terça-feira, maio 01, 2007

Dos Leitores

Margarida deixou um novo comentário na sua mensagem "Xanana Gusmão compara situação no país ao pós 25 A...":

Um homem que aproveitou o cargo para destruir a PNTL, acantonar as F-FDTL depois de ter provocado um motim, chamar tropas estrangeiras para lhe guardar as costas e aparar o golpe contra o seu Estado, que pelas suas acções e dos seus correligionários tem na consciência a fuga de quase 180.000 residentes de Dili, milhares de casas, negócios e edifícios do próprio Estado queimado, pilhagens, 37 mortos, dezenas de feridos e a resignação do seu legítimo PM e atreve-se a vir falar em normas de tolerância e em processo democrático?

Ele que se prepare bem para as parlamentares pois parece-me que vai ter a luta da sua vida.

2 comentários:

Anónimo disse...

Campanha eleitoral aquece em Timor
Público, 01.05.2007

A dez dias da segunda volta das presidenciais, que determinará quem sucede a Xanana Gusmão como chefe do Estado em Timor-Leste, o candidato da Fretilin, Francisco Guterres "Lu-Olo" e o primeiro-ministro interino, Estalislau da Silva, desferiram violentos ataques ao candidato José Ramos-Horta, a quem acusaram de exercer pressões sobre o procurador-geral e de desrespeitar a Constituição.

Horta apelou à suspensão das operações para a captura do major Alfredo Reinado e tem vindo a aceitar o apoio na campanha de um ex-sargento com problemas perante a justiça, acusaram. O apelo de Horta destina-se a satisfazer os seus interesses, após ter obtido o apoio do terceiro mais votado na primeira volta, Fernando Araújo "Lasama", criticou Lo-Olo.

Uma fracção importante do Partido Democrático (PD), de Lasama, apoia Reinado. A prisão deste, explicou Lu-Olo, prejudicaria Horta, pois alienaria os votos de Lasama na parte ocidental de Timor. A posição de Horta "é inaceitável". As operações militares "não podem ser activadas e desactivadas segundo os objectivos dos líderes políticos", concluiu o candidato.

Este acusou ainda o Nobel da Paz de manter como "membro proeminente" da campanha o ex-sargento Vicente da Conceição "Railós", o homem que acusou o antigo ministro da Administração Interna, Rogério Lobato, de lhe ter entregue armas para liquidar adversários da Fretilin. "Tenho de questionar o porquê de Railós não ser interrogado antes das eleições. Será que o procurador tem estado sob pressão do meu adversário?", interrogou-se Lu-Olo.
O apoio do PD a Ramos-Horta confere a este, teoricamente, um claro favoritismo. Lasama obteve 19 por cento dos votos e Horta cerca de 22 por cento, contra cerca de 28 por cento de Lu-Olo. Dos restantes cinco candidatos eliminados, apenas o do partido Kota (4 por cento) anunciou apoiar o candidato da Fretilin.

Xanana Gusmão comparou, entretanto, a actualidade timorense com o ambiente a seguir ao 25 de Abril de 1974. "As amizades que se formaram dentro da sociedade esvaíram-se para dar lugar à intolerância de compromissos políticos, de cada um, para com o seu partido", afirmou, salientando que o povo "ficou dividido e a sociedade partiu-se em bocados".
O Presidente timorense falava no encerramento do primeiro congresso do CNRT, partido de que será líder após abandonar a chefia do Estado.

http://jornal.publico.clix.pt/UL/

Anónimo disse...

Xanana foi eleito presidente do CNRT
Jornal de Notícias, 01/05/07

O presidente cessante de Timor-Leste, Xanana Gusmão, foi ontem eleito para a liderança do Conselho Nacional da Reconstrução Timorense (CNRT), numa votação em que recebeu a quase totalidade dos votos dos cerca de 800 delegados presentes.

No congresso do recém-criado partido político, que vai apresentar-se às eleições legislativas de 30 de Junho, Xanana Gusmão liderava as duas listas concorrentes, tendo recolhido 703 votos na "A" e 43 na "B", registando-se ainda um total de 16 votos nulos.

Xanana assumirá, contudo, a liderança efectiva do novo partido depois do próximo dia 20, altura em que abandonará, oficialmente, a Presidência de Timor-Leste, cargo que ocupa desde 20 de Maio de 2002, quando o país acedeu à independência. O novo líder aguarda pela segunda volta das eleições presidenciais, do dia 9, para liderar no terreno o novo partido.

No primeiro congresso da nova força política, Xanana Gusmão, que foi recebido em apoteose, encabeçava as duas listas à presidência do partido, que contará com quatro vice-presidentes e um secretário-geral.

Com a vitória da Lista A, a primeira vice-presidência vai ser ocupado pelo antigo comandante das Forças Armadas de Libertação Nacional de Timor-Leste (Falintil) Mau Huno, que se apresentava, tal como Xanana, à frente das duas listas para exercer a função. Dionísio Babo (Lista A) foi escolhido para secretário-geral do CNRT.
http://jn.sapo.pt/2007/05/01/mundo/xanana_eleito_presidente_cnrt.html

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.