terça-feira, fevereiro 27, 2007

Camberra desaconselha australianos a visitar o país

Lisboa, 27 Fev (Lusa) - O governo australiano desaconselhou hoje os seus cidadãos a deslocarem-se a Timor-Leste dado a existência de uma situação de segurança "volátil" e ao risco de confrontos "violentos".

A recomendação está contida num relatório do Ministério dos Negócios Estrangeiros australiano, que alerta que aquelas duas premissas são extensivas a todo o território timorense e não apenas a Díli, a capital.

No documento, a que a Agência Lusa teve acesso, o governo da Austrália adverte que a situação de insegurança "pode deteriorar-se rapidamente", adiantando que há um aumento de hostilidade em relação aos cidadãos e aos interesses australianos em Timor-Leste.

"(Se tiverem de ir a Timor-Leste) terão de ser extremamente cuidadosos. Os australianos que se encontrem actualmente em Timor-Leste e que estejam preocupados com a sua segurança devem considerar a possibilidade de deixar o país se for seguro fazê-lo", lê-se no documento.
Camberra lembrou que quarta-feira vão decorrer em Díli os funerais de dois timorenses vítimas dos confrontos com militares australianos, o que poderá levar a manifestações e desencadear acções violentas direccionadas para interesses da Austrália no país, incluindo a própria embaixada na capital timorense.

"Os australianos devem ser extremamente cuidadosos e devem evitar o cortejo fúnebre e, se decidirem permanecer em Timor-Leste devem evitar também qualquer saída desnecessária, em particular á noite", acrescenta-se no documento.

O alerta australiano surge na sequência do aumento da tensão e instabilidade social e militar em Timor-Leste, onde se têm registado vários incidentes com grupos armados, actos de violência e de vandalismo e assaltos à mão armada.

A situação agravou-se na sequência do ataque perpetrado pelo major Alfredo Reinado, antigo comandante da Polícia Militar timorense, a três postos da polícia junto à fronteira com a Indonésia, o que levou segunda-feira o presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, a ordenar a captura e prisão do oficial rebelado.

Hoje, soldados australianos cercaram, na cidade de Same, elementos suspeitas de pertencerem ao grupo do major Reinado, entre os quais estará o próprio militar revoltoso.

JSD-Lusa/Fim

3 comentários:

Anónimo disse...

Sobre a postagem: Camberra desaconselha australianos a visitar o país

Bom mesmo é que fizessem sair os australianos que estão em Timor-Leste, mas todos, a começar pelos militares e policias (os de má memória)

Anónimo disse...

Boa ideia, boa ideia...

Anónimo disse...

Boa ideia porque todos vos vivem na Australia nao e?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.