sexta-feira, janeiro 26, 2007

Dos leitores

Margarida deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Dos leitores":

Acho piada que alguém consiga ter escrito sobre a crise de Timor-Leste e nem uma única vez tenha usado as palavras “petróleo”, “gás”, “Austrália”, “USA”, “Indonésia”…

Principalmente com as conclusões não deixei de sorrir: afinal, é a justiça que vai permitir que Alkatiri “consiga afastar Xanana” (quando o Xanana parece que nem vai concorrer);

“revelar as insuficiências de Ramos Horta” (e eu a pensar que já todos as tinham topado);

“arrumar com Lobato (…) que vai ficar na mão de Alkatiri relativamente a um indulto ou amnistia” (mas não é o PR quem amnistia?…);

“mostrar ao mundo que a única altura em que Timor-Leste avançou económico-socialmente e que teve paz social foi quando era primeiro-ministro” (Como se o Banco Mundial não o tivesse já dito…);

“Dizer ao mundo que é um democrata” (como se a Comissão de Inquérito da ONU não o tivesse já dito…

Claro que no fim fica o rabo que o gato andou a esconder. É que ao afirmar que o Alkatiri já recebeu “suporte financeiro para as próximas eleições” de Portugal, não é difícil adivinhar que quem isto escreveu anda a trabalhar para a oposição. Talvez a meter umas cunhas a Australianos e Americanos também para suporte financeiro?

Mas que me diverti, lá isso é verdade. Afinal há humoristas em TL para além do Xanana...

.

6 comentários:

Anónimo disse...

Margarida....acertas muito bem as vezes. Vai ser a nova linha com os Australianos...vais ver. Criar problemas em Timor é o que mais querem. Vais ver que breve vai começar esta mesma historia e tese, publicada pelo Mark Dodd do jornal The Australian, ou outra pessoa do The Australian. Isto é plena estrategia dos operadores do regime do nosso sul. Já começou a historia que vai justificar outra forma de intervenção vindo do sul. Deichar oum como Alkatiri voltar não vão meus caros.

E temos muitos "timorenses" que já se venderam aos do sul......já valorizaram o passaporte deles mais do que ser TIMORENSE!!!! Vé-se quem são. E estão nos mais altos gabinetes do pais. Que vergonha. Não tem nenhuma vergonha.

Anónimo disse...

Está a referir-se aquela empresa privada que SEM CONTROLO, à margem do Estado Timorense, quer vender as chamadas telefónicas a partir da tal base das Forças Armadas Australianas do Aeroporto de Dili? Sempre me pareceu muito estranha essa história, mas tem razão, é mesmo mais um pretexto para ficarem aí a proteger os interesses Australianos. Aliás, é por isso mesmo que estão também no Iraque e no Afeganistão, a proteger os interesses Australianos futuros, porque tal como em Timor-Leste, até nem tinham nenhuns interesses no presente.

Anónimo disse...

Hoje em Timor-Leste ha simplesmente um tipo de Timorense: Nacionalista. Ou sao ou nao, o resto nao sao nacionalistas. Ou defendes a constituticao ou nao. Ou defendes os interesses de Timor Leste somente ou nao. Nao podes defender os interesses de Timor ou de outro pais, nao podes defender um Timor Leste democratico e outro nao. E simples. Ou estas com os que defendem isto tudo ou com os que tem estado a destruir isto tudo. caros...nao vamos brincar mais com isto. A nacao esta a ser atacada, para ser destruida. Por quem sabemos....por aqueles que los mais serve ter um Timor Leste fraco, sem sentido de soberania, sem sentido da sua propria forca no mundo. Somente temos que defender-la! Nao com armas nem violencia, mas com com os nossos principios. Com o nosso sonho para um Timor Leste democratico e estado de direito.

Anónimo disse...

É isso mesmo. Não se pode servir dois amos ao mesmo tempo. O dever dos Timorenses é com o seu país e só com o seu país. Amigos de todos, mas só servirem o seu país.

Anónimo disse...

cara Margarida

quanto ao que refere no seu comentário acima de Sexta-feira, Janeiro 26, 2007 5:50:57 PM, informo que não é caso virgem na história recente da tentativa e plano de neo-colonizar Timor-Leste pela Austrália.....

para além da área das telecomunicações que refere, todos nos recordamos de que até maio.2000, e já depois de Timor-Leste ter a funcionar uma Administração Postal reconhecida como tal pela UPU (organismo da ONU para a actividade postal), tendo os serviços de correio a funcionar no ACAIT e em Baucau, com emissão autónoma de selos de correio, as forças militares instaladas no aeroporto de Dili através de um balcão de correio vendiam selos da Austrália para selar as cartas enviadas de Timor-Leste para o estrangeiro....

apareceram muitas cartas nos marcos de correio instalados no ACAIT e no aeroporto com selos australianos para seguirem para fora do território, que, como é evidente, não puderam seguir, e os australianos só deixaram de prosseguir com esta ilegalidade após queixa da UNTAET/ONU.... mesmo assim vendiam selos aos seus nativos, transportavam as cartas até Darwin e ali as metiam no circuito dos correios deles......

como se constata, os seus hábitos e fome de colonizar Timor-Leste como uma sua província já vem de longe.........

um abraço amigo do
st

Anónimo disse...

Obrigada por mais este esclarecimento ST. Eu nem sonhava que pudessem ser tão descarados e broncos. São duma arrogância e insolência que uma pessoa fica parva. Então´até já tentaram a manobra com os correios e os selos! Inacreditável. Vocês estão mesmo ao pé de um ninho de cobras, é impressionante como conseguem fintá-los. Por tudo isto cada dia cresce mais a minha admiração por vocês. Força amigos!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.