terça-feira, junho 27, 2006

Dos leitores

I heard FRETILIN supporters will stage a counter demonstration in Dili. It is very worrying. Leaders of East Timor should solve their differences through dialogue and not mass protests involving the people who largely have no political knowledge or activism. This would ammount to using the people's ignorance for political gains of the few.

Changes of government should only follow the law as found in the Constitution. Anything other should be rejected.

........................

Sure... Está-se mesmo a ver. estes apoiantes do Alkatiri não jeito, não é?

Parecia tão simples dizer que a Fretilin não tinha apoiantes..

E agora senhor Presidente? Começa a ficar difícil dissolver o Parlamento ou vai pedir aos "amigos" que não os deixem entrar em Dili?

Manifestações só para alguns???

.

64 comentários:

Anónimo disse...

Da Fretilin?
Claro que não podem.
Então não se lembram das medidas de emergência, anunciadas por Xanana Gusmão?
O problema é que como a Constituição nem sempre é aplicável e o Presidente é o Presidente.

Anónimo disse...

Noticia -Portugal Diario
Ramos Horta admite regressar à FRETILIN

José Ramos Horta comunicou aos diplomatas em Díli que Mari Alkatiri «decidiu resignar» ao cargo de primeiro-ministro, e que ele próprio admite regressar à FRETILIN para que o partido «reconquiste a confiança», segundo um documento oficial.

A informação foi dada pelo chefe da diplomacia de Timor-Leste durante um encontro com o corpo diplomático acreditado em Díli, segundo um documento distribuído pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros timorense a que Lusa teve acesso.

No mesmo documento, escreve a Lusa, é referido que José Ramos Horta, um dos fundadores da FRETILIN, mas que abandonou o partido mais tarde, se declara preparado para regressar à principal força partidária timorense.

«Com a mesma motivação com que aceitou a pasta de Ministro da Defesa, JRH considerará um regresso à FRETILIN se isso significar ajudar o partido a reconquistar confiança, reforçar a sua moral», diz o texto.

«A FRETILIN, disse o ministro Horta, é demasiado importante e não deve ser partida. Dentro da FRETILIN há alguns grandes desafios internos como negócios, nem sempre transparentes, problemas éticos, etc. Esses problemas têm que ser resolvidos», acrescenta a nota.

O documento, enviado por e-mail para embaixadas em Díli, embaixadas timorenses no exterior e organizações internacionais em Timor-Leste, é da autoria do «Gabinete do Secretário-Geral», Nelson Santos, do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Anónimo disse...

Why worrying. Did it not worry you that a coup was staged. Did it not worry you that those who protested for the removal of the President dont represent the views of Timorese.

It does not worry you because your house was not burned because you were a FRETILIN member. It does not worry you because the rights of the people are being ignored.

Does it worry you that a precedence is being set for the removal of future Prime Minister. Does it worry you that Democracy is being erroded. Does it worry you that our Constitution has been violated.

Would it worry you if peoples right to demonstrate is taken away and only those who support the President have access to that right.

Please you should not worry Timor is living in a crisis and if only one side of this political divide is heard then there will never be peace.

Anónimo disse...

Arranjar apoiantes nao e dificil especialmente quando se e o maior partido politico em timor.

O maior problema e arranjar os 200,000 que o Mari Alktiri disse ser facil de mobilizar ou mesmo os 50-60,000 que o Sr. Luolo disse poderiam encher Dili em qualquer altura e provar que de facto o povo ainda apoia esta LIDERANCA da fretilin

So uma curiosidade. O que aconteceu aquele ditado que dizia "O povo e a fretilin e a fretilin e o povo"? como sempre defenderam. Nesse caso Dili esteve sempre cheio de fretilin, e a manifestar contra o Alkatiri?

Anónimo disse...

Xanana e australianos não querem manifestação de apoio a Alkatiri e à FRETILIN

São para cima de 15 mil pessoas, já estão em Metinaro e milhares de outras estão a chegar de Los Palos e Baucau.

Em Metinaro as tropas australianas estão a tentar que os manifestantes a favor de Alkatiri e da FRETILIN entrem em Dili.

Estes milhares de homens e mulheres estão desarmados e nunca tiveram acesso a armas, ao contrário dos manifestantes antigoverno, apoiados por Xanana Gusmão que são os desertores da FDTL e da polícia. Estes sim são factor de preocupação, pois são eles que podem trazer problemas sérios. Estes são os que a austrália autorizou a entrar na cidade e os organizou logísticametne através de agências e organizações civis australianas.

Xanana Gusmão está a ficar preocupado e está a tentar chamar a responsabilidade do que possa acontecer para cima de Francisco Lu'olo, o presidente da FRETILIN.

Xanana Gusmão está com medo do que possa acontecer agora com o povo da FRETILIN a mostrar o que quer no país. A farsa de Xanana Gusmão e de José Ramos Horta pode acabar em tragédia séria e a culpa será sempre destes senhores que violaram a Constituição e estão a tentar humilhar centenas de milhar de timorenses votantes na FRETILIN.

Neste momento os australianos estão a negociar com as cúpulas da FRETILIN uma saída para a manifestação, que terá uma participação esmagadora de homens e mulheres, militantes e simpatizantes da FRETIN.

As tropas australianas estão muito preocupadas e para já as ordens que têm vão no sentido de não deixar entrar os apoiantes de Mari Alkatiri, da FRETILIN e da Constituição da República.

É caso para dizer, Xanana e Horta, mandem vir mais tropas da Austrália, pois essas poderão ser poucas...

Anónimo disse...

XANANA ESTÁ CHEIO DE MEDO...

Fonte militar internacional confirmou à Lusa que os efectivos australia nos presentes na zona foram reforçados ao longo da manhã e que os manifestantes não foram ainda autorizados a entrar na capital timorense "para prevenir eventua is confrontos com os manifestantes anti-governamentais que ainda se encontram em Díli".


ALGUÉM QUE PONHA TERMO A ISTO.

NÃO É JUSTO E NÃO PODE CONTINUAR ESTA FARSA.

ALGUÉM VAI TER DE PARAR ISTO!

AUSTRALIANOS PARA A AUSTRÁLIA JÁ!

TAÚR MATAN RUAK E AS F-FDTL BASTAM PARA SEGURAR O PAÍS.

XANANA GUSMÃO ESTÁ COM MEDO, COM MUITO MEDO...

Anónimo disse...

pOR FAVOR NAO MENTIRA. XANANA QUER E HORTA SO QUER PAS E MELHOR PARA POVU. PORQUE FRETILIN MANIFESTAR? VAI PARA A MONTANHAS PA!

MARI JA SAIOU.

NOS NAO VAMOS DEIXAR UMA MANIFESTACAO PRO MARI.

Anónimo disse...

XANANA NAO ESTA COM MEDO. ELLE LUTOU CONTRA INDONESIO SOZINHO E NUNCA TIVE MEDO.

SO MARI QUE TEMS MEDO. CHORA CHORA NAO TEMS APOIO DE POVU.

Anónimo disse...

XANANA LUTOU SOZINHO? XANANA FOI O PIOR COMANDANTE NO MATO, DEIXOU MATAR QUASE OS SEUS HOMENS TODOS. FOI TAÚR QUE RECUPEROU AS FALINTIL.
XANANA ESTAVA A JOGAR A BOLA NA PRISÃO EM JAKARTA E A APRENDER A LÍNGUA DO INIMIGO E AS ANEDOTAS DOS INDONESIOS ENQUANTO LERE, TAUR, LUOLO, ULAR, L7 ENTRE TANTOS OUTROS LUTAVAM PARA MANTER VIVA A CHAMA DA LIBERTAÇAO.

Anónimo disse...

Art.74º, n.1 da Constituição

O Presidente da República é o Chefe do Estado, símbolo e garante da independência nacional, da unidade do Estado e do regular funcionamento das instituições democráticas.

Como vai Xanana Gusmão dar cumprimento ao artigo citado da Constituição quanto:

ao simbolo e garante da independência nacional se o Governo Australiano já proferiu várias declarações de apoio a Xanana Gusmão e outras tantas com clara ingerência nos assuntos internos do País?

quanto à unidade do Estado se ele próprio se posicionou publicamente de um dos "lados"?

quanto ao regular funcionamento das instituições democráticas se permite aos manifestantes que o apoiam, e conforme diz o seu gabinete devem-se manifestar livremente, e com isso impedem por exemplo o funcionamento do Parlamento?

Anónimo disse...

Se o Presidente da República é o garante da unidade do Estado e se atendeu aos pedidos dos manifestantes que pediam a demissão de Alkatiri vai agora ter que atender os pedidos dos manifestantes que apoiam Alkatiri.
Ou será que afinal não é o Presidente de todos os timorenses?

Anónimo disse...

Has the media gone to Metinaro to see if this so-called protesters in Metinaro?

Anónimo disse...

Será que o Senhor Bispo de Dili também considera os manifestantes de apoio a Alkatiri filhos de Deus?
Ou também como o Presidente da República é Bispo só de alguns timorenses?

Anónimo disse...

"Leaders of East Timor should solve their differences through dialogue and not mass protests involving the people who largely have no political knowledge or activism."

FRETILIN will try to hold peaceful protests- but the actions of the Alkatiri demonstrators, the rioters of 28 April and the rebels can hardly be seen as peaceful. (I agree there is still a lot to be investigated)

I think the FRETILIN supporters are angry because they have been isolated by everyone. If they react, the President and the people who strongly demanded the PM's resignation are to blame. How they could not call the rebels criminals is beyond belief and how the President could demand the resignation of the PM using evidence of a documentary is also beyond belief.

Regards to all and lets hope things improve

Anónimo disse...

Sim que contas irão prestar os Senhores Bispos a Deus se houverem mais mortos?
Ou não faz mal porque são da FRETILIN?

Anónimo disse...

Sorry I wanted to say if the Australian media has gone to Metinaro and see if this reports of a protest real or not. I want to see it on Television. Come on ABC where are ya mate?

Anónimo disse...

Timor Leste não é um Estado falhado.

O POVO timorense não é um povo falhado.
Falhados são os que não têm noção daquilo a que estão obrigados por inerência dos cargos que ocupam.
E Timor deve ser o único país do mundo em que o Presidente da República e Bispos Católicos tomam posições apartidárias "partidarizando-se".

Anónimo disse...

Ainda que mal pergunte:
1 - até agora, pelo menos aparentemente, a únicas armas de que o Lobato (e o Mari Alkatiri) são acusados de distribuir a civis foram as que foram parar às mãos dos "pisteiros" que ausam terem sido contratados para matar os opositores a Mari/Fretilin --- o que, aqui para a gente que ninguém nos ouve, seria uma prova de burrice de todo o tamanho; e se há coisa que o mari não é é burro, de certeza!
2 - essas armas dispararam algum tiro? São, nomeadamente, responsáveis por algumas mortes das cerca de 30 que já ocorreram? Não? Ah!... Pensava que sim... Com tanto alarido...
3 - se essas armas nunca foram utilizadas porque estão tão preocupados com elas e não estão preocupados com as que o foram, de facto (nomeadamente a do "estivador de Maubisse"), e com quem deitou fogo às casas de tantas e tantas pessoas?
4 - Porque é que Mari tem de assumir as suas responsabilidades (importam-se de esclarecer quais são, de facto, sff?) e Xanana não? Quem incentivou a luta "étnica" --- que degenerou em tantas perdas de pessoas e bens --- a não ser o Xanana ao dar cobertura pública às alegações de discriminação feitas pelos "peticionários"? Será que ele é "comandante supremo das Forças Armadas" para umas coisas e um menino de coro para outras? Não era giro se ele viesse publicamente pedir desculpa das asneiras que tem dito?
5 - Porque é que ele sempre foi tão partidário da reconciliação com as milícias --- mesmo contra a vontade do "povu" de que se reivindica --- e agora faz um disurso daqueles no dia 22? Quando --- que Maromak não o permita... --- começar a "caça às bruxas" (aos militantes e simpatizantes da FRETILIN, incluindo os de topo) vai assumir as suas responsabilidades pelo ódio que espalhou ou não?
6 - há tantas outras perguntas por fazer e por responder!

Anónimo disse...

A demonstração em Dilí, esta manhã, dos apoiantes da facção Xanana-Ramos Horta-Igreja Católica(parte desta, penso)contava com 1500 a 1750 pessoas.
São na sua maioria míudos que, creio, a troco de comida, gasolina para as motoretas e o aluger dos camiões, facilmente são mobilizaveis.
O pior é se vêm os homens, os ex-guerrilheiros em quantidade que pode superar em mais de 10 vezes esta demonstração agora em Díli.
Naturalmente que os míudos dispersam e nada lhes acontecerá. Mas houve casas queimadas cirurgicamente, gente que teve que abandonar as suas casas na capital e regressar às suas localidades de origem, contas a saldar do passado... Estes não devem ser facilmente contiveis.
E quem os conterá? O exército australiano?... não sei se 2000 míudos armados (em parvos) chegarão para 15000 homens desarmados!... e as F-FDTL aquarteladas o que farão?

Anónimo disse...

Jornalista do Público acusa Xanana de Golpe de Estado

A responsabilidade de Portugal
Sou daqueles que acha que Portugal tem uma dívida a pagar pelo que se passa nas suas ex-colónias. Séculos de colonização incompetente (e encerrada tarde e más horas) não podiam ter gerado senão o que geraram: guerras civis, milhares de mortos, fome, corrupção em doses alucinantes, etc, etc, etc. Isto aplica-se, evidentemente, a Timor-Leste. Ali, à incompetência juntou-se também uma enorme cobardia (na II Guerra e em 1975). Sempre que uma potência bem armada ameaçou a ilha a primeira coisa que os portugueses pensaram foi em fugir o mais rapidamente que podiam. E se bem o pensaram melhor o fizeram. A história da presença portuguesa em Timor-Leste é, no essencial, a história de uma grande indignidade. Foi assim na colonização, foi em 1975 e foi nos anos seguintes. A situação só começou a mudar porque, no início da década de 90 (11 de Novembro de 1991), três jornalistas/activistas pró-Timor - Max Stahl, Alan Nairn e Amy Goodman - conseguiram pôr cá fora imagens do massacre de Santa Cruz. Aí, face à comoção global, o Governo português entendeu finalmente que não podia continuar a arrastar os pés na disputa diplomática que "mantinha" (na verdade não mantinha nada) com a Indonésia. Lisboa e o mundo inteiro perceberam então o que meia dúzia de lunáticos vinham a dizer há décadas, perante a indiferença geral: os timorenses não queriam mesmo ser indonésios.
Depois a situação evoluiu como toda a gente sabe que evoluiu. Vieram os prémios Nobel da Paz para Ramos Horta e D.Ximenes Belo. E, no primeiro mandato de António Guterres como primeiro-ministro (1995-1999), o Governo revelou-se capaz de explorar com grande sucesso a fragilidade diplomática internacional do regime ditatorial de Suharto (que caiu em 1998, num dia em que Portugal quase não deu por isso porque, provincianamente, estava muito mais ocupado com a abertura oficial da Expo).Conseguiu-se – e aqui é devida uma palavra de homenagem à mestria diplomática de Jaime Gama - a realização do referendo de autodeterminação – sendo que também não nos podemos esquecer de várias dezenas de funcionários heróicos das Nações Unidas que levaram a cabo (desarmados, note-se) um acto eleitoral num ambiente tremendamente hostil.
Não direi que Portugal se redimiu de toda a incompetência (e, volto a dizer, cobardia) com que lidou com Timor durante séculos. Mas esteve seguramente pela primeira vez à altura das suas responsabilidades históricas.
Esteve – mas convém que continue a estar. Hoje a evolução política de Timor-Leste chegou onde se já se suspeitava que iria chegar: o Presidente Xanana exigiu a demissão do primeiro-ministro Alkatiri. Ora isto confirma o que o próprio Alkatiri tinha denunciado: está em curso um golpe de Estado contra o primeiro-ministro legitimamente eleito.
Sei que a atitude mais natural em Portugal será uma grande irritação com a total irresponsabilidade que o corpo político timorense tem revelado.
É inevitável que pensemos: se os timorenses se quiserem suicidar enquanto país independente e até economicamente viável então que se suicidem – mas sozinhos, claro, que nós já cá temos, no nosso próprio país, problemas suficientes que nos apoquentem. Isto é a reacção emocional normal nestas alturas. Só que é uma reacção directamente proporcional à irresponsabilidade dos próprios timorenses (dos seus dirigentes) – não estando portanto à altura da responsabilidades históricas reassumidas por Portugal em toda a acção política que levou ao referendo de 1999 (e respectivas consequências, claro). Está portanto na altura de o Governo de Portugal se voltar a mostrar responsável. E mostrar-se responsável é, acima de tudo, fazer ver a Xanana Gusmão que o seu braço de ferro com Mari Alkatiri coloca Timor-Leste num clima de pré-guerra civil. Alguém esperará que Alkatiri leve a bem a sua demissão forçada? Alguém estará à espera que não se vingue? Alguém estará à espera que a poderosa Fretilin se deixe ficar sossegada? Alguém duvida que forçar o primeiro-ministro timorense a demitir-se é dar o passo em frente em direcção ao precipício?
João Pedro Henriques (jornalista do PÚBLICO, acompanhou a questão timorense desde 1991 até finais de 1999)
Luciano Alvarez Quarta-feira, Junho 21, 2006

Anónimo disse...

Ângela Carrascalão diz: Valha-nos o civismo das manifestações

Díli, destino-aventura
http://blogs.publico.pt/timor/




Vieram dos dez distritos do Loromonu (1) de Timor-Leste, as milhares de pessoas que se têm manifestado defronte do palácio do governo.Pois bem, ontem os de Loromonu, encheram a cidade, que passou a ser destino-aventura!Na ponte de Comoro, a fila chega quase ao aeroporto. Os militares malaios demoram algum tempo a revistar as viaturas, em particular as camionetas, táxis e autocarros.A meio caminho, há quem decida fazer meia volta e ir pela ribeira. É menos confortável, o caminho é mais poeirento mas, pelo menos, é um bocado mais rápido…até ao bairro Pité onde recomeça a agitação.As bermas das ruas enchem-se de pessoas curiosas a ver passar a manifestação barulhenta e munida de cartazes sugestivos e alusivos à crise.Nos cruzamentos de Díli, são as tropas australianas que controlam o trânsito, com os blindados atravessados bem no meio das ruas. E quem quiser passar para o outro lado da cidade, em direcção a Bidau ou à Areia Branca, terá de dar um volta incrivelmente longa. O calor da tarde aperta e é fácil perder-se a paciência com a lentidão do trânsito, num anda-pára cansativo.Dizia-se que vinham de Baucau, lá para os lados de Lorosae (2), outros tantos manifestantes dar o seu apoio ao Primeiro-Ministro demissionário. Consta que não chegaram a Díli porque alguém os reteve em Metinaro, como medida preventiva de um hipotético conflito entre os dois grupos com interesses opostos.
Entretanto, voltámos a viver sob um verdadeiro estado policial, com os olhos de uns literalmente postos no movimento de outros. Se, por um lado, há quem controle quem vai à manifestação, por outro há também os que evitam a saída de alguns titulares de cargos públicos mais ou menos importantes: como hoje, de manhã, por exemplo, quando um responsável administrativo de um distrito de Lorosae que pretendia apanhar o avião para Bali se viu impedido de viajar. O senhor bem tentou explicar a razão da sua ida, que ia em trabalho, mas não teve sorte nenhuma e ficou em terra.Ou como a demissão da assessora do primeiro-ministro Mari Alkatiri para a Promoção da Igualdade. Ao explicar os motivos da sua saída, de entre outros pontos, Micató – nome por que é conhecida Maria Domingas Alves - apontou o facto de ter tomado parte na manifestação incluída na Rede das Mulheres de que faz parte. E, obviamente, de ter sido vista…
Isto faz lembrar os tempos sob ocupação indonésia em que as pessoas tinham receio de trocar dois dedos de conversa em público com alguém “esquisito”, porque havia sempre um “Intel” por perto. Aqui e agora, os novos “Intel” têm outras caras e outros modos de actuação e ainda não ficámos em silêncio, mas já começámos a baixar o tom de voz… Fala-se muito mais em surdina! E os que falam alto, sabem que ficam marcados!A sensação com que se fica, é que virámos polícias uns dos outros. Que entrámos todos na paranóia colectiva de saber quem se associa a quem, quem está do lado de quem; daqui se conclui que, efectivamente, a democratização de Timor-Leste está bem longe de ser uma realidade interiorizada. Parece que ninguém está interessado em saber que a sua liberdade termina onde começa a liberdade do vizinho…Valha-nos ao menos o civismo com que têm decorrido as manifestações! Sem as imagens de santos e de Nossa Senhora (ai, Timor-Leste e o respeito pelo mistério, pelo inexplicável, pelas forças do além!) usadas no ano passado na manifestação da Igreja e cuja utilização se pode interpretar como forma de limitar e até evitar qualquer desvio na ordem estabelecida, ao menos que, este ano, seja o bom senso a evitar que a situação resvale para a violência…
(1), (2) - A utilização das palavras Lorosae e Loromonu foi hoje propositadamente usada porque passaram a politicamente incorrectas, havendo já quem prefira já o leste e o oeste, dos que fogem da designação que mais não era senão um marco geográfico provocando que, um dia destes estes sejam banidas definitivamente do léxico timorense. Há que relativizar a questão e reduzir o problema à sua real dimensão…
Angela Carrascalão Terça-feira, Junho 27, 2006

Anónimo disse...

José Ramos Horta ontem no meio dos manifestantes...

Lê-se no Diário de Notícias de hoje, em Lisboa:

"Na rua o ambiente é de histeria. Os jovens cantam, dançam, apitam, circulam em grande velocidade pelas ruas. Sempre sem incidentes. O ambiente está mais distendido. Muita gente sorri nas ruas. Os manifestantes, questionados sobre se vão voltar às suas terras, dizem que não: "A comissão organizadora ainda não deu ordens", afirma o senhor Antonino, de Same. Egídio Maia, de Ermera, confirma: "Vamos ficar mais uns dias, até que Alkatiri seja julgado pelos crimes que cometeu."

O major Tara, que encabeça a Frente Nacional Justiça e Paz, diz ao DN que "ninguém sairá de Díli enquanto o Presidente não dissolver o Parlamento".

Pelo meio, Ramos-Horta deslocou-se ao centro da manifestação, junto ao Palácio do Governo, e transmitiu as últimas notícias. Que Alkatiri já não era primeiro-ministro e que podiam continuar a protestar mas sem violência.

Pede mesmo para terem respeito pela Fretilin, que é um grande partido: "Dêem à Fretilin uma oportunidade."

Anónimo disse...

Tropas australianas estão a intimidar milahres de apoiantes da FRETILIN

manifestantes em Metinaro estão a ficar impacientes e querem entrar na cidade de Dili.

Tropas australianas estão em clara provocação aos timorenses que apoiam a FRETILIN e Mari Alkatiri.

Os militares reforçaram o numero de efectivos e estão atravessados na estrada principal mosrando todo o seu potencial bélico.

Helicópteros continuam a sobrevoar as quase 20 mil pessoas.

As tropas australianas estão a intimidar o povo de Timor-Leste em Metinaro

Anónimo disse...

Porque esta mentiras. Nao tems o numero para fazer o manifestação então está usar desculpas. Milhares mais provalvamente dezenas. Pobre FRETILIN mais manipulaçoes

Anónimo disse...

Nao queiram repetir o 1975. Existe agora uma diferenca fundamental. As Falintil-FDTL nao sao o braco armado da Fretilin. Se for necessario elas levantam-se mais uma vez para defender a integridade da nacao e desta vez duvido que seja para apoiar o Mari Alkatiri.

Anónimo disse...

Tradução:

Ouvi dizer que os apoiantes da FRETILIN farão uma contra-manifestação em Dili. É muito preocupante. Os líderes de Timor-Leste deviam resolver as suas diferenças através do diálogo e não em protstos de massas envolvendo pessoas que na sua maioria não têm conhecimentos políticos nem são activistas Isto leva a usar a ignorância política das pessoas para ganhos de uns poucos.

As mudanças do governo deviam somente seguir as regras da Constiuição. Qualquer outro método devia ser rejeitado.

........................

Sure... Está-se mesmo a ver. estes apoiantes do Alkatiri não jeito, não é?

Parecia tão simples dizer que a Fretilin não tinha apoiantes..

E agora senhor Presidente? Começa a ficar difícil dissolver o Parlamento ou vai pedir aos "amigos" que não os deixem entrar em Dili?

Manifestações só para alguns???

Anónimo disse...

I have always maintained that President Xanana is a man of peace and would never hurt a fly. He never wanted to be involved in politics, that's why he chose not become a candidate for president. Instead he wanted to devote the rest of his life to peace and artistic pleasures: becoming a pumpkin farmer, a poet, a painter a photographer and a head of family, a father for his young family. He had spent 25 years of his adult life either in the jungles or in prison in Cipinang. But he was pushed to the forefront of political games by opportunistic people, who realised that their only chance of gaining power is to ride on Xanana's back. People like Mario Carrascalao and Fernando Lasama actively pushed Xanana to become president. Lasama even pushed for a presidential system so that Xanana can have executive power and share it with them. President Xanana has been tricked into believing that he was indispensable in the new era of independence that he would be serving the people. Instead, he was being used and used to serve the political ambitions of others like Agio Pereira, Carrascalao brothers and Fernando Lasama. The Church and FRETILIN itself also used Xanana in some waus. Today Xanana is even pushed further to the point where he broke his own personal conviction and the Constitution of the Republic. He has come so far that he might be putting the people whom he so much loved and cared against each other. This in the belief that he is doing it to save the people. Now that Mari Alkatiri has resigned, should a bloody conflict emerge in Timor-Leste, it will be Xanana's own doing. Xanana, the warrior poet, the humanist, will have to answer to his conscience, to the people and to world.

I know Xanana personally and to those who have accused him of trying to overthrow the government or trying to divide the people, I can assure you that he is not the kind of person who have the heart for it. Xanana cries when he watches Finding Nemo and Hotel Rwanda. He even cries when an animal is tortured in front of him. He is a very emotional man, but not a weak man emotionally. His emotions represent his caring nature and his desire for peace and prosperity not just for the East Timorese but for the people of the world. Some said he is not Nelson Mandela and they are right. I think he is different from Nelson Mandela in many ways. One of them is that while Nelson Mandela is quick to eliminate his political opponents, and can confidently identify who his opponents are and whether if these people are using him, Xanan does the contrary due to his innate personal character. Xanana would instead choose to be close to his opponents and try to work with them and in many occasions, let himself be used by his opponents. But both Xanana and Mandela have one thing which they share, the desire to fight for justice, the desire for peace and their inner strength to show the world that they care.

President Xanana is doing his best to avoid Timor-Leste becoming a failed state, a state riddled with armed conflict. He is doing his best to the best of his knowledge. His trusting wife is standing there always beside him. A good sign that his family is united in times of grave personal crisis. Unfortunately, people are taking advantage of his current emotional vulnerability to further their own political ambitions. They are sacrificing Xanana mercilessly.

If you want to help Timor-Leste, you must help Xanana. The people love him as much as he loves the people. Send him letters of support. Tell him who his real enemies are. Tell him who his real friends are. It's not too late. Help Xanana to help Timor-Leste.

A close friend of Katuas X

Anónimo disse...

E os senhores Lobão e João Pedro da Fonseca ainda não foram a Metinaro confirmar o ajuntamento dos apoiantes da Fretilin? Nem a ABC acha que isso é de relatar? E dizem-se jornalistas? Ora!

Quem andou por Maubisse, pelas fazendas do Carrascalão, por Liquiça deveria - ao menos para salvar aparências - e já que as tropas Australianas não deixam os manifestantes vir a Dili irem eles ter com os manifestantes. Mas não. Não o farão. É que ordens são ordens e as ordens que eles têm é só cobrirem os "bons": os golpistas, os desertores e os garotos apoiantes do golpe dos Australianos e dos seus mentores: o PR e o ministro dos Estrangeiros.

Anónimo disse...

Timor-Leste: Conselho de Estado termina sem informação sobre temas debatidos


Díli, 27 Jun (Lusa) - A reunião do Conselho de Estado de Timor-Leste te rminou hoje, em Díli, sem que tivesse sido divulgada qualquer informação sobre o s temas debatidos.

A reunião do órgão de consulta do presidente timorense, Xanana Gusmão, a terceira desde 30 de Maio, foi convocada sem indicação de agenda, o que aconte ceu pela primeira vez.

O primeiro-ministro demissionário, Mari Alkatiri, não participou na reu nião por não ter sido convocado, segundo fonte do seu gabinete.

EL.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Acerca de 20.000 manifestantes
Fretilin perto de Metinaro,
alguem pode confirmar?


Cuidados, porque quando a Fretilin
acaba a paciencia
so podes ir na Fronteira a chamar
uma outra "integrasi".
Esta vez serà Darwin.

Anónimo disse...

Timor-Leste: Seis partidos oposição retiram confiança presidente do Parlamento


Díli, 27 Jun (Lusa) - Seis partidos da oposição timorense, com represen tação parlamentar, anunciaram hoje em Díli que retiram a sua "total confiança" a o presidente do Parlamento Nacional e rejeitam que Mari Alkatiri, primeiro-minis tro demissionário, reassuma o seu mandato de deputado.

Numa declaração lida aos jornalistas por João Gonçalves, do Partido Soc ial Democrata (PSD), sem direito a perguntas, os seis partidos denunciam o que a legam ser a "falta de capacidade e total incompetência" do presidente do Parlame nto, Francisco Guterres "Lu-Olo", durante os quatro anos da actual legislatura.

A "falta de liderança" de "Lu-Olo" contribuiu, alegam os seis partidos, para que o Parlamento Nacional "se transformasse numa instituição totalmente co ntrolada e dirigida pelo governo, perdendo assim a sua credibilidade institucion al e a confiança do povo que representa".

Relativamente ao demissionário primeiro-ministro Mari Alkatiri, que seg unda-feira se demitiu e anunciou ser sua intenção regressar ao Parlamento, os se is partidos rejeitam que recupere o lugar de deputado "enquanto não for ilibado em tribunal das acusações de que é alvo, de distribuição ilícita de armas a civi s, com o intuito de eliminar os seus oponentes políticos e partidários".

A declaração é assinada pelo Partido Democrático (sete deputados), Part ido Social Democrata (seis), Partido Socialista de Timor (um), Partido do Povo d e Timor (dois), União democrática Timorense (dois) e Klibur Oan Timor Assuain (K ota), dois deputados.

O parlamento timorense, onde a Fretilin elegeu 55 deputados, é constitu ído por 88 elementos

Anónimo disse...

Wainhira sira to´o mai husi Lososae, margarida ho nia amigo comunista sira, malai fretilin nian belun boot, sei halae ba rai liur. Sira hakarak ran nakfakar maibe ita timor oan mak sei mate tan dala ida. Sira nia ran sira sei hatot atu fila fali ba sira nia rai ka atu ba rai seluk hodi manan osan boot atu sira sei goja an iha lisboa nebaa. Ida nee mak sira hakarak. Sira lakoi atu ajuda ita. Sira mai ita nia rai atu ajuda comunismo iha mundo tomak. Loke matan timor oan!

Anónimo disse...

anonimo 5:00 -- o koalia barak2 maibe o mos laiha timor daudauk! ema hanesan imi ne ami hatene hotu. halo problema hosi dok deit, depois ami nia familia sira iha timor mak mate!!! imi halo politika tanba imi sei la hetan konsekuensia hosi politica nebe imi halo. imi ne mesak oportunista tantanan deit.

Anónimo disse...

PR E JHR tão com medo pois agora o povo tá se manifestando... e o PR k diz homem do povo k irá fazer tudo pelo nome do povo será que quer ir ter com os que estão em metinaro?? ou sera que tem medo de ser apedrejado como foi da outra vez??!! e que agora as tropas australianas tão com medo do que tem pela frente, que estão a intimidar o povo!!!!!
Que a voz do povo se deixe ouvir...

VIVA O POVO MAUBERE
VIVA A CONSTITUIÇÃO
VIVA A FRETILIN
VIVA MARI ALKATIRI
VIVA LU´OLO
VIVA O GOVERNO

TROPAS AUSSIES PARA CASA..

Anónimo disse...

Não vou dar VIVAs a ninguém, mas sim:

VIVA A DEMOCRACIA!
VIVA O RESPEITO PELA LEI E PELA CONSTITUIÇÃO!
VIVA O POVO MARTIRIZADO!
FOGO AOS TRAIDORES!!!

Anónimo disse...

Tem feito asneiras atras de asneiras e querem fazer mais asneiras. O PR com medo? Se fosse o caso nao tinha liderado uma luta armada durante 24 anos e mesmo quando estava na prisao.

Agora que se diga as verdades se das vossas accoes resultar mesmo o tal derramamento de sangue como o camarada Mari Alkatiri sempre preconizou, as responsabilidades vao ficar nas vossas maos e vao selar de uma vez por todas a morte do historico partido fretilin.

Nem as armas que os vossos dois camaradas Rogerio e Mari distribuiram vos vai valer.

E quando tudo passar vao todos parar na piltra e deve-se fazer umas revisoes constitucionais para legalizar a pena de morte.

Porque para sedentos de sangue como voces estao se a mostrar so vos resta o descanso eterno para nao causarem mais sofrimento ao povo que bem merece viver em paz do que ver sanguessugas como voces a clamarem pelo seu sangue.

Anónimo disse...

Timor-Leste: Líderes FRETILIN tentam evitar entrada em Díli de 10 mil apoiantes


Hera, Timor-Leste, 27 Jun (Lusa) - O presidente da FRETILIN, Francisco Guterres "Lu-Olo", pediu hoje a mais de 10 mil apoiantes do partido para que não entrem em Díli para evitar confrontos com os manifestantes anti-governo que se encontram na capital timorense.

"Lu-Olo", que também preside ao Parlamento Nacional, falou aos apoiante s da FRETILIN na zona de Hera, a cerca de uma dezena de quilómetros a leste de D íli.

Francisco Guterres "Lu-Olo" dirigiu-se para o local depois de terminado o Conselho de Estado, juntando-se ao líder da FRETILIN e primeiro-ministro demi ssionário, Mari Alkatiri, que não participou na reunião daquele órgão de consult a do Presidente da República.

Os apoiantes de Alkatiri, que estavam concentrados em Metinaro, a 40 qu ilómetros a leste de Díli, aproximaram-se hoje da capital, viajando em mais de d uas centenas de camiões.

Um dos organizadores da marcha, Francisco Faustino Vieira, de Baucau, g arantiu à Lusa que os manifestantes pretendem entrar em Díli para "entregar uma petição ao Presidente da República a exigir a anulação da demissão do primeiro-m inistro".

Exigem também que "os líderes timorenses se juntem para falar e resolve r a crise", acrescentou.

A estrada onde se encontram os manifestantes está cortada e a fila de v iaturas estende-se por quatro quilómetros, segundo Francisco Faustino Vieira.

Dois helicópteros das forças armadas australianas têm estado a sobrevoa r a zona onde se encontram os apoiantes de Alkatiri.

Além das respectivas escoltas pessoais, Alkatiri está acompanhado de um a escolta de militares australianos, enquanto que "Lu-Olo" tem a seu lado milita res malaios.

EL/PNG.

Lusa/Fim

Anónimo disse...

Presidente - não se demita. Demita-o!

É o teor de um sms que acabo de enviar ao Presidente Xanana!
Interferência nos assuntos internos, acusar-me-ão.
Eu não sou governo, sou deputada, cidadã portuguesa e amiga de Timor Leste. Trabalhei muito por ver o povo de Timor Leste livre e independente e não vou assistir impávida a que um punhado de casmurros de matriz totalitária precipitem de novo o país no caos.
"Interferi" muito, antes, por Timor Leste e não me arrependo.
É preciso que em Portugal se entenda que Mari Alkatiri até hoje não juntou os milhares de manifestantes da FRETILIN, que diz estar a reter para não provocar mais perturbações, pura e simplesmente porque não os tem.
Os militantes de base da FRETILIN são quem está mais desapontado com os falhanços deste governo. Alguns membros do governo também o sabem - e por isso se estão a demitir.
Vejam o que disse a Micató, Domingas Alves, uma militante da FRETILIN que se destacou na resistência no interior durante a opressão indonésia, quando se demitiu ontem do cargo de conselheira do PM para a igualdade das mulheres.
Os militantes da FRETILIN que estão próximos do povo sabem bem que o povo - por justas e injustas razões - odeia Mari Alkatiri e outros membros do seu governo. Sabem bem que muitos e graves erros foram cometidos, que inviabilizam que Mari Alkatiri continue à frente da governação. Eles não podem deixar que a obstinação de um punhado de gente arrogante e desligada da realidade arraste mais o país para o caos.
[Publicado por AG] 25.6.06

Publicado pela deputada do Partido Socialista português, eurodeputada - Ana Gomes

Anónimo disse...

Mais um Anónimo (agora o das 5:35 PM) a fazer o mal e a caramunha. Os desertores é que atiraram contra os seus camaradas de armas, matando-os, os gangs que eles comandam nas ruas (é ver o Tara à frente dos garotos) é que lançam o caos (e bombinhas incendiárias contra carros, casas, lojas e edifícios públicos) Mas depois chamam "sedentos de sangie" a quem eles perseguem, mas a quem dizem que "resta o eterno descanso". Fazem o mal e a caramunha, andam nas ruas a gritar viva a morte, pintados de branco, mas as vítimas dos seus desmandos são chamados de "sanguessugas". Já vimos esta cena tanta vez que só os que não querem ver é que não percebem.

Anónimo disse...

Deputada portuguesa ingere em assuntos de política interna timorense

Ana Gomes não existe. Esta senhora não mede os meios para atingir os fins.

É digna de repúdio!

É digna de comentário político do seu partido, o PS será esta a posição do Partido Socialista de Portugal?

Esta senhora é que está a apresentar relatórios ao Parlamento Europeu sobre Timor-Leste. Qual a independência desta senhora neste processo?

É só rir, é só rir das figuras tristes desta senhora.

Senhor Secretário-Geral do PS

José Sócrates Carvalho Pinto de Sousa

Diga-nos, é esta a posição do seu partido? é esta a posição do seu governo? é esta a representação imparcial junto do parlamento europeu?

Anónimo disse...

Povo de Timor sai à rua para defender a Soberania e as instituições... Xanana Gusmão vai ficar isolado!

A FRETILIN está a mostrar a sua força e a sua maturidade democrática.

Os cerca de 20 mil apoiantes da FRETILIN estão a regressar a Metinaro e amanhã poderão entrar em Dili.

Amanhã serão 30 mil e mais e mais e mais!

Mas não são 20 ou 30 mil crianças, vadios e bandidos. São POVO de Timor-Leste, maduros e sabedores dos seus direitos.

Senhor presidente XANANA está num beco sem saída. Avance coma dissoluação, vá at´ao fim! Leve o seu Povo para a guerra, continue.

Saiba que o Povo de Timor não dorme!

Qual vai ser a sua posição com estes manifestantes? Também vai até lá com a sua mulher australiana fazer umas festinhas na cara daqueles que está a ignorar e a prejudicar em nome da mentira?

Seja coerente, seja estadista - isso será difícl, pois não sabe o que isso é - respeite o Povo.

Há uns dias disse perante os jornalistas que "o povo de timor quando as coisas estão mal sabe corrigir o que quer" pois é a verdade é que este é o povo de Timor-Leste que grita pela justiça que o senhor lhes está a retirar.

Anónimo disse...

No passado, os indonésios chamavam GPK aos que tinham a legitimidade da indignacao e da contestacao, e lutaram e morreram pela Patria ... agora, chamam-lhes os "sedentos de sangue" ... o aluno aprendeu!

Ainda vai fazer que Suharto, Zacky Anwar, e tantos outros, pareçam meninos de coro.

Claro que foram prorrogadas as medidas de emergência no Conselho de estado! Alguém esperava algo diferente?

Eram as tais medidas que iriam permitir ao Presidente manter a 'ordem e a segurança' que o Governo não conseguiu manter. Lembram-se?

Pois é, conjugam-se lentamente as peças previsíveis.

A seguir, virão a acumulação de outros poderes e, devegarinho, o comandante ditador revela-se.

Sr. Ramos-Horta (títulos: ex-Ministro-de-Estado-e-dos-Negócios-Estrangeiros-e-Cooperação-e-da-Defesa-e-demissionário-de-todos-estes-cargos-ora-mais-conhecido- por-Avo-e-Pai-do-grande-colunista-Loro-Horta-e-ex-esposo-da-potencial-futura-patroa-e-ex-pedinte-da-representação-pessoal-do-ex-comandante-da-ex-guerrilha-e-ex-confidente-do-PR-e-futuro-excomungado-pela-Igreja-por-comungar-herejemente-sem-confissão-prévia) julga que o PR não o vaio deixar cair?

Ontem pedia aos manifestantes - aliás bem enquadrado pelo Patrão Tara que cuidava das suas costas - que compreendessem a necessidade de não dissolver o Parlamento ... apenas um preceito que até iria ao encontro do estipulado na Constituição - lembram-se dela???!!

Ninguém o ouviu ... usaram-no para fazer o golpe ... agora também vai cair. Dê graças ao seu Ego de macho (palavras suas no Australian) que não o deixam ver a realidade cega pela ambição.

PS: alguém sabe que a manifestação da Fretilin - às portas de Dili e impedida de entrar - é a única que nos últimos dois meses, tem a autorização legal para ser realizada?

Anónimo disse...

E o casal de procuradores... estao a investigar os inimigos ainda... Lobato e sua turma... por que nao estao a investigar todos?

Anónimo disse...

Todos reconhecemos e agradecemos o que a Dra. Ana Gomes fez por Timor leste. Reconheço e aprecio também a sua impulsividade na defesa de causas que acha justas. Mas a verdade é que a Dra. Ana Gomes nunca viveu e trabalhou em Timor leste, dia a dia com as instituições do pais, ainda em formação, e com um povo ainda com marcas profundas de trauma pos-conflito. Por isso devia ser mais cautelosa a tirar conclusões apressadas sobre o caracter das pessoas e dos timorenses. E ja agora também nao lhe fica bem recorrer ao insulto baixo como o fez em relação ao Malai Azul. Caiu na mesma armadilha de que o acusava.
Mais uma vez, seria bom que todos tivessem um pouco mais de calma.
Obrigada aos criadores do blog que criaram um espaço para todos os que amam e se preocupam com timor...

Anónimo disse...

ambiente pesado...

O ambiente de "escuta" está a agravar-se junto dos portugueses que estão em Timor-Leste.

No Hotel Timor é cada vez mais notória a forma hostil como activistas e australianos se mostram em claro ambiente de "escuta conversa" ameaçador às pessoas que frequentam o Hotel Timor.

Tomar um café e conversar com um amigo é cada vez mais uma "missão perigosa".

Do que terão medo estes senhores e senhoras?

Há já quem tenha recebido ameaças à sua própria vida, quer em língua portuguesa quer em inglês, porque supostamente estão a ingerir na vida interna política do país?! - é para rir, não acham...

Ninguém põe cobro a isto?

Anónimo disse...

Alguém me pode indicar onde posso encontrar o discurso integral de Xanana do dia 22 de Junho em Tétum e traduzido para Português?

Antecipadamente agradecido

Anónimo disse...

XG nunca fez nada pelo país.... tava preso e nao dava ordens nenhumas... recebia putas em casa, aprendia o bahasa, ajudava os outros partidos e ainda formou outros partidos... portanto nao venham agora dizer k ele fez mto pelo país.... do JHR nem vale a pena dizer mais nada... viagens k nunca acabam, kntos passaportes ele tem para viajar, kntas propriedades ele tera k lhe foram oferecidas e mais uma data de coisas, sem falar k sorri a mtos e por outro lado dá uma facada nas costas ..... uma coisa, ambos são uns vendidos e por baixo são conprados....

Anónimo disse...

o sr. presidente.. agora k o povo tá lá em metinaro e hera não vai lá com a sua esposinha aussie falar com eles??? ñ vai mostrar os seus dentes?? ñ vai dar chapadinhas na face dakeles k organizaram esta manifestação?? e sr. MNEC/MD ñ os vais falar também?' ñ os vais dizer k podem fazer a manifestação sem violências, k também podem saltar, cantar, partir as casas e queima-las e os aussies vão lá "observar" e que eles também os vão dar armas pra fazer isso?? ... e a corda mais se aperta em torno dos vossos pescoços

Anónimo disse...

E pa a malta esta a ficar transtornada ao ponto do histerismo.
O Xanana nao fez nada por Timor, o Ramos Horta idem blablablabla?

Juizo e do que precisam! Nao tarda vao dizer que foi o maun boot Mari e que fez tudo?

Onde isto ja vai? E muito triste!

Anónimo disse...

só pra continuar.. o maun boot mari nao fez tudo, mas trabalhou fora pra k os internacionais pudessem enxergar melhor o k c estava a passar em timor-leste.. o jrh tambem fez a sua parte... mas tou a falar agora... já k há outros k dizem k o mari ñ fez nada e k teve na boa vida em maputo... já agora o jrh tambem ñ teve boa vida kndo teve fora?? e o xanana tambem ñ tinha a boa vida na prisão domiciliária??

Anónimo disse...

boa vida na prisao? Voce devia era ir para a prisao para ver o que custa perder a liberdade. Entao nao foi pela liberdade que tantos timporenses morreram? E acha que perder a liberdade ate e uma coisa boa?
Pfff...

Anónimo disse...

Ninguém é héroi na luta da libertação da pátria e do povo maubere. Ninguém! Os heróis são mortos defendendo a pátria e o povo. Estamos hoje vivos e a gozar com esta liberdade porque os verdadeiros heróis deram as suas vidas, sacrificaram-se. O Xanana Gusmão é um lider, mas não é o herói libertador da patria. Não comparem-no com os heróis tombados. Isto é uma injustiça contra os verdadeiros heróis.

Anónimo disse...

e tu por acaso sabes k tipo de vida é k xanana tinha na prisão?? eu tive na prisao e nao foi domiciliária nao.. e em comparação ao que xanana teve na prisao eu até diria que era paraíso ouviste...

Anónimo disse...

Xanana fez aquilo que foi feito em prol de Timor graças a FRETILIN. A decisão de despartidarizar as FALINTIL, a criação do CNRM... teve como suporte a FRETILIN. Quem mais procurou prolongar o processo foi a UDT... Mas Xanana habituou-se mandar e quando chegou a vez dos partidos ele simplesmente não aceitou...! Ainda mais FRETILIN e Alkatiri... um duro com projecto! Isso caiu-lhe mal a ele e os opositores da FRETILIN. Por isso teve que orquestrar esta suposta crise com a conivência dos Austrália para acabar com a FRETILIN. Sabem ou sempre souberam que na próxima eleição iriam perder caso o processo corra normalmente!

Este é o facto!

Anónimo disse...

o X fodia as putas javanesas diariamente, isto sei eu. pergunta la a dona Kirsty, porque é que no ano passado ela fugiu com os filshos para as ilhas de Fiji? não foi porque o marido X meteu-se com a criada?

temos o palácio das cinzas porque a nossa nação é pobre. mas o X a mulher e os filhos vivem num palácio la em Balibar que custou centenas de dolares US para construir. X tem casas em Darwin e Cairns!

e o nosso companheiro Horta anda por um lado e outro a engatar rapazes e raparigas jovens... isto muita gente sabe.... a NM tambem sabe, a IA tambem sabe....

Anónimo disse...

Estas conversas estao cada vez mais sujas e so da para perceber o vosso desespero!

Da mesmo para ver que afinal voces tem muito a perder se o Xanana for avante com esta "reforma".

Bem disse ele que as prisoes teriam que ser esvaziadas para acomodar os novos hospedes que cometeram maiores crimes e tem vindo a ficar ricos estes ultimos anos a custa do povo.

Estas calunias sao muito reveladoras das pessoas que as fazem.

Anónimo disse...

são líderes democratas mas golpistas que timor-leste tem! Xanana soube aproveitar-se da imagem para manipular e atacar as suas presas...! Há alguma moral e ética nisso? Triste quando vê o homem chora! Parece uma criancinha! Tudo não passa de teatro!

Anónimo disse...

uma investigacao internacional esta a andar...... aguardamos os resultados e veremos, que tal? Alkatiri ja e um demonio perante o povo, sera que o X e RH sao os santinhos como algumas pessoas pensam? amigos, veremos......

Anónimo disse...

Aquilo que dizem sobre Xanana e Horta são verdades! Em timor se houvesse revistas cor-de-rosa, tipo 24 horas em portugal... os dois ocupariam diariamente as primeiras páginas...com amoralidade que praticam!

Anónimo disse...

As calunias, ameaças e baixarias vêem das duas facções - é assim a natureza humana, nada a fazer.
À semelhança do PR e do ex-PM, os repectivos partidários estão-se a passar um nadinha...
É saudavel que se exponham aqui idéias e opiniões diferentes mas que haja alguma contenção e sobretudo, construtivismo.

Anónimo disse...

Eu gostaria dar um comentario ao João Pedro Henriques (jornalista do PÚBLICO, acompanhou a questão timorense desde 1991 até finais de 1999.
Luciano Alvarez Quarta-feira, Junho 21, 2006

Acho que o sr está coreceto em alguns aspectos da sua analise sobre a situação de Timor, mas esquçeu-se de analizar quais são as consequências da distribuição das armas aos civis pelo Ministro do Interior e/ este governo liderado pelo Mari Alkatiri. Conforme a acusação do PR no discurso a Nação escrita em Tetum dizia que, a distribuição armas aos civis sobretudo aos militantes (ex-Guerrileiros) com uma força secreta que se insere no Partido do Poder. Ora bem, será que isto é legítimo num País democrático ou pelo contrário é um crime. O problema não levar a bem/mal, ficar sossegado/não ou vingar. Aquilo que esta acontecer é consequências daquilo que tem feito na sua governação.
Penso que os SR. tem vindo acompanhar a situação se Timor mas adormeceu-se de analisar a questão fundamental mais recentes.

Anónimo disse...

Isto faz parte da bestialidade humana... O homem e constituido por duas partes: Racional e Irracional. Esta irracionalidade que os desesperados estao a demonstrar... porque na realidade o verdadeiro povo timorense sofredor esta ganhando a vitoria...

Anónimo disse...

concordo! os ultimos suspiros sao sempre os mais violentos, mas ultimos na mesma.

Anónimo disse...

Só se espera que Xanana e Horta depois de terem passado por herois da independencia de Timor, não venham agora a ser reconhecidos como aqueles que comprometem Timor como uma nação independente, soberana e democrática.

Mas infelizmente parece ser isso o que está a acontecer...

Será que pensam que conseguem enganar tudo e todos?

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.