domingo, agosto 06, 2006

Ramos Horta ouvido no caso de Alkatiri

Tradução da Margarida:

Esta história é da our news.com.au network

Fonte: AFP
Dos correspondentes em Dili
Agosto 04, 2006

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste José Ramos-Horta foi questionado hoje como testemunha num caso contra o seu predecessor que é acusado de concordar em armar um esquadrão de ataque, disse um funcionário.

"Nesta altura o Primeiro-Ministro Ramos-Horta está a fazer o seu depoimento ao Procurador-Geral como testemunha no caso do ex-primeiro-ministro, Mari Alkatiri," disse um funcionário do gabinete do Procurador-geral.

Ela não aprofundou.

Alkatiri foi questionado como suspeito no mês passado sobre alegações de ter autorizado armar um esquadrão de ataque com a tarefa de eliminar os seus rivais.

Alkatiri saiu em Junho no meio de intensa pressão no seguimento de violência sangrenta entre facções rivais nas forças de segurança em Maio. O desassossego levos a pelo menos 21 mortes e a 150,000 pessoas a fugirem das suas casas.

Também foi perseguido por acusações de armas, que energicamente negou. O seu despedido ministro do interior Rogério Lobato enfrenta acusações criminais sobre distribuição de armas.

O laureado do Nobel da paz José Ramos-Horta foi nomeado primeiro-ministro no mês passado e liderará um governo transitório até às eleições previstas para Maio no próximo ano.

.

12 comentários:

Anónimo disse...

O Senhor Ramos Horta como se tornou agora um religioso assiduo tem que se lembrar que mentir e um grande pecado de acordo com a doutrina catolica!
Jose Cinico

Anónimo disse...

se mentir e so para dizer que o Alkatiri e inocente que nem um cordeirinho!!

Anónimo disse...

Os australianos financiam funcionários da Procuradoria-Geral para poderem ter as informações que necessitam.
Muito bem!

Lamenta-se é que as autoridades timorenses o permitam!

Anónimo disse...

A Procuradoria-Geral timorense deve ser caso único no mundo.

Nesta Procuradoria o segredo de justiça é público.

Anónimo disse...

Com um Procurador-Geral como Longuinhos Monteiro e com um Presidente da República que insiste em desrespeitar a constituição no que concerne à separação de poderes talvez daqui a 50 anos Timor-Leste possa dizer que tem uma Procuradoria-Geral.

Presentemente podemos antes falar de uma espécie de subsecção da Presidência da República mas nunca de uma Procuradoria-Geral.

Anónimo disse...

"Os australianos financiam funcionários da Procuradoria-Geral para poderem ter as informações que necessitam.
Muito bem!

Lamenta-se é que as autoridades timorenses o permitam!"

Bocas assim fundamentadas só ridicularizam quem as profere.

Que tal apresentar provas que pessoas sérias que não emprenhem pelo ouvido possam acreditar, para então sim, protestar?

Anónimo disse...

As provas estao a vista a muito tempo e acho que todos o conhecem bem: CORRUPTO LONGUINHOS QUE E MONTADO
Jose Cinico

Anónimo disse...

Logo vi. Isso é que são provas.

Com provas desse calibre e consistência, o Alkatiri e o RL arriscam-se à pena máxima.

Anónimo disse...

Ao anonimo das 2:17: E esse o ponto
que eu queria chegar! Com corruptos como o Longuinhos naquela posicao, nao me admiro nada se "culpados" tornam-se "inocentes" e vice-versa. O rasto que ele tem deixado na aplicacao da Justica em Timor e similar no que se passa na Indonesia, aonde ele foi treinado. Voce nao o critica porque ele joga para a sua equipa de "futebol politico".

Jose Cinico

Anónimo disse...

Esse é o seu engano.

Eu não jogo em equipa nenhuma.

O que não posso admitir para a mina terra é que se lencem acusações sem qualquer evidência.

E recordo-lhe que num estado de direito democrático, é a quem acusa que cabe o ónus da prova e não a quem se defende.

Essa coisa dos tribunais populares em que as pessoas eram acusadas de traição sem qualquer prova ou evidência e depois os acusados é que tinham de fazer prova de inocência, só serviram para eliminar adversários políticos ou por vezes, mais grave ainda, manter a turba excitada e as atenções desviadas dos verdadeiros problemas.

Se você tem provas incriminatórias contra seja quem for, dirija-se aos procuradores internacionais e apresente-lhes as provas. Nem precisa falar inglês, o Chefe é brasileiro.

É essa a sua obrigação.

Tenha vergonha.

Anónimo disse...

Qual estado de direito democratico? Nao me diga que se esta a referir a Timor-Leste? Espero que nao, pois se esta voce nao passa de uma anedota e daquelas que nao tem piada alguma. Tenha vergonha voce e juizo. Ta?
Jose Cinico

Anónimo disse...

Exactamente jose cinico. Estado de direito? Nem nos quatros anos de governacao da fretilin Timor foi um estado de direito, quanto mais agora durante uma crise. Esse estado de direito vai ter que ser construido mas mao sera se a fretilin tiver a ultima palavra. O que a Fretilin sempre desejou foi um estado de direito da Fretilin.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.