segunda-feira, junho 26, 2006

Vice-ministro da Saúde aguarda resposta de PM a pedido de demissão

Díli, 25 Jun (Lusa) - O vice-ministro da Saúde, Luís Lobato, aguarda um a resposta do primeiro-ministro Mari Alkatiri ao pedido de demissão do cargo, di sse hoje o próprio à Agência Lusa.

"Estou a fazer consultas com o primeiro-ministro, para então receber um a resposta ao meu pedido de resignação", disse.

"Já falei com o ministro da Saúde e informei-o das minhas intenções", a crescentou. A decisão final será comunicada segunda-feira de manhã, revelou.

Questionado sobre os motivos pelos quais apresentou o pedido de demissã o, Luís Lobato salientou à Lusa "não estarem reunidas as condições" para continu ar o seu "trabalho".

"Outra razão deve-se ao problema de segurança. Acho que tudo o que está a acontecer tem que ter uma solução. Uma solução para os refugiados, enfim, uma solução política para o bem-estar do povo", frisou.

Instado a comentar se a demissão de Mari Alkatiri da chefia do governo faz parte da solução política que considera essencial, Luís Lobato respondeu que esse é um problema do primeiro-ministro.

"A demissão do primeiro-ministro não é um problema meu. Entendo que o c hefe do governo deve reflectir bem sobre a situação da população, para então che gar a uma conclusão que sirva a comunidade", adiantou.

"Sou e serei sempre militante da FRETILIN", reclamou.

"Mas o povo precisa de sossego, precisa de regressar em paz às suas cas as", sustentou.

A Lusa contactou o ministro da Saúde, Rui Maria de Araújo, que disse nã o ter comentários a fazer à decisão do seu vice-ministro.

"Não comento decisões pessoais", respondeu.

A confirmar-se a demissão do vice-ministro da Saúde, sobem para três as saídas do executivo liderado por Mari Alkatiri, depois dos anúncios públicos fe itos pelo ministro dos Negócios Estrangeiros e Cooperação e da Defesa, José Ramo s-Horta, e do ministro dos Transportes e das Comunicações, Ovídeo Amaral.

EL.

1 comentário:

Anónimo disse...

A crise em Timor não é mais do que uma "guerra de esperteza" pelos trilhos obscuros da resistêcia reabertos pelos "pisteiros" australianos.
O Povo está com medo... mais do que quando foi com os Indonésios... agora a guerra é entre irmãos e não é fácil saber quem é o Judas e daí depende a sobrevivência de cada um.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.