sexta-feira, dezembro 01, 2006

O co-arguido Marcos "Labadae" Piedade faltou ao Julgamento por ordens do Procurador-Geral da República? (3)

O que dirá Longuinhos Monteiro sobre as declarações do co-arguido Marcos "Labadae" Piedade?




Ficamos a aguardar.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

O justica ala Xanana.

Obrigado PR a sua prestigio continua ser valorisado e Timor fica melhor.

Anónimo disse...

Sobre isto, atrevo-me a palpitar que Longuinhos Monteiro dirá que essas foram as directivas que recebeu do PR, e que as está a seguir à risca. E que as directivas foram no sentido de atrapalhar, atrasar, sabotar como melhor puder este julgamento.

Aliás o comportamento do Procurador-Geral neste caso até já foi explicado pela própria Comissão de Inquérito da ONU, onde na página 83 do Inquérito (parágrafo 188) lemos que a Comissão da ONU “teve o benefício do Relatório de Maio de 2005 da Comissão de Peritos para Revisão das Acusações de Violações Graves dos Direitos Humanos Cometidas em Timor-Leste em 1999 (Vide S/2005/48). Aquela avaliação notou com preocupação a interpretação do Procurador-Geral de que, porque nos termos da Constituição, responde perante o Presidente da República, isso exige que
observasse as directivas do Presidente da República em relação a processos judiciais. A Comissão de Peritos concluiu que a Procuradoria-Geral “não funcionava actualmente de forma independente do Estado de Timor-Leste” (ibid., Anexo II, parágrafo 78). A Comissão é de opinião que aquela situação
mantém-se inalterada.”

E para que não tivéssemos quaisquer dúvidas, adianta (parágrafo 189) a Comissão de Inquérito da ONU que “Comissão recebeu relatórios segundo os quais o actual tratamento das investigações e da instauração de processos relacionados com os acontecimentos de Abril e Maio de 2006 está a ser influenciado por considerações de natureza política. Foi alegado particularmente que existe selectividade na abordagem dos casos como resultado de pressões políticas.”

E na conclusão da sua apreciação sobre o Longuinhos Monteira, diz a Comissão de Inquérito da ONU: “A corrente de críticas no domínio público indicia uma falta de confiança pública na imparcialidade do processo de investigação e de instauração de processos.”

Só nos resta denunciar mais esta manobra manhosa do PR e do seu Procurador-Geral atentatória do Estado de Direito e desrespeitadora do sistema judicial.

Anónimo disse...

A confusão continua, os compadrios e as atitudes "estranhas" de figuras gradas da justiça timorense ultrapassa os limites de tolerância dos cidadãos que se sentem injustiçados...
Enfim, é uma panoplia de acontecimentos que apontam para as "golpadas" e desonestidades institucionais que os cidadãos do mundo já fazem das autoridades de Timor-Leste suas personagens preferidas do anedotário proficuo que vai animando os nossos quotidianos.

Mas enquanto uns riem outros são vítimas na Repúlica dos Xananas, o que é intoleravel!

Longuinhos, logo que foi nomeado, mereceu muitos comentarios desfavoraveis e até alguns bem duros.
Afinal ele veio provar que os merecia e que a impunidade com que age tem uma enorme cobertura presidencial e... de mais alguém.

Não considerão estes "senhores" que já chega de palhaçada e que há muito estão desmacarados, não merecendo o minimo credito e/ou consideração?

Infelismente esse país caiu nas mãos de individuos sem vergonha e bem podem agora tentar explicar o inexplicavel porque nem fazendo o "mea culpa" haveriam condições reunidas para neles acreditar...
É a história do lobo... que um dia os há-de "comer"!

Vergonha!

Anónimo disse...

Este eh um presidente que nao queria ser presidente, porque tinha o receio que, aa semelhanca dos lideres guerrilheiros Africanos que se tornaram Presidentes, viesse ele proprio a tornar-se um ditador e corrupto. Os factos hoje demonstram que ele nao confiava nele proprio, ou melhor, conhecia-se, a ele proprio muito bem!
Andava ele escondido por muito tempo e muita gente enganou!
Que pouca vergonha!!!!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.