terça-feira, abril 10, 2007

Timor-Leste: Contagem paralela da FRETILIN atribui 40% a "Lu Olo" (ACTUALIZADA)

Díli, 10 Abr (Lusa) - O candidato presidencial apoiado pelo partido no poder em Timor-Leste, Francisco Guterres "Lu Olo", obteve 40 por cento dos votos nas eleições de segunda-feira, segundo a contagem paralela da FRETILIN.

José Manuel Fernandes, representante oficial da candidatura de "Lu Olo", membro do comité central e vice-secretário-geral da FRETILIN, anunciou hoje, em conferência de imprensa, que a FRETILIN "se congratula pelos resultados do seu candidato".

"O nosso candidato está numa posição vencedora (...) e não nos incomoda os resultados que tendencialmente têm estado a ser anunciados. Vamos continuar a trabalhar para que o processo de votação seja transparente", disse José Manuel Fernandes. Esta contagem paralela é relativa a 214 mil votos e a FRETILIN reconhece que não tem números de outros candidatos.

O vice-secretário geral da FRETILIN e os dois porta-vozes do partido presentes na conferência de imprensa afirmaram que a candidatura de Francisco Guterres "Lu Olo" vai "aceitar qualquer resultado", mas afirmaram que o partido tem de o "dever de informar" os eleitores da FRETILIN e que não está a reagir aos números provisórios que foram fornecidos pelo porta-voz da Comissão Nacional de Eleições (CNE).

Fomos informados que o porta-voz da CNE deu uma conferência de imprensa com números e nomes, mas não sabemos se a CNE tem informações suficientes para suportar o que diz. Nós estamos a lidar com factos que conseguimos apurar porque temos um sistema que nos permite ter estes factos", declarou Filomeno Aleixo, porta-voz da FRETILIN.

O mesmo porta-voz do partido que apoia a candidatura de "Lu-Olo" disse ainda que vão ser apresentadas à CNE queixas e protestos respeitantes a alegadas irregularidades, que segundo a FRETILIN foram cometidas junto dos centros de voto.

Filomeno Aleixo exibiu um panfleto em que está escrito em tétum "Vota Contra Alkatiri" e que, segundo a FRETILIN, foi distribuído em alguns centros de votação.

"Lamentamos o facto de termos assistido a manipulações como este panfleto. Em vários centros de votação notámos campanhas políticas feitas à boca das urnas e notámos a mão de estranhos ao processo sem que alguém de direito se dignasse a pôr cobro a estas irregularidades. Temos também alguns panfletos que, violando as mais elementares regras de ética e civismo, foram espalhados por todo o país", acrescentou.

O responsável manifestou ainda "preocupação" com a falta de boletins de voto em lugares "tradicionalmente favoráveis" a "Lu-Olo".

"Terá esta ruptura alguma coisa a ver com questões logísticas ou desleixo para com o nosso candidato?, questionou Filomeno Aleixo.

De acordo com dados provisórios, depois de contados 26 por cento dos votos na capital, divulgados hoje pela Comissão Nacional de Eleições, o candidato independente José Ramos-Horta obteve cerca de 30 por cento em Díli, seguindo-se o candidato apoiado pelo Partido Democrático (PD), Fernando "Lasama" de Araújo.

Segundo a CNE, os resultados oficiais finais deverão ser conhecidos no próximo dia 20.
PSP/PRM-Lusa/Fim

5 comentários:

Anónimo disse...

"Contagem Paralela"???
"Temos um Sistema" préprio de contagem????? Mas o que é isso?????? Onde está a vossa cultura democrática??????????

João Marques disse...

Ponham aqui os resultados que já conhecem. A comunicação social em Portugal não esclarece nada.
Actualizem isto por favor

Anónimo disse...

O que na verdade eu mais gostaría, era que a letra do Hino Nacional não fosse apenas mais um poema, mas sim a realidade do meu querido País - Timor:

Pátria, Pátria, Timor-Leste, nossa Nação.
Glória ao povo e aos heróis da nossa libertação.
Pátria, Pátria, Timor-Leste, nossa Nação.
Glória ao povo e aos heróis da nossa libertação.
Vencemos o colonialismo, gritamos:abaixo o imperialismo.
Terra livre, povo livre,não, não, não à exploração.
Avante unidos firmes e decididos.
Na luta contra o imperialismoo inimigo dos povos, até à vitória final.
Pelo caminho da revolução.

Laumalai

Anónimo disse...

"Contagem paralela"? Mas faria algums sentido que cada candidatura estivesse a efectuar "contagens paralelas"?

Existe ou não existe uma contagem oficial que está a ser levada a cabo pela estrutura legalmente criada para o efeito?

Anónimo disse...

Eleições em Timor no Brasil.
Dois grandes jornais abordaram as eleições em TL.
O Jornal do Brasil (que não é orgão oficial)identificou a Fretilin como partido de grande inserção popular e de orientação marxista. O jornal O Globo, a mais poderosa mídia neste país, fez longa entrevista com Xanana, enquanto na TV aparecia o Ramos-Horta.
Há um consensso, portanto, de que as eleições foram um sucesso.
Boa sorte para todos.
Alfredo
Brasil

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.