quinta-feira, junho 22, 2006

Obrigado, Margarida.

Tradução:

Deixem-nos advinhar quem são as fontes...
Mais um artigo surrealista dos "amigos" australianos:

The Australian
A Fretilin preparada par despedir Alkatiri

Stephen Fitzpatrick e David Nason - os vigaristas
Junho 22, 2006

MENTIRA:

A Fretilin o partido dominante de Timor-Leste ontem à noite retirou o seu apoio ao Primeiro Ministro Mari Alkatiri e decidiu substitui-lo pelo Ministro dos Estrangeiros José Ramos Horta.

MENTIRA:

O Comité Central do partido decidiu numa reunião de emergência despedir efectivamente despedir o Dr Alkatiri depois do Conselho do Estado, chefiado pelo Presidente Xanana Gusmão, ter pedido a sua resignação.

MENTIRA:

A Fretilin também decidiu ontem à noite despedir o líder parlamentar Francisco "Lu Olo" Guterres, um aliado-chave do Dr Alkatiri.

Mas sabe-se que o Sr Guterres e o Dr Alkatiri permanecerão como presidente e secretário-geral da Fretilin.
O porta-voz do Dr Alkatiri disse que "muito provavelmente" ele resignaria hoje.
"O Primeiro Ministro encontrar-se-à com os seus colegas de gabinete amanhã para discutir se deveria resignar," disse Miguel Sarmento. "Muito provavelmente, ele resignará."
O Embaixador de Timor-Leste em Jakarta, Arlindo Marçal, disse que o Sr Gusmão tinha marcado uma data limite para ele resignar pelas 5pm (6pm AEST)de ontem, numa carta que mandou ao Dr Alkatiri na terça-feira.
"Só posso dar-lhe uma oportunidade para tomar uma decisão: ou resigna ... ou despeço-o eu próprio porque não tem mais a minha confiança," disse o Sr Gusmão de acordo com a Lusa, a agência Portuguesa de notícias.

MENTIRA:

O Comité Central da Fretilin acusou o Dr Alkatiri de ter mentido acerca da distribuição de armas a civis, disse o membro do partido Vicente Maubucy Ximenes.

"Pedimos ao Presidente para suspendê-lo como primeiro ministro e formar um governo transitório enquanto se espera pelas eleições do próximo ano," disse o Sr Ximenes.
O Dr Alkatiri tinha há muito recusado os pedidos para a sua resignação, dizendo que o seu partido o queria no poder.

MENTIRA:

O Conselho do Estado de nove pessoas, que inclui figuras-chave da oposição bem como o Dr Alkatiri, encontrou-se ontem para insistir com o Primeiro Ministro para desistir.

MENTIRA:

O Conselho é o órgão de Timor-Leste para tomadas de decisão de emergência.


O líder rebelde Vicente "Railos" da Conceição foi mantido numa sala próxima da reunião fechada, para dar evidência contra o Dr Alkatiri se requerido.
O Sr Conceição tem reivindicado que o Dr Alkatiri e o antigo ministro do interior minister Rogério Lobato armou um esquadrão da morte secreto, com ele como líder, para alvejar oponentes políticos do Primeiro Ministro. Mas a sua evidência não foi requerida; mesmo o Sr Guterres votou contra o Dr Alkatiri.
Um porta-voz do Departamento dos Negócios Estrangeiros e Comércio da Austrália disse: "Compete aos Timorenses dispor do seu futuro politico de modo pacífico e constitucional."
O Sr Gusmão tem sido instado a despedir o Dr Alkatiri e a dissolvee o parlamento desde que os distúrbios em 28 de Maio deixaram pelo menos cinco pessoas mortas.
Mantem-se o desconhecimento se o Sr Gusmão tem o poder constitucional para despedir o Primeiro Ministro.
As figuras politicas da oposição na reunião de ontem incluem o antigo governador de Timor-Leste Maáio Carrascalão e João Saldanha, um intelectual e crítico da administração do Dr Alkatiri.
O Procurador-Geral Longuinos Monteiro, cujo gabinete emitiu um mandato de captura contra o Sr Lobato por causa das alegações do esquadrão de morte, disse ontem que "não tinha evidência contra o Primeiro Ministro" mas espera que o Sr Lobato e o Sr Conceição vão a tribunal – o último por possessão de armas ilegais.



TENHAM VERGONHA!

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.