terça-feira, maio 29, 2007

Timor-Leste: Arranca campanha de um mês para legislativas

Diário Digital / Lusa
28-05-2007 11:24:01


Treze partidos e coligações iniciam na terça-feira (noite de segunda-feira em Lisboa) uma campanha eleitoral de quase um mês para as legislativas de 30 de Junho em Timor-Leste.
A campanha para a eleição do novo Parlamento e do partido que formará o IV Governo Constitucional começa na terça-feira às 07:00 horas (23:00 de hoje em Lisboa,) e termina a 27 de Junho.

Treze partidos e coligações apresentaram à Comissão Nacional de Eleições as suas listas de candidatos para as legislativas.

A FRETILIN, que actualmente detém a maioria parlamentar, tem como cabeça-de-lista o presidente do partido e presidente do Parlamento, Francisco Guterres «Lu Olo», candidato derrotado na segunda volta das eleições presidenciais de 09 de Maio.

O «número dois» da lista é o secretário-geral do partido e ex-primeiro-ministro, Mari Alkatiri. Surgem, depois, o ministro do Trabalho e Reinserção Comunitária, Arsénio Bano, e outros membros do III Governo Constitucional, como Ana Pessoa, ministra da Administração Estatal, a oitava da lista, logo antes do primeiro-ministro Estanislau da Silva.

O ex-Presidente da República Xanana Gusmão é o cabeça-de-lista do Congresso Nacional da Reconstrução de Timor (CNRT), que tem Vicente Guterres e Eduardo Barreto nos lugares imediatos.

O CNRT integra na sua lista 14 candidatos propostos pelo Grupo Mudança da FRETILIN, movimento contestatário da actual direcção de «Lu Olo» e Mari Alkatiri desde o congresso de 2006.

No último fim-de-semana, o Grupo Mudança realizou em Díli a sua convenção para formalizar os órgãos directivos, com vários antigos membros do Comité Central da FRETILIN a chamarem ao voto no CNRT.

Várias outras listas concorrentes às legislativas sugerem o eco das recentes eleições presidenciais. Fernando «Lassama» de Araújo, o terceiro candidato mais votado na primeira volta, a 09 de Abril, é o cabeça-de-lista do Partido Democrático (PD), de que é presidente.

Lúcia Lobato, candidata às presidenciais pelo Partido Social Democrata, é a número três da lista que o PSD apresenta às legislativas em coligação com a Associação Social Democrata Timorense.

A lista é encabeçada pelos presidentes dos dois partidos: Mário Viegas Carrascalão, do PSD, ex-governador de Timor durante a ocupação indonésia; e Francisco Xavier do Amaral, da ASDT, primeiro chefe de Estado de Timor-Leste em 1975, e que foi candidato presidencial em 2002 (derrotado por Xanana Gusmão) e em 2007 (o quarto mais votado da primeira volta).

Avelino Coelho, outro dos candidatos em 09 de Abril, disputa agora as legislativas à cabeça da lista do partido a que preside, o Partido Socialista de Timor (PST).

Cornélio Gama, aliás comandante «L7», é o número um na lista da sua Unidade Nacional Democrática da Resistência Timorense (UNDERTIM). Seguem-se Faustino dos Santos e Francisco Salsinha.

João Mariano Saldanha é o cabeça-de-lista do Partido Republicano (PR). O Partido Demokrátika Republika de Timor (PDRT) propõe uma lista dirigida por Gabriel Fernandes. António Ximenes da Costa é o primeiro candidato do Partido Democrata Cristão (PDC).

João Viegas Carrascalão, outro candidato das presidenciais de 09 de Abril (o menos votado dos oito), é o primeiro na lista da União Democrática Timorense (UDT).

Ermenegildo Lopes e Inocêncio Gama Pires ocupam o topo da lista do Partido Milenium Democrático (PMD).

O Partido Nacionalista Timorense (PNT) tem Abílio de Araújo e Conceição Araújo como primeiros candidatos.

Fernanda Mesquita Borges e José Abel encabeçam a lista do Partido de Unidade Nacional (PUN).

A eleição dos deputados ao Parlamento é feita por sufrágio universal através de um círculo nacional único, com um máximo de 65 assentos permitidos pela Constituição, atribuídos seguindo o método de Hondt de conversão dos votos em mandatos.

Segundo a Constituição (artigo 99º), «a Legislatura compreende cinco sessões legislativas e cada sessão tem a duração de um ano».

A actual Legislatura resulta da transformação da Assembleia Constituinte, eleita em 30 de Agosto de 2001, em órgão legislativo, conforme a possibilidade estabelecida no Regulamento 2001/2 da Autoridade Transitória das Nações Unidas (UNTAET) e depois acolhida pela Constituição (artigo 167º).

Diz este artigo que «a Assembleia Constituinte transforma-se no Parlamento Nacional com a entrada em vigor da Constituição da República». No caso, com 88 deputados (actualmente 87, por morte de um parlamentar que não foi substituído).

A Aliança Partido Kota/PPT apresentou a sua lista que foi recusada pela CNE por não respeitar a exigência de ter uma mulher por cada quatro candidatos.

Manuel Tilman, líder do Kota e cabeça de lista, afirmou à Lusa que espera «ainda hoje» que a CNE valide a lista, uma vez que a aliança tem 12 candidatas nos lugares cimeiros.

1 comentário:

Anónimo disse...

"Do Povo, com o Povo e para o Povo!"

FRENTE REVOLUCIONARIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN


Comunicado de Imprensa
29 de Maio de 2007

FRETILIN anuncia os seus temas para campanha eleitoral

O porta-voz da FRETILIN e Ministro dos Recursos Naturais, Minerais e Política Energética, José Teixeira, anunciou hoje os 15 temas de campanha da FRETILIN para as eleições legislativas, que terão lugar no dia 30 de Junho de 2007.

“Estas são as principais mensagens que a FRETILIN acredita que decidirão se irá ganhar ou perder nas eleições. Nós seremos um governo inclusivo, que irá ouvir a sociedade civil, a Igreja e às pessoas em si.”

Os 15 temas para a campanha são:

1. Quem irá proteger a soberania económica e polítca de Timor-Leste, e a sua independência num mundo globalizado e competitivo?

2. Quem é mais capaz de estabelecer e consolidar um estado democrático, com base na justiça e nas leis?

3. Quem irá lutar pela democracia onde os direitos humanos, em particular os direitos das mulheres, são protegidos e respeitados?

4. Quem irá providenciar educação pública e saúde pública grátis ao povo de Timor-Leste?

5. Quem irá desenvolver as infra-estruturas de telecomunicações e televisão, que todo o país necessita?

6. Quem irá assegurar que as zonas rurais e as pequenas aldeias têm acesso aos serviços básicos?

7. Que pode providenciar água potável e electricidade às famílias?

8. Quem irá erradicar o analfabetismo e a pobreza?

9. Quem irá melhorar a qualidade de educação e serviços de saúde?

10. Quem pode garantir a paz, estabilidade e soberania nacional?

11. Quem irá melhorar o estado das estradas e das comunicações?

12. Quem irá providenciar treinamento e qualificações profissionais à TODOS os timorenses?

13. Que irá investir nos sectores públicos e privados para gerar empregos para a juventude?

14. Quem irá providenciar casas para todas as famílias?

15. Quem irá promover a criatividade e a energia da nossa juventude?

“Vamos fazer com que estas eleições sejam pacíficas, sem violência e intimidação, e que todos tenhamos a responsabilidade de ir votar. Cada voto conta.”

“Viva Timor-Leste!”

Para mais informações, por favor contacte a Media da FRETILIN pelo número (+670) 332 2970 ou pelo email fretilin.media@gmail.com

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.