terça-feira, novembro 07, 2006

De um leitor

H. Correia deixou um comentário sobre o post "Os pecados do artigo de Xanana Gusmão":

Xanana Gusmão continua a desiludir-me. A grande conclusão que se pode tirar deste artigo é que ele não fez caso do que diz sobre ele o relatório da Comissão de Inquérito da ONU, pois persiste no mesmo comportamento: lavar de roupa suja na praça pública e ajuste de contas.

...

H. Correia deixou um comentário sobre o post "De um leitor":

Concordo completamente com a crítica deste leitor.

Xanana esquece-se de que é Presidente de todos os timorenses, incluindo os da Fretilin.

Ele continua a ver a vida política do país como uma competição entre ele e a Fretilin, que vem de trás. Vive amargurado pela derrota - democrática - que sofreu em 2002 e não consegue digerir.

Desde então está obcecado pela vingança.

Num momento tão trágico como este, em que milhares de pessoas sofrem,Xanana Gusmão mostra a sua vocação para incendiário ao persistir na confrontação com a Fretilin em vez de ter uma atitude responsável e de apaziguamento que possa conduzir à resolução do problema dos refugiados e dos ataques a casas e pessoas.

Senhor Presidente: deixe o povo votar nas eleições e deixe os seus problemas pessoais fora da praça pública.

.

4 comentários:

Anónimo disse...

Para o Presidente Xanana, Timor Leste não é um Estado, mas uma aldeia...na montanha.
Alguém tem dúvidas agora?

Anónimo disse...

Xanana quer sistema Presidencial, quer ter o puder máximo nesta nação, mas, a fretilin quer sistema semi-presidencial por isso Xanana tem vingança. E quer mudar esta sistema por isso agora e para frente ele continuará a lutar contra esta sistema até conseguir o seo objectivo, assim é que as suas frases não como frases duma PR ou líder mas, como frases duma criança.

Anónimo disse...

Os acontecimentos de 1977/8. o horta mandou uma telegrama para interior para matar o presidente Nicolau Lobato por isso que o Rogerio Lobato ameasou o horta.

Anónimo disse...

O problema nao o sistema presidencial ou semi presidencial. O cargo da PR nao esta por em causa. Quem quer ser PR tem tudo a liberdade de se candidatar? Se o Sr Doutor (anominato Terça-feira, Novembro 07, 2006 2:33:00 PM ) quer candidatar ninguem vai impedir. OK..Xanana nao diz, nao impede e nao impedera ninguem para candidatar ao PR. Por isso, precisamente o anonimato (Terça-feira, Novembro 07, 2006 2:33:00 PM) aprender mais de analisar as coisas. OK

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.