segunda-feira, junho 26, 2006

A arrogancia dos ocupantes

Segundo fonte proxima, a embaixadora australiana ligou para um assessor do gabinete do Primeiro-Ministro a exigir que este a esclarecesse imediatamente de qual a interpretaçao da declaraçao, se significava ou nao que o Primeiro-Ministro se demitia.

.

50 comentários:

Anónimo disse...

His declaration is ambiguous I am ready to resign does not surmount to I resign.
It is as to say I will resign and I have resigned.

Anónimo disse...

His declaration is ambiguous I am ready to resign does not surmount to I resign.
It is as to say I will resign and I have resigned.

Anónimo disse...

cmon....man...its all said and done...why all the fuss?? just be goddamn happy...gosh

Anónimo disse...

Read. I just said its ambigous and provided an explanation.

Anónimo disse...

Falta apenas fazer o trabalho detalhado da comparação dos milhares de fotos que têm saido a público: as dos jovens que pilharam, incendiaram e mataram, com as dos jovens que aplaudem um Presidente da República num palaque ladeado por gangsters!

Quantos coincidirão ... procurem os rostos coincidentes!

Anónimo disse...

A Austrália sempre teve um comportamento de vampiro face a Timor-Leste. Qual é a novidade?
Só espero que o PR se consiga desenvecilhar da rede em que os australianos o estão a ajudar a ficar enrolado.

Anónimo disse...

"O Povo rejubila com a demissão de Alkatiri" - título que é divulgado por alguns órgãos de comunicação social.

Mas qual Povo?

Segundo o próprio PR, o Povo - que não foi visitado pelos governantes / deve ser o PR que está a organizar a assistência humanitária! - está em campos de deslocados!

Os únicos membros do dito 'Povo' que se mantém à solta desde Abril último, são os criminosos que roubaram e destruiram os bens do Povo que fugiu da cidade e/ou se mantém nos campos de deslocados!

É esse o Povo que rejubila pela vitória de Xanana Gusmão nesta 'guerra' que o Sr. Hermenegildo Pereira e o seu subdito, Ramos-Horta, provocaram com a cumplicidade de Xanana Gusmão?

São estes os seus apoiantes?

Anónimo disse...

Agora que o Primeiro Ministro Mari Alkatiri se demitiu, eis a solução para Timor-Leste:

A ONU deveria era nomear um PR com contrato da ONU!

Se já existe um órgão de soberania em Timor-Leste cujo representante máximo devide a sua lealdade entre o Estuto de Funcionários da ONU e o cumprimento da Constituição - refiro-me ao Dr. Juiz Cláudio Ximenes - porque não um contratado da ONU para PR, outro para Presidente do Parlamento?

Já agora, porque não também os futuros deputados - após a dissolução do Parlamento Nacional pelo Sr. PR - também terem um contratozito da ONU?

É verdade! Não esqueçam o Sr. Hermenegildo Pereira! Coitado, o senhor chefe de gabinete do Presidente da República anda mortinho, há anos, para ter um contratozinho de uns milhares de dólares. Já lá conseguiu meter a namorada ... só falta ele! Da forma como gosta de dinheiro, com as trafulhices que já cometeu no passado (lembra-se, por exemplo, senhor Hermenegildo doss dinheiros recebidos doados pela Nova Zelândia ... lembra-se do que fez? Será necessário falar de 'outros' dinheiros?), só lhe falta a ´cunha' da ONU ... já que a namorada tem por apelido Cunha ... fica tudo em família!

Anónimo disse...

Vamos la nao guardem rancores despropositados.
Foi o Povo que se pronunciou. Afinal e ou nao e o povo o mais soberano?
Os demonstradores pediram a resignacao e o resto do povo nao impediu que o PM se resignase. Nao me venham dizer que so ficariam convencidos se 500,000 pessoas entrassem em Dili. Nao sejam ridiculos!!

Anónimo disse...

este blogue e todo o vosso grupinho de trabalho pró-alkatiri são impressionantes. Só vou repetir isto mais uma vez:

O VOSSO HERÓI ALKATIRI MANDOU ENTRAR AS FORÇAS ARMADAS PARA DISPARAR CONTRA TIMORENSES SEM RESPEITAR A LEI QUE O OBRIGAVA A CONSULTAR O PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O VOSSO HEROI ALAKATIRI, COMO ATÉ O LOBATO JÁ ADMITE, MANDOU DISTRIBUIR ARMAS A CIVIS.

QUEM NAO PASSOU A VIDA NO HOTEL TIMOR E ANDOU NA RUA EM DILI E VIU OS GRUPOS DE CIVIS ARMADOS VIU QUE ELES TINHAM ARMAS DAS F-FDTL. QUEM É QUE AS DEU? AGORA JÁ SE SABE. ALKATIRI.

É só disto que se trata, caros vendidos.

Anónimo disse...

Fica bem! Eu acredito que O PR estas muinto contente der ser associado com Terroristas. Ontem era o heroi do Povo hoje celebrem com os criminosos...Es mesmo o heroi dos oportunistas que trabalham contigo nas Cinzas, e as suas compatriotas em Aileu e Ermera que sao protagonistas de um Golpe do Estado.

Tu es Pai de uma nova nasaun que nasceu na ponta do baionete dos criminosos. Manisfestam ao lado e lado dos criminosos e traidores do Timor Leste.

O "povo" estas contigo mesmo PR.

Nao es um heroi mais un Traidor da nossa republica.

Anónimo disse...

Falta apenas fazer o trabalho detalhado da comparação dos milhares de fotos que têm saido a público: as dos jovens que pilharam, incendiaram e mataram, com as dos jovens que aplaudem um Presidente da República num palaque ladeado por gangsters!

Quantos coincidirão ... procurem os rostos coincidentes!

Anónimo disse...

As declarações recentes do PR Xanana Gusmão é merecedora dos seus seguidores que escrevem neste Blog.

O nível é igual!

Xanana, como te subiu depressa o poder à cabeça ... receavas a tua própria fraqueza - a única que ganhou verdadeiramente a 'guerra'.

Anónimo disse...

É engraçado como até aqui neste forum se lêem opiniões tão estremadas! Se pessoas que passam a vida no hotel timor têm estas posições, quão radicais serão as opiniões das pessoas que vivem nas ruas? Ponham a mão na consciência! Ninguém é inocente!

Anónimo disse...

"Resolvam os vossos problemas constitucionalmente. Se acham que a Constituição não é perfeita, façam-na mais perfeita. Na própria Constituição há maneiras de a tornar mais perfeita. Existem pessoas a sofrer."

JUSUF HABIBIE,
ex-presidente da Indonésia

Anónimo disse...

É verdade, é pena é que o anónimo das 4:03:48 PM não consiga compreender que, muito provávelmente, as pessoas estão a viver nas ruas por causa da anterior actuação dos mesmos que agora se manifestam "expontaneamente".

Anónimo disse...

Parece que há aqui pessoas mais interessadas em defender o Alkatiri do que defender o povo timorense! O Alkatiri teve a sua oportunidade e falhou! não digam que não, basta olhar para as ruas para ver que falhou! Se calhar, se vier a ter outra abordagem perante as situações, pode vir a ter uma contribuição muito positiva para o país! Obviamente, se o país for o interesse dele!

Timor esta a ser alvo de um golpe de estado patrocinado pelos Australianos? Se calhar é verdade! O Xanana está a pactuar com os patrocinadores? Se calhar também é verdade! Mas uma coisa é certa: Toda esta situação, no minimo, foi permitida pelo Alkatiri!

Anónimo disse...

Malai Azul, Margarida e camaradas:

Ja ouviram aquela do cara que caiu do topo de um arranha-ceus e que em queda livre e dois andares antes da calcada pensou e disse para si mesmo: so far so good (Traducao: ate agora tudo bem)..........splashhhhhhhh, kabummmmmm,pfff

PS: se por acaso nao compreenderam e um exemplo sobre a inevitabilidade das coisas e o facto de as pessoas sempre negarem ate a ultima o seu fim....splashsss!

Anónimo disse...

O anónimo das 4:12:15 que o PM teve alternativa? não lhe poderá, por acaso, ocorrer que tudo o que está a passar é fruto de uma estratégia minuciosamente orquestrada pelos invasores.

Anónimo disse...

Caro anonimo 4:11:44 PM,

Ninguém é inocente! A verdade tem muitas cores! O que assumimos como verdade agora pode não ser daqui a uns tempos! Quem radicaliza acaba por se arrepender!

Conhece tão bem o Alkatiri que possa por as mãos no fogo pela sua inocência em todo o tempo de governação e, mais especificamente, na actual situação? Sabe e garante que ele não está envolvido em nada do que já foi acusado?

M.

Anónimo disse...

Pelo que saiba, houve uma tentativa de golpe de estado. O comando da policia abandonou os seus servicos porque apoiava o golpe. Governo teve que solicitar a intervencao das FFDTL. Depois do confronto em Tacitolu, of peticionarios atacaram o quartel das FFDTL em Tacitolu. Dai ficaram conscientes que havia grupos armados. FFDTL reagiu distribuindo armas aos antigos membros das FALINTIL.

Hoje ha muitos grupos armados em TL, pro e contra FRETILIN.

BG Matan Ruak ja confirmou que em tres ocasioes, convidaram-no para organisar um golpe contra o estado.

A investigacao internacional continue e toda a gente espera que os resultados sao publicados.

Povo Maubere merece melhor...

Anónimo disse...

M:
Nunca ouviu dizer que "até á lavagem dos cestos é vindima"?

Ou seja, até que seja provada a culpa todos nós somos inocentes?

Anónimo disse...

TOLERÂNCIA!!!

Anónimo disse...

Caro anónimo 4:23:31 PM,

É verdade que ouvi essa expressão!

O que eu quiz dizer é que todos têm responsabilidade na situação actual! Uns certamente mais do que outros! Mas todos a têm!

M.

Anónimo disse...

Muito se tem falado sobre o que está a acontecer em TL desde Abril. Muito se tem esquecido de dizer sobre como tudo começou e como tudo foi milimetricamente preparado numa escalada de violência, exigências, caos social e político, difamação, fracturação dos amigos, violação da constitucionalidade. Repare-se bem em quem começou a falar, depois gritou e agora está em silêncio à espera da oportunidade de poder que sempre procurou.

Contudo o que mais me preocupa e pouca gente fala é que disto tudo fica para o futuro de TL e ficam muitas coisas ruins, muitos traumas, muitas memórias sujas, muita violência, muitas aprendizagens anti-democráticas. Temo pelo bem-estar do Povo, temo pela vida do Povo concreto e humilde que nunca esteve nas ruas, nas pousadas, nos palácios, nos desvarios e que sempre ficou refém das loucuras de alguns. Temo que as praias de tasifeto passem a ser mais um lugar de férias perfeitas para os turistas aussi e suas girls e as de tasimane o parque industrial do gaz natural dis aussies e seus entrepeneurs. Tudo em primeiro lugar para australianos: férias e dinheiro. O Povo terá que se contentar em ser maubere e buibere levando penosamente a vida e de loromonu a lorosae sonhando em poder ser um dia verdadeiramente independente.
Será que Mia Couto previu quando disse que a independência de um país é ser capaz de escolher as suas novas dependências?
Triste destino. Hoje estou profundamente triste, há muito que estou triste e preocupada. A revolta nasce-me.

Albertina Soares

Anónimo disse...

M,
O que não nos dá o direito de julgar sumariamente nimguém.

Anónimo disse...

ao anónimo das 4:23:31 PM: nao podia concordar mais consigo. E, já agora, que isso também seja válido para

o pr, o chefe de gabinete do PR, para os manifestatntes anti-alkatiri, para as pessoas que rodearam o pr no palanque, os jovens que assistiam, para a austrália, para a onu, para o ramos-horta, para a namorada do chefe de gabinete, para o comando da policia, para os peticionarios,

isto so para repetir os que estao aqui acusados nesta pagina. ou a presunção da inocência e só património direito de Mari Alkatiri?

Anónimo disse...

TOLERÂNCIA ZERO ! Que aquilo que se passou, acaso o PR de Timor-Leste não fosse Xanana, pergunto, o que aconteceria?

Limpezas à moda de Estaline? Não se preparavam para as eleições de 2007? Será que não se prepararam já? Veremos.

Agora vai voltar para o Parlamento. Vai ser bonito.

Senhor PR dissolva o Parlamento. Deixe que se mostre já e imediatamente o que é que o povo quer no seu Parlamento. O que eles fizeram não pode mais ser tolerado.

Os crimes todos insvestigados, quem os cometeu deve ser punido.

A FRETILIN tem de pedir desculpas formais e históricas pelos seus crimes do passado e respomsabilizá-la pelo que de culpa tem nos recentes, doa a quem doer.

Assuma se violou a Constituição mas não lhes perdoe toda e qualquer violação da mesma.

TOLERÂNCIA ZERO !

Anónimo disse...

Alguém fala sobre Mari Alkatiri querer agarrar-se ao poder.

Como se tentam deturpar as mentes!

Quem é que pondera a acumulação dos poderes que em qualquer país democrático se encontram separados exactamente para evitar as ditaduras?

Não são os 'democratas' Sr. gangster Tara e Sr. ânsia de poder La´Sama que o exigem?

Até agora, não se ouviu uma palavra do PR a recusar tais propostas e a deixar claro o seu desejo/ambição!

O mesmo silência que utilizou emquanto duraram as pilhagens, incêndios e destruição do 'Meu Bom Povo'!

Será que agora també,. à semlhança desse período, virá a esposa dizer: "O meu marido vai acumular o poder - senão, demito-o?

Anónimo disse...

Nesta parte de blog, estou a notar nos comentarios alguns sentem'se contentes e alguns tristes e frustados e muitos mais frustrados os que apoiam corpo e alma ao PM Mari Amude Bin (Alin...karik) Alkatiri= quase que perdem a esperanca e a vida (valha me Deus!!!).... isto e normal....

Ah! Quase que me esqueco da nossa Sra. ou amiga Margarida (ou MARGARIDO)! Entao qual e a sua opiniao, AMIGA, SENHORA E DONA MARGARIDA?????

Anónimo disse...

oh meu amigo das 5:25:12 PM, eu sou dos que estou feliz com a saída de alkatiri, que acho que já vai tarde, muito tarde e não vai deixar saudades, a não ser no pessoal que vai sentir falta de ter armas fresquinhas na mão.

mas comentários relacionados com a religião ou o nome do pm é simplesmente porco.

Anónimo disse...

Agora chega o tempo de.....


26-06-2006 6:41:00. Fonte LUSA. Notícia SIR-8115833
Temas: conflitos timor-leste política

Timor-Leste: Mari Alkatiri vai ser ouvido sobre distribuição de armas
Díli, 26 Jun (Lusa) - Mari Alkatiri, que hoje anunciou a intenção de se demitir da chefia do governo timorense, foi convocado para prestar declarações sexta-feira no processo de distribuição de armas a civis, disse à Lusa fonte jud icial.
A carta de notificação do Ministério Público vai ser entregue durante a tarde (hora local), precisou a fonte, que solicitou o anonimato.
A audição de Mari Alkatiri foi justificada com as declarações feitas na semana passada pelo ex-ministro do Interior, Rogério Lobato, "que confirmou tod as as alegações feitas por Vicente da Conceição Railos", veterano da luta da res istência.
O comandante Railos acusara Mari Alkatiri e Rogério Lobato de terem ord enado a distribuição de armas a civis.
Na sequência dessas acusações, o ex-ministro do Interior encontra-se pr esentemente em prisão domiciliária a aguardar o fim da instrução do processo.
Nas declarações que prestou à juíza, Rogério Lobato "não negou nenhuma" das quatro acusações que sobre ele impendem, de conspiração, tentativa de revol ta, posse ilegal de armas e associação criminosa, pelas quais arrisca uma pena d e 15 anos de cadeia.
Mari Alkatiri tem negado repetidamente as acusações de que é alvo, cons iderando que se trata de uma campanha para fragilizar o governo e a FRETILIN par a as eleições de 2007.
EL.
Lusa/Fim

Anónimo disse...

Ainda não perceberam que o mundo continua a rodar ... dá voltas, voltas, voltas.

Os que hoje cantam vitória, amanhã podem estar a exigir novamente a demissão de um qualquer próximo Governo democraticamente e legitimamente instalado!

Na política - num país democrático, claro está -, os vitoriosos de hoje, podem ser os derrotados de amanhã.

O importante é manter a verticalidade e a ética. Foi isso que este PM de Timor-Leste fez perante a chantagem a que foi submetido. Ao invés de permitir uma situação plausível de violência, retirou-se ... limpo e de cabeça erguida!

Sei que irão reagir de imediato, com acusações sem fundamento, insultos reveladores da falta nível democrático e de educação básica ...

O mundo continuará a rodar ...

e, como dizia alguém neste Blog, a procissão ainda vai no adro!

A propósito de adro: será que o Padre Filomeno Jacob e a sua fiel 'acompanhante'/escort já regressaram de Nova Iorque. Será que alguém irá perguntar ao sr 'Padre' Jacob quem pagou esta e as restantes viagens?

Será que os 'padres' apoliticos de TL poderão agora retomar as suas funções ecuménicas? Ainda se lembrarão de quais são?

Há demasiados santos em TL com passados!

Anónimo disse...

este blogue e todo o vosso grupinho de trabalho pró-alkatiri são impressionantes. Só vou repetir isto mais uma vez:

O VOSSO HERÓI ALKATIRI MANDOU ENTRAR AS FORÇAS ARMADAS PARA DISPARAR CONTRA TIMORENSES SEM RESPEITAR A LEI QUE O OBRIGAVA A CONSULTAR O PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O VOSSO HEROI ALAKATIRI, COMO ATÉ O LOBATO JÁ ADMITE, MANDOU DISTRIBUIR ARMAS A CIVIS.

QUEM NAO PASSOU A VIDA NO HOTEL TIMOR E ANDOU NA RUA EM DILI E VIU OS GRUPOS DE CIVIS ARMADOS VIU QUE ELES TINHAM ARMAS DAS F-FDTL. QUEM É QUE AS DEU? AGORA JÁ SE SABE. ALKATIRI.

É só disto que se trata, caros vendidos


Vale a pena os leitores lerem outras vez. Afinal os terroristas já estão em Timor Leste.

Anónimo disse...

Cá para mim, há um só interesse nisto tudo.A AUSTRÁLIA quer transformar,o regime semi-presidencialista para presidencialista, desde que o presidente seja o Xanana.

Anónimo disse...

AUSTRALIA RULES!

Anónimo disse...

Caro cacaubranco,

Escreveu:

"Timor-Leste está adiado de novo, da minha parte vou terminar e vou partir... partir em definitivo. Não vale a pena... se calhar nunca valeu a pena, tudo não terá passado de uma mentira. Um Povo com tudo para o ser que se atira a si mesmo aos crocodilos, será sina, será maldição?"

Porque parte? É um dos muitos que já conheci que só cá estão por Alkatiri e não por TIMOR?

Não será o grande desafio do momento para TIMOR trabalhar com focus nos timorenses para que deixem de ser "serviçais e mentirosos, até na amizade, nos compromissos" como os apelidou e desenvolverem um sentido de estado e comunidade mais alargado, desenvolverem caracteristicas assentes na responsabilidade, empreendedorismo, iniciativa, e por aí além?

Ou será apenas apoiar o projecto de um PM, que por muito visionário e honesto que seja, não conseguiu implementar a sua estratégia?

M.

Anónimo disse...

À excepção do último parágrafo, PARABÉNS CacauBranco.

Mais do que nunca, há que ter a convicção de quem tem a razão, mesmo tendo cometido erros.

Os erros eram inevitáveis e foram cometidos por todos, PR, Governo, Parlamento, Igreja, sociedade civil, partidos politicos da oposição...

Creio que ninguém podia esperar a perfeição num país com 4 anos de idade. Se não tal não existe em países com séculos!

Mantenho a convicção de que o oportunismo, a ambição pelo dinheiro e a vida fácil, a desonestidade e corrupção, ganharam uma batalha ... mas não a guerra.

É um revés grande no processo de construção do Estado, é um travão no processo de enraizamento de uma cultura democrática e é um retrocesso (ainda não inteiramente mensurável) no processo de construção das fundações do edifício do desenvolvimento, mas não é irreversível ...

Hoje, e nos próximos dias, ouviremos coisas terríveis ... se pensávamos que o inimaginável já fora proferido e ouvido, esperem pelo que está para vir.

Aliás, já começou com as palavras de há minutos de Ramos-Horta ...

Mas, da mesma forma que a população, no passado, disse a Xanana Gusmão "Dividiu-nos no passado, continua a dividir-nos", também no futuro próximo saberá afirmar a sua vontade.

Fechou-se o primeiro capítulo da independência de Timor-Leste. Os restantes capítulos do livro ainda estão por ser escritos.

IC

Anónimo disse...

Não é uma questão de ser contra ou a favor do M Alkatiri ou contra ou a favor do Xanana, é uma questão de honestidade intelectual que mesmo alguns australianos têm, como se pode ler no texto seguinte (traduz la este Margarida!) Mas em politica quem a tem nao sobrevive.

East Timor: The Coup The World Missed June 23, 2006
By John Pilger

In my 1994 film Death of a Nation there is a scene on board an
aircraft flying between northern Australia and the island of Timor. A
party is in progress; two men in suits are
toasting each other in champagne. "This is an historically unique
moment," effuses Gareth Evans, Australia's foreign affairs minister,
"that is truly uniquely historical." He and his Indonesian
counterpart, Ali Alatas, were celebrating the signing of the Timor Gap
Treaty, which would allow Australia to exploit the oil and gas
reserves in the seabed off East Timor. The ultimate prize, as Evans
put it, was "zillions" of dollars.

Australia's collusion, wrote Professor Roger Clark, a world authority
on the law of the sea, "is like acquiring stuff from a thief . . . the
fact is that they have neither historical, nor legal, nor moral claim
to East Timor and its resources". Beneath them lay a tiny nation then
suffering one of the most brutal occupations of the 20th century.
Enforced starvation and murder had extinguished a quarter of the
population: 180,000 people.

Proportionally, this was a carnage greater than that in Cambodia under
Pol Pot. The United Nations Truth Commission, which has examined more
than 1,000 official
documents, reported in January that western governments shared
responsibility for the genocide; for its part, Australia trained
Indonesia's Gestapo, known as Kopassus, and its politicians and
leading journalists disported themselves before the dictator Suharto,
described by the CIA as a mass murderer.

These days Australia likes to present itself as a helpful, generous
neighbour of East Timor, after public opinion forced the government of
John Howard to lead a UN peacekeeping force six years ago. East Timor
is now an independent state, thanks to the courage of its people and a
tenacious resistance led by the liberation movement Fretilin, which in
2001 swept to political power in the first democratic elections.

In regional elections last year, 80 per cent of votes went to
Fretilin, led by Prime Minister Mari Alkatiri, a convinced "economic
nationalist", who opposes privatisation and interference by the World
Bank. A secular Muslim in a largely Roman Catholic country, he is,
above all, an anti-imperialist who has stood up to the bullying
demands of the Howard government for an undue share of the oil and gas
spoils of the Timor Gap.

On 28 April last, a section of the East Timorese army mutinied,
ostensibly over pay.

An eyewitness, Australian radio reporter Maryann Keady, disclosed that
American and Australian officials were involved. On 7 May, Alkatiri
described the riots as an attempted coup and said that "foreigners and
outsiders" were trying to divide the nation. A leaked Australian
Defence Force document has since revealed that Australia's "first
objective" in East Timor is to "seek access" for the Australian
military so that it can exercise "influence over East Timor's
decision-making". A Bushite "neo- con" could not have put it better.

The opportunity for "influence" arose on 31 May, when the Howard
government accepted an "invitation" by the East Timorese president,
Xanana Gusmão, and foreign minister, José Ramos Horta - who oppose
Alkatiri's nationalism - to send troops to Dili, the capital. This was
accompanied by "our boys to the rescue" reporting in the Australian
press, together with a smear campaign against Alkatiri as a "corrupt
dictator".

Paul Kelly, a former editor-in-chief of Rupert Murdoch's Australian, wrote:

"This is a highly political intervention . . . Australia is operating
as a regional power or a political hegemon that shapes security and
political outcomes."

Translation:
Australia, like its mentor in Washington, has a divine right to change
another country's government. Don Watson, a speechwriter for the
former prime minister Paul Keating, the most notorious Suharto
apologist, wrote, incredibly: "Life under a murderous occupation might
be better than life in a failed state . . ."

Arriving with a force of 2,000, an Australian brigadier flew by
helicopter straight to the headquarters of the rebel leader, Major
Alfredo Reinado - not to arrest him for attempting to overthrow a
democratically elected prime minister but to greet him warmly. Like
other rebels, Reinado had been trained in Canberra. John Howard is
said to be pleased with his title of George W Bush's "deputy sheriff"
in the South Pacific. He recently sent troops to a rebellion in the
Solomon Islands, and imperial opportunities beckon in Papua New
Guinea, Vanuatu and other small island nations.

The sheriff will approve.
---------------------------------

Anónimo disse...

Agora o Xanana é o culpado?
Quem o diz nada sabe da história de Timor ou é alguém que não lhe convém aprender com os erros do passado…ou então convem mesmo esconder os esqueletos que tem no armário….
e tudo está assim não por falta de massa cinzenta, mas por falta de educação nos Valores…
Que importa ser Doutor, se não sabe ser humilde e servir os Irmãos mais simples iletradas ,procurando o melhor para eles?
Que importa ser Doutor, se mandas matar e perseguir quem não pensa como tu?
Que importa ser Doutor, se és indiferente a quem passa fome no suco, não tem estrada para vir comprar alimento, ou a escola não existe para educar os filhos…ou chora porque vê os seus filhos ficarem doentes e não tem dinheiro para remédio nem medico?
Que importa ser Doutor se afinal, dizes que os anos da vida onde o povo simples e inculto, se privou de alimentos e remédios para os do “mato”, foi espancado, torturado e perseguido, agora é tempo de esquecer tudo isso???
Que importa ser Doutor , se o povo dos sucos , continua com falta de tudo e quem vê fazer alguma coisa, são voluntários estrangeiros que vêm ajudar nas aldeias????
Que importa ser Doutor , se os funcionários públicos há quase 5 anos , não recebem um aumento, ganham mal, têm que recorrer a expedientes, para sobreviver, mas todos sabem dos “esquemas” e da “corrupção” dos “grandes” e gordos” do partido…?
Ninguém vê agir contra as grandes vigarices, mas sabemos apontar o dedo a quem refila , porque o estômago não tem comida…
O que dizer de um PM , que há dias disse que agora sim iria aumentar os funcionários?
O povo é parvo?
Quem desconhece lealdade? Quem desconhece espírito de serviço?
Quem desconhece o espírito de sacrifício?
E depois o Povo não sabe da história de TL?
O povo passou, por uma revolução de Portugal, cuja única coisa que recebeu foi uns marxistas vindos de Lisboa, com um livrinho de Mão tse tung na mão , a vender a Revolução Cultural aos liurais…patético e viu-se o que deu…
E deu-se uma independência atamancada, uma guerra civil com mortes e perseguições… inclusivamente com massacres
O Sr Rogério Lobato está esquecido do massacre de civis em Aileu?
E depois foi a invasão do Demónio indonésio….a fuga dos portugueses e cai a longa noite de tortura , mentira e perseguição….quase 25 anos.
Resistir á ocupação foi o lema…só que ai se verificou , quem estava por quem e com quem …
Os Doutores da altura , na altura da invasão indonesia estavam em TL ?
Depois o Xanana também deve ser culpado por tudo isto em retroactivos..
Uma geração foi educada na revolta e intriga e desconfiança…os que tiveram oportunidade em berço de ouro, estudar lá fora e EDUCAR_SE para SERVIR a Pàtria, com VALORES de Liberdade e Serviço ,onde estão?
Eis a nata do melhor que havia…e meus amigos quem está no Governo, não é o inculto do suco ou do “mato”…
E está á vista o panorama…
Por não ter competência? Talvez não…
Porque alguns deles são gente sem Valores. Agem em causa própria do que por interessse da Pátria…
As pessoas que defendem o Xanana , são as pessoas simples, sem educação, que não sabem o que foi viver no exterior , á pala das bolsas de ONG internacionais, ou a coberto de “clicks “ partidarias, que nunca tiveram oportunidade para estudar na Australia ou em Portugal.

São a gentinha que não tinha dinheiro para conseguir uma “ fuga “de Timor via Cruz Vermelha, quando as coisas estavam pretas , e os indonesios apertavam...

As pessoas que não gostam do Xanana, são aqueles que o criticaram quando ele definiu no Mato ,que a Luta deixou de ser protagonizada pela Fretilin e que as Falintil eram um orgão militar apartidario....e que reunia não só mas também a UDT, e outras tendencias.

As pessoas que não gostam do Xanana são aqueles que a pretexto da Luta , fundaram uma Fundação da Fretilin – Fundação Borja da Costa para receberem dinheiro para os do “mato”.

Depois foi-se descobrindo como os revolucionários marxistas Abilio Araujo , Rogerio Lobato ,Roque Rodrigues e tantos “intelingentes” foram amealhando dinheiros...
Enquanto se dizia oficialmente que o $ ia para o Mato, estes grandes lutadores marxistas externos compravam belas mansões com piscina perto do Carregado – Lisboa. Dava para andar de Mercedes e motorista.
Mas tudo sempre muito escondidinho....
Azar alguns malais portugueses terem avisado os manos no “mato” que afinal a Realidade era outra.

Muitas das pessoas não gostam do Xanana porque ele cortou o mal pela raiz e defeniu que quem passava a orientar a Luta era o interior e não os craneos de alguns oportunistas no exterior

Claro que o Rogerio Lobato nunca gostou do Xanana,e sempre lhe fez a Vida negra,porque ele sabia dos negocios escuros dele e de ligações obscuras...ao mundo do crime.

Quem não se lembra do RL estar preso em Angola ?
Onde estão os Diamantes que traficou em nome da Luta?
Onde estão as armas que ele disse que enviou para a luta?
As viagens á Libia e ao Vietnam?

Nunca o fez e mais meteu-se em sarilhos com o SIS português com ligações com os Libios, pois andou a angariar jovens timorenses para campos de guerrilha na Libia – para treinamento como ele dizia.
Só não o conseguiu porque muitos dos velhotes em Portugal se manifestaram contra e azar dos azares aquelas complicações com diamantes deram nas vistas....

Ele e muitos nunca gostaram do Xanana ,porque nunca nem nada chegou de bom ás Falintil via Fretilin exterior .

Há quem diga que Xanana foi atraiçoado por gente da Fretilin proxima de alguns quadros no exterior , quando foi preso em Dili numa cave de um certo timorense.

Muitos não gostam de Xanana porque foi ele que conseguiu envolver a Igreja na Luta.
Aliás se não fosse a ajuda local da Igreja, do povo simples dos sucos e da Rede Clandestina, bem que a Luta podia ter sido desfeita num instante.

Muitos não gostam dele porque foi ele que criou a Rede Clandestina de Estudantes que tinha uma teia complexa de contactos que iam do mato até Djacarta.

Muitos elementos desta Rede foram denunciados por “submarinos” da Fretilin “exterior” ,pagos por quadros externos , para cortar os canais de comunicação para Xanana,

Muitos jovens foram mortos e torturados..... e há muita gente que sabe que tudo isto era a maneira de reforçar quadros externos da Fretilin e aniquilar Xanana.
No fundo existiam 2 Fretilins a do interior – gente simples , vivendo uma guerra de resistência e por vezes adormecida politicamente no marxismo e a do exterior , que vivia em constante guerrilha interna entre a elite procurando protagonismo e fomentando divisionismos.
Xanana é um homem simples.
Convém a muitos torná-lo um monstro e diabolizá-lo.
O seu prestigio junto do povo , vem porque todos sabem que ele “comeu o pão que o diabo amassou” e não veio exigir ao povo que lhe desse a presidencia....
A memoria é curta para muitos e só Deus sabe que ele foi empurrado por toda a gente para a presidencia ....e ele não o queria.( alguns partidos inclusive a Fretlin ,a Igreja , a Onu , alguns governantes externos,etc)
Podia ter feito como muitos que desertaram, ou simplesmente tornar-se um grande empresario.Quem sabe quais eram e são os seus desejos, sabe que aceitou contrafeito.
Azar ter aceitado,porque agora pode ser acusado de não agir,não saber,não fazer...
Já só falta matarem-no, para resolver de vez o problema.

Um Homem Culto e tão honesto como dizem, Alkatiri, nunca devia ter convidado determinadas figuras para o seu governo.
Mas enfim aqueles que ontem eram competentes, já é hoje o Mari a dizer que são incompetentes.
Demitiu Rogerio Lobato, porque nunca o conseguiu por na ordem.Refere-se ao Min Transportes que se demitiu agora , como o menos competente. O Vice Sec da Saude que tambem se demitiu hoje também o deve ser.....
Enfim.....melhor do que isto?

Lobato ainda vai ter que responder sobre:
- como ajudou a provocar os divisionismos nas Falintil?
-Como deu ordens para atirar a matar durante a celebre manifestação? Mais tarde afirma que foi o Comissario Paulo que mandou? Mais alguem sabe porque este fugiu?
-E porque não aparece?
-Talvez alguem já tenha limpo a “ situação”?

E já agora porque razao agora o Lobato vem dizer que afinal era tudo verdade do tal “comando de ninjas” para matar a oposição e acusa o Mari Alkatiri?

Também foi o Xanana?

Porque razão desapareceram determinados processos da PGR?
Logo aqueles que envolviam gente gorda da Fretilin?
Porque razão Lobato e alguns corregilionários afirmam que os juizes portugueses
São os provocadores da “situação” ,chamando-lhes nomes
Também foi o Xanana?

Este Governo da treta, que se soube governar e conduziu a esta barafunda, não zela pelo bem estar dos mais pobres e dos mais simples..basta ir ver tantos sucos e ver o que está lá feito pelo governo...
Recentemente ficou para a historia a foto do Mari Alkatiri refastelado numa larga poltrona acolchoada no Congresso da Fretilin, com os restantes conselheiros e representantes colocados em cadeiras de plastico e alguns sentados no chão...e o tema da conversa era “ Lutar contra a Pobreza”
Aprendeu bem a lição em Moçambique quando assistia refastelado aos Congressos da Frelimo para onde era convidado.

Mas a culpa é do Xanana?

Também terá sido ai que aprendeu o quanto é importante o voto á “sovietica”
De braço no ar,pois assim sempre podemos contar se o fulano vota por nós a troco de dolares....mas só quem está fora de Dili é que não sabe que mais de metade dos votos foram assim...
Depois vêm alguns malais intelingentes, dizer que isto é argucia?
Que isto é que é saber gerir bem os destinos de um Povo?
Então malais levem isto para a vossa terra....

Mas a culpa é do Xanana?

Gostaria de ver cada treinador de bancada ,timorense e malai que tentam fazer crer nestes caminhos da net, que Mari Alkatiri é um anjo e o Xanana um demonio...

Mandem o Mari e mais alguns de volta de onde vieram e talvez tudo possa ser feito de novo....

Este governo é virtual , nem a Fretilin real do povo dos sucos quer estes governantes....
Por mais que un comité da Fretilin esgotado e desfocado da realidade , o diga....
fizeram-no porque esperam pelos dolares do partido, e eles dependem dele para sobreviver ....

Façam desaparecer o Ray Kala e verão o que é o inferno descer a TL.....
Pátria ou morte….
TE LEKE

Anónimo disse...

Infelizmente irá decorrer muito pouco tempo para se entender de uma vez por todas o papel do Dr. Mari Alkatiri e as dificuldades que enfrentou e para as quais cometeu o crime de as querer agarrar pelas hastes, com toda a sua independência intelectual.
O problema é que no grupo de forcados faltava-lhe as ajudas seguras, habilitadas e leais e um bom rabejador.
UM RIBATEJANO ATENTO...

Anónimo disse...

Nem Alkatiri nem Xanana e muito menos o Sr. Ramos-Horta. Estes lideres falharam o Povo Maubere. Todos eles que vao para o inferno e deixa o povo maubere em paz.

Este povo quer mais paz e menos politica!

Anónimo disse...

Ha muita gente muito, muito magoada pela saida do Alkatiri. Fica comfirmado que muitas pessoas vieram a Timor nao por ser Timor mas por causa deste e daquele.

O Sr. Caucaubranco se veio para a minha terra por causa do Alkatiri e nao estando ele no poder decide-se ir embora, va! e nao olhe para tras.
Porque Timor precisa de pessoas amigas que vem ca por causa de Timor. Nao por causa do Alkatiri, Xanana, Horta ou mesmo do seu petroleo.

Bon voyage!

Anónimo disse...

Sera que o Malai Azul tambem ja nos abandonou!

Anónimo disse...

Não conheço ninguém que tenha ido para timor especificamente por causa de Alkatiri, ou xanana e sim por causa de Timor. O que se passa é que depois de os conhecer e de ver como trabalham se começam a criar maiores afinidades com uns ou com outros. O que é normal! e também é normal que as pessoas estejam tristes. Força! mais cedo ou mais tarde a verdade vira ao de cima!

Anónimo disse...

Alguem, atrás referia Rogério Lobato & Co, que:

"Enquanto se dizia oficialmente que o $ ia para o Mato, estes grandes lutadores marxistas externos compravam belas mansões com piscina perto do Carregado – Lisboa. Dava para andar de Mercedes e motorista.
Mas tudo sempre muito escondidinho...."

Pois é, é pena é mentir! Essa casa é do Abílio Araújo - sabe quem eram os seus mais fieis seguidores? Rogério Lobato e Hermenigildo Pereira, chefe de gabinete do Sr. PR.

Sabe quem é que 'rehabilitou' O sr. Abílio Araújo (com tudo o que ele representa de corrupto, vendido e de traição - até ao próprio PR)?

Pois é, foi o sr. Xanana Gusmão!

Telefonemas, facilitação de negócios (veja-se os contactos com o Banco Mandiri!, etc) ...

E os contratos entregues (sem concurso algum, sublinhe-se) ao sobrinho do sr. Abílio Araújo ....

Investiguem, meus senhores, NÃO HÁ SANTOS EM TIMOR-LESTE.

O sr. PR tentou lavar a roupa suja unilateralmente ... ao de cima virá a roupa suja dele ...

A lógica é sempre a do "perdão": aos assassinos, traidores e assassinos ...

Para "queimar na fogueira", fazendo justiça de aprendiz da Inquisição: aqueles que tentaram impedir os instintos ditatoriais de Xanana Gusmão bem acompanhado pelos srs Bispos.

Anónimo disse...

A DURA REALIDADE DE TIMOR LESTE E o GRANDE DESAFIO NACIONAL
"O progresso exige mais do que apenas mudanças políticas formais.Os hiatos entre as políticas e a sua implementação podem ser enormes ...Os governos precisam cobrir esses hiatos e enfrentar as fontes mais profundas do fracasso nas políticas, capazes de prejudicar um clima de investimento sólido.Precisam também de combater a corrupção e outras formas de captação de favores, construir sua credibilidade junto às empresas, promover a confiança pública e a legitimidade e garantir que as intervenções de suas políticas sejam elaboradas para ajustar-se às condições locais ....não é necessário alcançar a perfeiçào nem preciso fazer tudo de uma só vez.Mas o progresso exige que os governos abordem importantes restrições com métodos que ofereçam às empresas a confiança para investir - e sustentar um processo de melhorias contínuas.A persistência compensa."
Prefácio sobre o Desenvolvimento Mundial 2005 - Um melhor clima de investimento para todos. Visão Geral
---------------------------------
ESTA É A DURA REALIDADE, A PERSISTÊNCIA Do Governo do DR. MARI ALKATIRI FOI ATIRADA AO CHÃO, NALGUNS CASOS QUEIMADA ...
É preciso retomar essa persistência, o pior é que alguns dos que gritam e aparecem na ribalta são pessoas incapazes para levar a cabo essa enorme tarefa do desenvolvimento ... esse desígneo nacional... e querem ter um papel activo na política e nas decisões ... como construir um país sem pobreza fosse gritar, mentir, queimar, matar...roubar em nome do povo...
Vamos ver Xanana, a liberdade é um instrumento de trabalho e não de guerrilha - a direcção da Fertilin pode ter falhado, abusado, desrespeitado o povo, e eu estou plenamente convicto que o povo iria resolver esse problema em 2007, com o teu apoio de alto magistrado do estado. Claro!...
Quem temeu esse instrumento?!... É o que iremos ver daqui em diante.
Caro Xanana alimentás-te durante pelo menos 5 anos o povo de esperança ... por favor não continues a acenar só com a esperança ... é que esse martirizado povo está cansado e é preciso que não te esqueças de que a persistência na governação não é resistência à mudança, à regulamentação, à autoridade do estado democrático.
É urgente criar um bom clima de investimento para todos.
FICAMOS ASSIM.
Malai X

Anónimo disse...

Quanto ao Abilio concordo. O resto, respondo a moda do Malai Azul que parece ja nos abandonou ou ainda esta a consolar o PM, desculpem ex-PM.

Pfff!

Anónimo disse...

O que o Rogerio fez no passado são factos/realidades que ninguem veio desmentir..OK. Não vale a pena comparar com o Xanana. Xanana por enquanto nunca foi crime pelas suas acções.

Anónimo disse...

Fretilin seidauk hakarak husik Alkatiri monu. Sira la’os de’it preokupa ho Alkatiri nia seguransa, maibe sira hakarak kaduak Alkatiri nian ida mak troka ditador nebee uluk mehi hakarak ukun to’o tinan 50 nee. Nee normal tebes, tanba iha nebe-nebee, ditador sira sempre buka sira nia ema hodi troka sira, nunee atu labele hatama sira ba iha kadeia laran.
Alkatiri, ohin loron, buka halo politika rekua ho avansa, hanesan tatika ida hodi dada tempu. Tan-sa mak nia hakarak dada tempo? Iha razaun barak:
Ida, dada tempo hodi nia bele prepara nia ema nebee nia fiar hodi sai PM no bele proteje nia ho ninia maluk sira atu ikus mai labele loke sai eh buka investiga hahalok aat sira nebee durante nee sira halo.
Rua, dada tempu hodi sira bele ba lohi povo no sosa povo nebee ohin loron osan la iha no moris terus iha foho hodi mai Dili halo manifestasaun apoia Alkatiri. Sira hakarak tau povo ho povo halo funu hasoru malu hodi justifika guerra sivil katak hasai Alkatiri sei fakar ran. Ohin loron membru Governo balu, ba ona iha Regiaun 1 ho 2 hodi halo serbisu ida nee. Karik ema ruma mate, nee responsabilidade Alkatiri nian tomak.
Tolu, dada tempo hodi negosia ninia seguransa. Alias Alkatiri buka oin-sa hodi ses husi kadeia nebee oda matan nakloke hela atu simu nian, la’os tanba de’it ta’uk Rogerio Lobato temi nia naran tanba kilat sira nebee para ona iha sivil sira nia liman, maibe mos, ninia liman nebee nakonun ho povo nian ran nebee mai husi ordem nebee nia fo ba F-FDTL hodi tun iha Dili, iha fulan Abril, nebee viola Konstituisaun RDTL nian no halo ona ema balu mate. Manobra foun nebee agora nia halo hodi ses husi kadeia nee mak hanesan agora nia buka husu tulun ba eks-prezidenti Portugal nian, Jeorge Sampaio ho eks-prezidenti Mosambike nian, Joaquim Chissano ho razaun atu mai halo mediasaun hodi evita guerra sivil (DN, 24/06/2006), maibe ninia hakarak lolos mak oin-sa salva nia hodi lori ba Mosambike ou Portugal hodi labele tama iha kadeia, tanba ninia ema konfiansa, Rogerio Lobato, nebee durante nee nia uza hanesan buldozer hodi halo terror ho intimidasaun oioin, ohin loron, metin ona iha rede laran.
Hat, dada tempu hodi halo manifestante sira sai stress no frustrado hodi provoka desentendimentu ou bele sai deskontrolado no provoka violensia hodi forsa internasional sira hapara manifestasaun eh sai kole hodi ida-idak dada-an husi manifestasaun.
Lima, Alkatiri ho Lu-Olo lakohi Ramos Horta mak sai PM. Sira hakarak Ana Pessoa mak troka Alkatiri, tanba nee, sira buka dada tempo, hodi Ana Pessoa to’o lai husi liur mai hodi sira bele futu lia, oin-sa iha loron ikus mai labele hatama Alkatiri ho ninia maluk kriminozu sira ba kadeia, nunee mos bele subar buat aat sira nebee durante nee sira halo.
Ana Pessoa la iha diferensa ho Alkatiri no pior liu tan mak iha. Ninia liman mos nakonun ho ran tanba iha altura nebee Alkatiri fo ordem ba F-FDTL tun iha dia 28 de Abril, Ana Pessoa hotu iha oin. Nia, Alkatiri, Roque Rodrigues ho Rogerio Lobato, sira hotu hamutuk sama Konstituisaun ba rai, maibe sira obriga prezidenti Xanana Gusmão ho povo Timor tomak mak tenki respeita Konstituisaun nebee sira tafui ba leten.
Iha Portugal, Ana Pessoa dehan prezidenti Xanana ninia surat nebee husu Alkatiri sai husi PM kontra Konstituisaun, maibe nia nunka dehan ida fahe kilat ba ema sivil, oho ema no fo ordem iha dia 28 Abril ba F-FDTL nebee la konsulta ho Prezidente Republika la tuir Konstituisaun. Ema sira hanesan nee la serve ukun ita, tanba sira interpreta Konstituisaun tuir sira nia interrese, la’os tuir buat nebee los nian.
Sira nebee tuur iha meja Kongressu II Fretilin nian mos mesak manipulador. Balu sosa, manipula no terror deputado sira husi kotuk no seluk manipula husi meja Kongressu nian. La’os de’it la fo biban ba Grupo Mudansa Fretilin sira ko’alia, maibe fo biban ba sira hotu nebee apoia Alkatiri mak ko’alia hodi domina iha Kongressu laran. So ema matan aat sira mak la konsegue haree “sandiwara” nebee prezidenti meja Estanislau da Silva ho ninia kamarada sira halo iha meja Kongressu nian.
Horiseik, kuandu manifestasaun sira ba hakilar iha sede Fretilin nia oin, Estanislau da Silva dehan “ema” mai hakilar neduni halo sira psikolojikamente sira la senti hakmatek no seguro hodi halo hotu sira nia reuniaun. Nee la’os “ema ” baibain, maibe povo mak hakilar husu demissaun Alkatiri nian no lakohi simu nem Ana Pessoa, nem Estanislau ho ninia maluk manipulador sira atu ukun rai ida nee. Alkatiri baibain dehan nia serbisu diak liu iha pressaun nia okos, maibe agora halai lakon no buka halo reuniaun subasubar hanesan uluk tempo klandestina nian.
Karik sira lakohi halo manipulasaun, konserteza, sira lembra ba delegado sira hodi labele aprova metodo foti liman, tanba metodo nee kontra lei partido politik sira nian. Alkatiri ho ninia maluk sira tuur iha meja nunka fo hanoin ida nee ba delegado sira, tanba hakarak halo manipulasaun maski kontra lei ho konstituisaun nian. Tanba toman ona viola lei ho Konstituisaun, neduni iha dia 28 de Abril mos nia hakarak viola tan Konstituisaun dala ida. Alkatiri ho ninia grupo nee bele lohi no taka Fretilin ho delegado sira matan ho tilun ho dollar, maibe labele lohi povo Timor tamak.
Neduni, manipulador no ema hamrok ba ran sira sira nee hotu, la serve atu ukun no okupa kualker fatin ruma iha estrutura Governo nia laran, tanba sira toman ona halo manipulasaun, viola lei ho Konstituisaun, no sira sei sama povo to’o rabat rai se ohin loron la halo rezistensia ba ditador sira nee.
Semana hira ona, administrasaun publika paralizada. Loron barak ona, ita mos la haree PN funsiona. Alkatiri dehan atu halo reuniaun Kunseillu Ministro sira nian horiseik, maibe Palácio Governo nian mamuk hela. Governo nebee existe agora hanesan “fantasma” ida, la existe. Membro Governu sira la’o mos klandestina de’it, sa’e kareta muda ba mai no hasai hotu ninia numero registo. Halo reuniaun mos subsubar de’it eh tau seguransa metin hanesan lolos reuniaun sira iha tempo klandestina nian.
Populasaun ohin loron simu terus nafatin no tanis nafatin, maibe Alkatiri sei dada tempo nafatin. Nia sei hakarak haree Timoroan sira terus no mate ba ****. Maski nunee, membro Governo balu konsiente ona ba hanoin aat no jogo foer Alkatiri nian nebee hanoin de’it poder, hamrok ba ran nee no halo terus povo.
Assesora ba Direitos Humanos, nebee serbisu direitamente ho PM, Domingas Alves, horiseik, dia 24 de Junho, resigna an husi Governo, la’os de’it nia haree Governo paralizado total, maibe mos la tahan ona haree povo terus, tanis no mate tanba provoka husi PM Alkatiri.
Ita tenki foti chapeu ba Sra. Domingas, tanba nia sei iha sensibilidade, iha fuan no tuir sente povo nian terus ho susar. Nia la’os ema ida hanoin nia an de’it, la’os ema ida hanoin poder no osan de’it, maibe hanoin mos povo nebee terus no mate.
Ita hein, atu membru Governo sira seluk, nebee mos sei iha sensibilidade no iha fuan, tuir dalan nebee Sra. Domingas Alves loke ona. Maibe se sira la tuir dalan ida nee, signifika sira hakarak hamutuk nafatin ho ema nebee liman nakonun ho ran, ho ema nebee halo terus tebes povo.
Ho Assessora ba Direitus Humanus sai husi Governo nee, hatudu momos ona krize iha Governo nia laran, membro Governo rasik la fiar ona ba PM nebee hanesan sira nian chefe no Governo ida lakon ona total konfiansa husi povo.
Governo ida *** (enfrenta *red) krize makaas no lakon ona konfiansa total husi povo, la iha ona razaun atu mantem nafatin. Troka de’it PM la’os ona solusaun ida diak, maibe tenki dissolve Parlamento Nasional hodi prepara eleisaun foun, nunee atu Governo ida sai husi eleisaun foun *** fali konfiansa husi povo. Ho nunee de’it hodi bele tebe sai hotu ema sira aat husi PN ho Governo no bele tau fila fali ema diak ba sira nia fatin. Membro Governo sira nebee kompetente, iha sensibilidade no liman mos bele uza nafatin iha loron oin, tanba ita presiza ema sira nebee iha eksperiensia ona no profissional hodi lori rai Timor ba oin.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.