terça-feira, fevereiro 27, 2007

Deputado independente assegura que Reinado não se entrega

TSF – 27 de Fevereiro 07

O deputado independente timorense Leandro Isaac garantiu que o major Alfredo Reinado não se vai entregar às forças australianas. Xanana Gusmão autorizou na segunda-feira uma operação de captura ao major rebelde, acção que está a ser levada a cabo pelos australianos.

O deputado independente timorense Leandro Isaac assegura que o major Alfredo Reinado, que se encontra entrincheirado no antigo posto do administrador português, em Same, no Interior Sul do país, não se vai render às forças australianas.

Ouvido pela TSF, o parlamentar, que está a acompanhar o major revoltoso, afirmou que o povo está com Alfredo Reinado, uma razão que justifica o facto de o major não estar na disposição de se entregar às forças que estão envolvida na operação de captura deste militar, acção autorizada na segunda-feira pelo presidente Xanana Gusmão.

«O povo é a primeira resistência que está à frente do major Alfredo. Ele vai resistir até à última e tem armas e outros meios tradicionais que o povo lhe dá. Com todos estes meios vamos responder ao gigante australiano», explicou o parlamentar.

Leandro Isaac considerou que tudo é possível em relação à possibilidade de poderem vir a existir confrontos e que esta situação poderá eventualmente resultar numa situação de guerra civil.

Esta terça-feira, cinco professores portugueses que se encontravam em Same saíram da zona sem problemas na companhia de elementos da Polícia da ONU, após terem recebido ordens para abandonar o local.

Em declarações à agência Lusa, este deputado explicou que Alfredo Isaac está acompanhado de «muitos peticionários», declarações feitas num dia em que cerca de 150 habitantes de Same desfilaram pela rua principal da cidade, gritando palavras de apoio ao major revoltoso.

As forças australianas que integram as Forças de Estabilização Internacionais montaram um cordão de segurança em volta de Same, não podendo ninguém entrar ou sair da cidade, a não ser com a autorização do governo timorense.

Na segunda-feira, Xanana Gusmão tinha afirmado que Alfredo Reinado, que se evadiu de cadeia de Becora em finais de Agosto, «tinha passado dos limites», após ter «feito a estupidez» de assaltar três postos da Polícia de Fronteira, no distrito de Maliana, no domingo.

Estes assaltos renderam ao grupo liderado por Alfredo Reinado, militar que é acusado de «tentativa de revolução para derrubar o Estado» e de posse de armas de guerra, 25 armas e vários uniformes.

Transcrição da entrevista telefónica da TSF a Leandro Isaac:

Leandro Issac: Terá mesmo de resistir porque o Povo está com ele. E o Povo é a primeira resistência que está à frente do major Alfredo. Portanto, ele vai resistir até ao último, até ao último.

TSF: Tem armas para isso? Tem meios?

LI: Tem, claro. Tem meios, tem armas, tem algumas armas. E tem outros meios adicionais [palavra pouco perceptível. Poderá ser: tradicionais] que é o Povo que lhe dá, lhe oferece. E, pronto, com todos esses meios nós vamos responder ao gigante australiano.

TSF: Acha provável que possam ocorrer confrontos brevemente?

LI: Tudo é possível, tudo é possível, dentro de minutos ou de horas. Tudo é possível.

TSF: Portanto, o major Reinado não se vai entregar.

LI: Não. Nunca. Impossível isto. Impossível porque o Povo não vai deixar.

TSF: Que consequências pode ter na sua opinião?

LI: Guerra Civil. Guerra Civil.

NOTA DE RODAPÉ:

O que a TSF se esqueceu de dizer, ou não sabe, é que o deputado "independente" foi constituído arguido, para responder sobre o seu envolvimento ao ataque armado a casa do General Matan Ruak no dia 24 de Maio do ano passado, em plena crise. Deixou-se filmar nesse dia exibindo armas de guerra, perto da casa do General Matan Ruak, onde se encontravam os filhos deste último sozinhos com uma empregada.

Em relação aos 150 "apoiantes" de Reinado que se manifestaram hoje a seu favor em Díli, basta recordar os milhares de manifestantes no comício da FRETILIN em Same no passado dia 10 de Fevereiro... o tal povo que Leandro Isaac reclama apoiar Reinado.

(ver mais fotografias)

1 comentário:

Anónimo disse...

Leandro Isaac tem andado a ver muitos filmes, talvez do Rambo. E essa da guerra civil... será a americana ou a espanhola?

Mas a parte de que gostei mais foi:

"com todos esses meios nós vamos responder ao gigante australiano."

Nós???????

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.