terça-feira, junho 27, 2006

A Fretilin apareceu

Milhares de manifestantes, mais de 15.000, segundo a LUSA, estiveram a dez minutos de Dili, em Hera.

Os manifestantes voltaram para Metinaro onde permanecerão durante a noite.

Alkatiri e Luo'Olo acompanharam-nos até Metinaro de forma a permitir que os manifestantes anti-governamentais saissem da cidade.

Os manifestantes empunhavam cartazes a dizer "Viva Alkatiri", "Viva a Fretiln", "We are not a Banana Republic".

Contavam-se entre os manifestantes muitos Katuas, homens mais velhos, e muitos antigos combatentes.

.

6 comentários:

Anónimo disse...

Ana Gomes envia sms a Xanana a dizer:

Presidente - não se demita. Demita-o!

É o teor de um sms que acabo de enviar ao Presidente Xanana! Interferência nos assuntos internos, acusar-me-ão. Eu não sou governo, sou deputada, cidadã portuguesa e amiga de Timor Leste. Trabalhei muito por ver o povo de Timor Leste livre e independente e não vou assistir impávida a que um punhado de casmurros de matriz totalitária precipitem de novo o país no caos. "Interferi" muito, antes, por Timor Leste e não me arrependo. É preciso que em Portugal se entenda que Mari Alkatiri até hoje não juntou os milhares de manifestantes da FRETILIN, que diz estar a reter para não provocar mais perturbações, pura e simplesmente porque não os tem. Os militantes de base da FRETILIN são quem está mais desapontado com os falhanços deste governo. Alguns membros do governo também o sabem - e por isso se estão a demitir. Vejam o que disse a Micató, Domingas Alves, uma militante da FRETILIN que se destacou na resistência no interior durante a opressão indonésia, quando se demitiu ontem do cargo de conselheira do PM para a igualdade das mulheres. Os militantes da FRETILIN que estão próximos do povo sabem bem que o povo - por justas e injustas razões - odeia Mari Alkatiri e outros membros do seu governo. Sabem bem que muitos e graves erros foram cometidos, que inviabilizam que Mari Alkatiri continue à frente da governação. Eles não podem deixar que a obstinação de um punhado de gente arrogante e desligada da realidade arraste mais o país para o caos.
[Publicado por AG] 25.6.06 Ana Gomes - deputada do Partido Socialista

Anónimo disse...

Timor-Leste: Alkatiri convence apoiantes esperar "um dia ou dois" fora de Díli


Hera, Timor-Leste, 27 Jun (Lusa) - O líder da FRETILIN, Mari Alkatiri, convenceu hoje cerca de 10 mil apoiantes do partido reunidos a uma dezena de qui lómetros de Díli a esperarem "um dia ou dois" antes de entrarem na capital de Timor-Leste."

Tambem ja querem deturpar as noticias da lusa? 10,000 ou 15,000?

E serao os mesmos 10,000 da ultima manif. pro fretilin? Alguns ate disseram que a ultima manif. da fretilin reuniu 45,000. Onde estao os outros 35,000? Ja nao os tem?
Afinal de contas a situacao e muito mais grave agora. O que era preciso era mesmo os 200,000 que o Alkatiri dizia poder mobilizar facilmente ou mesmo os 50-60,000 do Luolo.

Onde estao eles?

Anónimo disse...

Pobre Ana Gomes. Em Portugal ja caiu em desgraça há muito. Restava-lhe Timor. Não havia necessidade...

Anónimo disse...

Ana Gomes quer ser mais timorense do que os proprios timorenses. E' uma senhora muito metedica. O facto de ter apoiado a luta do povo timorense, isso nao lhe da o direito de se imiscuir nos assuntos que nao lhe dizem respeito. Todos nos apoiamos este povo, mas nao temos o direito de dizer que se demita este ou aquele...eles sao soberanos. A senhora nao venha agora dar licoes de democracia a sua maneira.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 10:42 PM: a Ana Gomes de quem é amiga é do Xanana e da Kirsty. Não confunda, por favor. Ele só se dá com a elite.

Anónimo disse...

Podem crer que no partido socialista já não tem qualqure credito.Esta ana gomes está mesmo muito pequenina, se quer voltar a crescer, que regresse para o MRPP, QUE FOI DE ONDE VEIO O DURÃO BARROSO

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.