domingo, outubro 01, 2006

Dos leitores

Reinado: "As eleições podemos mudar para daqui a dois ou três anos não há problemas, porque não há justiça, nem segurança, nem estabilidade não haverá eleições."

Bispo D. BAsílio do Nascimento: A realização de eleições em Timor-Leste, previstas para Abril ou Maio de 2007, poderá estar comprometida cso se mantenha o actual clima de violência"


Ainda há alguma dúvida de que não se trata do golpe de estado?

A representação pública dos golpistas segue-se pela ordem estabelecida: desobedientes e desertores, a Igreja, a seguir será o PM, e talve, talvez, talvez, mas só no fim, a Presidência. E os Australianos calados como de costume.
A mandar o que se vai pensar, dizer e fazer.

Manatuto

***

Afinal quem é que não está interessado nas eleições no primeiro semestre do próximo ano??? quem é, quem é???

Como sabemos (basta consultar este blog), andavam por aí muitas vozes (da reacção) a proclamar que a Fretilin tinha organizado todos estes acontecimentos para que não houvessem eleições em 2007!!!

Afinal parece que não é bem assim..... e tudo leva a crer que vão aparecer, a breve trecho, ainda mais vozes a propôr o mesmo que a Igreja.

ST.

***

POIS, POIS..."DONS" BISPOS...

Aqui disse, está a acontecer, os primeiros a serem descarados foram os bispos.

Há tempos afirmei que a intenção dos golpistas, australianos, igreja e outros, seria conservar a agitação em "banho maria" para declararem não existirem condições para que as eleições se realizassem no prazo previsto.

Eis que é o que está a acontecer com tais declarações dos "DONS" e outros que virão.
Só não haverá condições porque os golpistas assim querem.
Não era dificil prever isto.

A igreja de Timor Leste está a comportar-se vergonhosamente.

Gostaria de tratar este assunto com tempo, não agora, e nada me admiro de voltar a abordá-lo com caracter mais substancial.

E sobre o comportamento de certos padres em Timor Leste, senhor Bispo?
Essa coisa dos "dons" também a Máfia tem...
Sou católico esclarecido e não gosto de passar por vergonhas causadas pela nossa igreja.

Augusto Vendaval

***

A leitura do livro de José Mattoso: "Konis Santana e a resistência Timorense" devia ser obrigatória para os alunos timorenses do 10º ou 11º ano. O que está ali é uma base extraordinária para a construção da identidade nacional timorense (que como se vê ainda precisa de muito trabalho - as identidades constroem-se com o tempo e com símbolos nacionais: a resistência timorense é o símbolo maior).

Os valores de que Timor precisa para enfrentar o futuro estão todos lá evidenciados: coragem, trabalho e persistência.

Do que Timor-leste precisa neste momento é, acima de tudo, de paz. PAZ.

Os políticos timorenses devem todos ter sentido de responsabilidade, no sentido de que acima de tudo está a nação e o Estado independente. Bens tão arduamente conquistados.

Com tanto sangue, tanta dor, tanta perda. Timor não pode perder mais. Está na altura, todos esperam, de enfim ganhar.

Os líderes precisam ter bom senso e muita calma. Usar a cabeça antes de agir e pôr tudo a perder. Afastar os primeiros impulsos. Os pequenos ódios. Não dar relevâncias às pequenas divergências que existem sempre.

O jogo político é salutar mas não vale tudo. A violência não vale. As casas queimadas não são permitidas. O atirar pedras não é admitido. O disparar espingardas é intolerável.
Timor precisa de trabalhar para crescer e ser o que todos sonhamos: um país bom para viver bem.
Só é possível trabalhar e colher frutos se houver paz. Em PAZ.

HAPARA VIOLÊNCIA AGORA!

Fernando Duarte

***

Lê-se no JN: “Xanana reconheceu que, "infelizmente, cinco meses depois, ainda assistimos a um espírito de recusa e repulsão nas nossas comunidades". "Persiste, sim, um clima de insegurança nalguns bairros e persiste também o problema das pessoas deslocadas, dentro da cidade, que teimam em não regressar às suas casas, sobretudo à noite", acrescentou. “

E era este o tipo que - diziam alguns – compreendia o povo sofredor. Vê-se. Ele até acha que é por teimosia que os Timorenses não regressam a casa...

É sempre assim com os aprendizes de feiticeiro: deixam o génio mau sair da garrafa e depois quando não o conseguem lá enfiar outra vez, culpam as vítimas do mal que eles próprios causaram.

Pensava ele – e os seus cúmplices – que podiam utilizar impunemente o terror e a violência para correr com o Mari Alkatiri, primeiro passo para o poder absoluto que lhes permitiria pôr TL sob governação Australiana. Como sozinhos não o conseguiam, a violência foi instrumental para trazer os Australianos, e com eles já lá – e as F-FDTL acantonadas por ordem sua – com as suas mentirolas e esquemas forçaram a resignação do Alkatiri. Pensavam que o Alkatiri saía do Governo, as pessoas regressavam a casa e tinham condições para reinar. Mas foi precisamente o contrário que aconteceu: o número de deslocados triplicou e como agora reconhece, cresceu “um espírito de recusa e repulsão” e persiste “um clima de insegurança”.

Isto é, os Timorenses estão desde há cinco meses a mostrar ao mundo que NÃO confiam nem no seu Presidente nem nos amigos do seu Presidente. É bom que ambos - o Presidente e os amigos - compreendam desta vez o povo e que se vão embora, para que o povo possa regressar à normalidade da sua vida.

Margarida.

***

Comandante Reinado

Tenho tido a preocupação de analisar as suas palavras e atitudes desde que começou a ficar na "moda" e o seu "estatuto VIP" lhe foi emprestado pelo Presidente Alexandre Gusmão em detrimento do grande General Matan Ruak, que até quiseram eliminar, ou seja: assassinar.
Esse, entre outros.

E então isto não foi um golpe de estado? Não foi o derrube de um governo absolutamente legítimo e democraticamente eleito? Não estava você ás ordens do Presidente Alexandre Gusmão?

Tudo indica que sim.

Os seus amigos australianos quando foram ter consigo à Pousada de Maubisse e consigo pernoitaram, reuniram, etc, etc, discutiram o quê? Qual foi o "cozinhado" acordado? Que "condimentos" lhe deram, e Alexandre, e você, e Salsinha e a Igreja? E todos os que estão na penumbra?

Então, quer o bem de Timor e do seu povo, dos seus "irmãos"?

Francamente.

O senhor Reinado tornou-se um ser desprezivel e os seus amigos também o são.
A sua personalidade deixa muito a desejar, mas até podemos ser tolerantes se considerarmos que já passou por muito quando era jovem... Mas nada justifica que não olhe a meios para atingior os seus fins: sair sempre por cima e trucidar os outros.

O Presidente Alexandre não conseguiu concluir o golpe de estado como queria e agora está a procurar "limpar-se". Por isso, vai sobrar para si e para outros apaniguados golpistas um período negro a que se chama "travessia do deserto" - dessa "travessia" nem todos se salvam, será, provavelmente, o seu caso.

Falta saber se Alexandre não terá de também fazer essa "travessia", depende de si, levá-lo consigo ou não. O tempo o dirá.

Uma coisa é certa: Xanana está "morto" e agora o que existe é um Alexandre Gusmão, Alexandre o pequeno!

Mário Motta

***

Well, let's hope Jose Luis Guterres, Timor's current foreign Minister never applies for the job. The following is not a recommendation:

“Between 1976 and 1982 FRETILIN was virtually alone in the lobbying effort at the United Nations
...
I could always count on support from Roque Rodrigues, our Ambassador to Angola, and Jose Luis Guterres (or Lugo as he is known to his friends), our Representative to Mozambique, who joined me during each General Assembly.
Roque was always a tireless worker, fluent in English, French and Spanish. Lugo is personable with a relaxed attitude - so relaxed that it is always a struggle to get him to accelerate his pace of work or get him out of bed each morning. If he could abolish the word ‘work’ from the dictionary, he would have done long ago.”

(Quote from page 128, “Funu: The Unfinished Saga of East Timor”, Jose Ramos-Horta.)
.

5 comentários:

Anónimo disse...

Diz a Tamagoshi: "Isto é, os Timorenses estão desde há cinco meses a mostrar ao mundo que NÃO confiam nem no seu Presidente nem nos amigos do seu Presidente."

E nos 2 primeiros desses 5 meses, em que foram mortas 30 pessoas, e os deslocados já eram 160.000 e o PM era Alkatiri, era sinal que confiavam em quem? Na Fretilin?

Não vale a pena distorcer os factos. Ainda há quem esteja atento.

Anónimo disse...

Segundo o último relatório da Cruz Vermelha de TL, em 12 de Junho havia (…) “mais de 60.000 pessoas deslocadas internamente no país, incluindo cerca de 40.000 na capital Díli. O CICV, que aumentou a sua presença no terreno para 9 delegados internacionais nos últimos 10 dias, continuará a providenciar água potável, a ajudar a restabelecer as ligações familiares e a visitar pessoas detidas relacionadas com esta violência. (…)
http://www.cruzvermelha.pt/cvp_t/noticias/not_intern_12jun06.asp

Ora, os mais recentes e últimos números oficiais da ONU, reportavam cerca de 190.000 deslocados em Timor-Leste.

Infelizmente quando falo que triplicaram, de facto triplicaram. E constato isto com um aperto no coração.

E lembro que daqui a uma semana sai o Relatório de Inquérito da ONU que apontará os responsáveis da violência. É melhor portanto aguardarmos com serenidade as suas conclusões.

Anónimo disse...

Timor Leste vive no auge da ignorância.

Os golpistas aproveitam-se da ignorância do povo para o manipular.

Fala-se lhe que o Governo de Mari Alcatiri não criou trabalho, mas estimula-se a preguiça que começa a ser incentivada nos próprios governantes.

Os Australianos e os Gusmanistas não precisão de homens como o Dr. Roque Rodrigues. Os homens trabalhadores, capazes de dar exemplo com a sua capacidade de trabalho, energia e dedicação no seu contributo em erguer um estado auto-suficiente e verdadeiramene independente, homens com conhecimento e cultura, homens com experiência, homens com sentido de Estado.

Para õos Australianos e os Gusmanistas homens destes representam uma pedra no sapato
à realização dos seus objectivos a caminho de totalitarismo e de ditatura populista sob a territorialidade alargada da Austrália..

O que eles querem é a preguiça: a preguiça de pensar, de fazer, de trabalhar e a ignorância para que ninguém questione os seus propósitos.

O que eles querem é criar um reino de cegos!

É questão para nos perguntarmos: quem então quer bem ao povo e quem o quer mal, quem é o verdadeiro patriota e quem o traidor, quem são os progressistas e quem as forças de retrocessão?

Anónimo disse...

O Jose Luis Guterres agora acorda sempre cedo pois tem ao seu dispor "bacon and eggs" a Australiano, para seu pequeno almoco!!!!!!!

Anónimo disse...

Coitado....Se agora mos ita continua deit ho insultos/hare deit foer iha ema seluk nia oin, la buka hare rasik fo'er iha ita nia an/eh koriji ita nia an, laiha respeito ba malun,koalia at ema, dehan ema seluk nia fraqueza, lahatene doben TIMOR atu sai saida los?!... Matenek bot sira be agora dadaun bele tama iha website ida ne'e, com certeza que ema matenek e educado,NE MOS HANESAN NE ONA, fara mais maluk sira be beik ne'e.
Coitado cormentado TIMOR mate deit ho matenek kaskadu sira...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.