segunda-feira, setembro 18, 2006

No pasa nada?!


Lusa
Timor-Leste > todas as notícias

14-09-2006
Não existem notícias.

15-09-2006
Existem 1 notícias disponíveis
15-09-2006 14:40:00. Notícia SIR-8340157
Timor-Leste: Falta segurança no único hospital nacional do país - Director

16-09-2006
Existem 1 notícias disponíveis

16-09-2006 14:08:00. Notícia SIR-8343454
Timor-Leste: Jornal australiano noticia alegado envolvimento Xanana na crise

17-09-2006

Existem 1 notícias disponíveis
17-09-2006 9:49:00. Notícia SIR-8345083
Timor-Leste: Austrália alerta para possibilidade de aumento da tensão política

18-09-2006

Não existem notícias.


.

4 comentários:

Anónimo disse...

Claro que não passa nada. A Lusa mais uma vez insiste no Eduardo Lobão. O que se espera de um homem com "ligações estranhas"...

Anónimo disse...

Meus caros,
Xanana Gusmão e sua mulher AUSTRALIANA orquestraram um golpe de Estado com muita antecedência. Para o justificar, vou relembrar alguns episódios:
1º Xanana Gusmão não apoia a FRETILIM mas sim a criação do CNRT.
2º Xanana sugeriu a reconciliação nacional sem sequer fazer um julgar os malfeitores que cooperaram com as milícias indonésias. Lembro que uma boa parte da família do PR foi pró-indonésia...
3º Xanana Gusmão não concorda com a constituição timorense (praticamente igual à portuguesa) uma vez que não lhe confere muitos poderes como Presidente.
4º Xanana e o Major Alfredo são estão a favor da actual Bandeira de Timor uma vez que esta tem semelhanças com a bandeira da FRETILIM. Eles defendem como Bandeira Nacional a do CNRT.
5º Entre os conselheiros do Presidente da Republica de Timor existem, apenas, pessoas dos partidos políticos que são oposição à FRETILIM. Portanto, não há um conselheiro que represente o partido que governa com maioria absoluta.
6º A FRETILIM tem raízes muito profundas que a ligam à libertação de Timor. Portanto a maioria do Povo Maubere votou, vota e votará FRETILIM. Só um golpe muito bem orquestrado a fragilizará.
7º Antes de acontecer este conflito em Timor, as tropas australianas e os sues navios estavam preparados com mantimentos e equipamentos em Darwin (cidade australiana mais próxima de Timor). Não acham estranho que os australianos foram demasiado rápidos a responder ao pedido do Xanana? Outra coisa: o governo australiano enviou mais tropas do que aquilo que tinha sido pedido...
8º A primeira dama de Timor, que não é timorense, não tem ligação politica e que, portanto, não tem legitimidade politica para fazer declarações politicas deu entrevistas a meios de comunicação australianos dando a ideia que o Governo de Mari Alkatiri é incompetente...
9º Xanana defendia que os GNR portugueses deviam estar sob o comando autraliano...
10º foi clara a cumplicidade entre as tropas australianas e os infractores que queimavam sa casas das pessoas apoiantes da FRETILIM...
11º Os infractores são os mesmos que apoiaram o Xanana na celebre manifestação contra o Governo de Alkatiri. Além disso, entre os infractores há ex-milicianos pró-indonésios que foram "perdoados" pela reconciliação do PR... Não acham estranho que nos primeiros dias de conflito, foram roubados os processos que incriminavam os ex-milicias?
12º Xanana Gusmão pressionou a demissão de Alkatiri, Governo de maioria absoluta, sabendo que no próximo ano há eleições. Será que a demissão é necessária? Apenas faltam alguns meses para as eleições...
13º Xanana Gusmão, depois da demissão de Mari, queria impingir pessoas que não têm ligações à FRETILIM para substituir os ministros que se demitiram... estas pessoas, para quem está por dentro do assunto, seriam as marionetas do Xanana...
14º O Governo australiano tem todo o interesse na demissão do Mari uma vez que não concorda com o excelente acordo a favor de Timor relativamente ao petróleo. Por outro lado O Governo de Timor tem boas relações com Cuba (que cedeu muitos médicos cubanos para Timor e onde estão muitos timorenses a estudar medicina), com a China (que está interessada na exploração dos recursos naturais de Timor) e com o Kuwait(que vai dar um grande contributo na construção de autoestradas em Timor).
15º conhecem a frase "já ganhamos esta guerra!" presenciada por várias pessoas incluindo jornalistas? Pois é... foi proferida pelo Xanana...
16º porque é que o Xanana não queria receber a manifestação a favor do Governo da Fretilim?
17º Xanana foi eficaz ao pressionar um rápido julgamento de Alkatiri e de Rogério Lobato (ex-Ministro do Interior) enquanto o Major Alfredo, depois da entrega de armas circulava livremente em Dili exibido um documento do Presidente que lhe dava autorização para estar livre. Não se esqueçam que o Major Alfredo matou forças policiais timorenses. Outra coisa: há um video que mostra o Alfredo a matar uma pessoa e que foi feito com a intenção de aterrorizar os seus opositores e de gerar um maior pânico na população.
18º Alguns dias depois de expirar o prazo da entrega de armas foram encontradas armas e milhares de munições na casa que dava abrigo ao Alfredo. Sabem de que era a casa? Pois é... do Xanana! Outra coisa: quando a GNR queria deter o Alfredo com provas tão evidentes de crime, sabem o que é que o PR fez? Disse à GNR que a detenção era ilegal porque não tinham uma procuração!!!!
19º Sabem porque é que o Alfredo e outros criminosos fugiram calmamente da prisão? Porque militares australianos e neozelandeses abandonaram as instalações!!! Custa acreditar, não custa?
20º Porque é que será que os autralianos querem enviar mais tropas para Timor sabendo que já foi aprovado pelas Nações Unidas o envio de uma grande força policial nos próximos meses para Timor? É fácil: porque, assim, os australianos estarão em superioridades numérica e poderão facilmente defender a ideia de que devem ser eles a comandar as forças internacionais. Não se esqueçam que as eleições estão à porta...Para que é que Timor precisa de militares se não está em guerra? Trata-se apenas do estabelecimento da ordem pública! Basta prender os civis que estão a provocar os distúrbios!!!
Caros, é óbvio a associação entre Xanana, Camberra, Alfredo e o grupo de jovens infractores.
Há muito poder em jogo, o poder do Petróleo.

Anónimo disse...

Nada se pode esperar de um dorminhoco como o E. Lobao. Amigos contam que ja se comportava assim quando esteve em missao na Africa Lusofona. Em Dili sai de casa de manha as dez para o Cafe do Hotel Timor e regressa as doze a casa para almocar. A uma da tarde deita-se ate as quatro. As cinco da tarde sai novamente de casa e dirige-se de novo ao Hotel Timor(HT), onde toma um cafe e conversa com amigos. As sete, ja noite em Dili, sai do HT para o Restaurante Vasco da Gama onde janta com amigos. As dez recolhe-se a casa e dorme. O seguinte segue o mesmo ritmo. Alguem pode ser jornalista com este ritmo de vida?

Anónimo disse...

Todos estamos lembrados do silêncio absoluto da Lusa, TV e jornais portugueses após o acórdão do Tribunal de Recurso.

EL tem que repousar bastante, dado o extenuante trabalho de caça à notícia que faz no HT. Temos que ser compreensivos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.