, garante apenas a correção de "irregularidades processuais", o que evidentemente não é o caso pois a inelegibilidade é uma condição intrínseca do candidato e não uma irregularidade a ser sanada com a transmissão do cargo ao Presidente Ramos-Horta no próximo dia 20 de Maio. A capacidade eleitoral passiva deve ser verificada no termo do prazo de apresentação das candidaturas, como acontece em toda a parte do mundo. Ou será que em Timor-Leste há de ser diferente?
Ass: Malai mutin

Anónimo disse...

EUA aconselham os seus cidadãos a não se deslocarem a Timor

O Departamento de Estado norte-americano voltou hoje a aconselhar os cidadãos dos Estados Unidos para que evitem viajar para Timor-Leste, manifestando «preocupações» com a situação de segurança. Num «aviso de viagem» emitido hoje, o Departamento de Estado afirma ainda que os cidadãos norte-americanos que já se encontram em Timor-Leste «devem avaliar cuidadosamente a sua segurança face à situação instável e ao potencial para instabilidade civil violenta».
O comunicado lembra que devido à situação em Timor-Leste, o governo indonésio tem encerrado periodicamente a sua fronteira com este pais e que o governo da Austrália aconselhou também os seus cidadãos a não se deslocarem a Timor-Leste porque «australianos e interesses australianos» podem ser alvo especifico de ataques.
O Departamento de Estado diz que «violência comunitária indiscriminada» continua a ocorrer através do país incluindo Díli, onde incidentes de apedrejamento de veículos «são frequentes e em varias ocasiões afectaram cidadãos norte-americanos».
O documento aconselha os cidadãos norte-americanos a «evitarem» certas zonas da capital onde a violência é «crónica», precisando que «têm ocorrido agressões sexuais contra cidadãos estrangeiros, que poderão aumentar no actual ambiente».
«Viajantes do sexo feminino são aconselhadas a ter cautela especial e a evitar viajarem sozinhas a pé ou de táxi, especialmente à noite e em áreas desconhecidas ou isoladas», diz o aviso, acrescentando que «criminosos» continuam a operar em postos de controlo ilegais em algumas zonas de Díli para exigir dinheiro a condutores e passageiros.
O Departamento de Estado emite regularmente três tipos de documentos que servem de guia para cidadãos norte-americanos que visitem países estrangeiros.
O de menos gravidade é a «Nota Consular» que, além de avisos sobre o crime, contém dados sobre cuidados médicos, moradas de embaixadas e consulados, informações de alfândega e outros dados de interesse.
Diário Digital / Lusa
14-05-2007 17:16:00
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=276107

Anónimo disse...

"Os timorenses adoram o ritual"

Então e ninguém se lembrou de fazer apostas sobre o lugar de cada partido no boletim de voto?

Anónimo disse...

Duas horas de ritual. Como é bela a política dos abastados...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.