sábado, junho 24, 2006

Dos leitores

Devido obviamente à crise que os próprios timorenses não resolviam - e quem a deveria ter resolvido atempadamente? Assim, quando os aussies chegaram não chegaram à toa. Em vez de terem feito a vontade a um Governo apressaram-se a colocar-se estrategicamente junto daqueles que afinal poderiam fazer descambar as coisas. Foram para Maubisse guardar os "rebeldes"? Ainda bem, assim ficou com mão nos mesmos e com a impossibilidade de outros fazerem o que quer que fosse.

Lamentavelmente Dili ardeu com todo o género de arruaceiros que queimavam dum lado ou outros arruaceiros queimavam do outro. Que se descubram e investiguem os crimes de sangue e todos os que por Lei possam ser sancionados. Mas entre isso e ter acontecido o inverso em que os meninos do continente viessem e se prostassem em Dili a defender as estruturas e o resto do país poder ficar ele também em caos. Talvez tenha sido melhor assim.

Agora sigam as investigações e unam-se, pois se não querem então que a teoria da manipulação que os estrangeiros sempre espreitam ainda para mais com o ouro negro, só têm é que estar alerta e vigilantes como dizia Mari Alkatiri.

É preciso é que o povo volte para os seus locais e uma vez mais que sejam ajudados em larga escala a reconstruir o destruído, que sejam ajudados a sarar as feridas e nunca, jamais levantarem-se uns contra os outros.

Impotentes ao longe muitos e muitas angustiados estiveram uma vez mais por vocês. A maioria uma vez mais silenciosa por não perceber PORQUÊ, mas não tenham dúvidas nenhumas COM VOCÊS fossem lá vocês cor-de-rosa, amarelos, azuis, brancos, pretos, cor de burro quando foge como aqui no blog apareceu alguém com esse "nome", MUITA gente esteve minuto a minuto com vocês! Imagino a quantidade de gente que nunca disse nada e ficou certamente a olhar perdidos para o monitor. Nada disto vos ajudava ou ajuda mas foi assim que também estive, com refresh refresh... muda de janela, manda mails, questiona, acorda um amigo, acorda uma amiga e sempre a pergunta: sabes de alguma coisa. O Zé está bem?

Sem lamechas mas isso acontece.

Abraço amigo a TODOS!

4 comentários:

Anónimo disse...

Xanana Gusmão está a mostrar ao mundo quem é

É impressionante o que se passa por aqui.

Desertores, pessoas que cometeram, à luz da Lei crimes graves contra o Estado, passearem-se impunemente pelas ruas da cidade, darem conferências de imprensa, "fecharem" o Parlamento, ameaçarem a segurança de pessoas em cargos institucionais, e o senhor presidente da República, apenas lhes dedicar protecção, sorrisos e festinhas corporais.

É uma vergonha ao que se assiste.

Xanana Gusmão mostrou em definitivo o seu atentado à Constituição da República ao afirmar ontem aos manifestantes apoiados por si que: "Falhámos em garantir a vossa estabilidade, mas com a vossa esperteza ganhámos esta guerra".

Meus senhores, mais palavras para quê? Mais análises para quê? Mais desculpas esfarrapadas para quê?

A verdade está aos olhos do mundo!

Anónimo disse...

tio horta seja la um pouco deiscreto pelo menos.....a ambicao e demais k ja nao consegues esconder....poxa...agora keres voltar para Fretilin??para k??para substitueres o PM?? "LA HETAN BOY" como os timoreses diriam......

Primeiro vela se tens juizo com as tuas namoradas e acabas o teu curso la na universidade...porque como "premio nobel da paz" tu ja nao mostras-me nada de nada...kade a paz??

disseste na entervista ao "4 corners" k se tivesse no lugar do PM e tivesse 10% de manifestantes k tao agora a protestar para a demissao ao PM Alkatiri, tu k tens honra irias-te demitir??what kinda of HONOR is that??

and this is the reason you will never become the Prime Minister of a country freed from corruption and idiotic politicians like u and your friends from aussie land...damn ur honor Mr. "Rabus" Horta and "Xoxota" Gusmao...these are the names ppl are calling you two these days....

Anónimo disse...

Meus Senhores, pelo seu comentario da-me a entender que voce esta com dores de barriga ou de cabeça... Isto talvez é ja sintomas de "stress" e isto pode conduzir para a frustaçao... O optimo concelho que queria propor à voce é: ir depressa aos medicos cubanos (caso estiver em Dili/Timor Leste) ou ao seu medico pessoal no sitio onde se encontra... para um calmente... Sendo timorense, nao quero que voce (meu irmao ou minha irma) timorense esta vivendo uma condiçao de frustaçao ao ver esta situçao assim virada para Xanana Gusmao...como dantes no tempo da ocupaçao Indonesia... muito s doa indonesios se tornaram loucos ... e até muito s se suicidaram por causa da frustaçao, stress e medo...

Caros anonimos, imediatamente vai depressa aos doutores cubanos... cuidada pode agravar-se a sua doença de stress e frustaçao.... ja-ja---ja---

Sábado, Junho 24, 2006 6:34:00 PM

Anónimo disse...

Vejam também a notícia da ABC que tomei a iniciativa de traduzir, mas podem ler o original. (link abaixo).
Nao se preocupe margarida não quero a sua posição de tradutora oficial do timor-online. Estou somente a dar-lhe uma pequena ajuda.


Tradução:

Lobato implica Alkatiri nas alegações do “esquadrão da morte”

By Anne Barker in Dili and Reuters

O antigo ministro do interior de Timor-Leste, Rogerio Lobato, implicou diretamente o Primeiro Ministro Mari Alkatiri nas alegações de que eles tinha recrutado um grupo de milicias civis.

Lobato encara quatro acusações sobre alegações de ter fornecido armas à um esquadrão de morte civil para eliminar os oponentes do Dr Alkatiri.

O líder do grupo, Coronel Railos, alegou que Lobato estivera a agir sob ordens do Primeiro Ministro e que ele e o seus homens tinham-se encontrado com o Dr. Alkatiri a 7 de Maio, altura em que foi discutido essa questão.

A ABC confirmou já que o testemunho de Lobato em tribunal confirma a história de Coronel Railos.

Ele disse aos investigadores que o Dr Alkatiri tinha total conhecimento do plano, algo que o Primeiro Ministro tem consistentemente vindo a negar.

Esta noite, o Dr Alkatiri resiste a pedidos de sua resignação apesar de uma ameaça do Presidente Xanana Gusmão de que iria demitir-se caso o Primeiro Ministro se recuse a o fazer.

O Ministro de Negócios Estrangeiros, Alexander Downer, disse não ser claro o alcance dos poderes políticos do Presidente Gusmão na constituição de Timor-Leste.

"Nesta Constituição, nenhum tem o poder especial ou esmagador," retorquiu.

"Portanto é uma Constituição de Balanço do Poder, o que faz com que uma situação destas, toda a questão, seja difícil de resolver legal e constitucionalmente."

Ele diz que a Australia não tem algum controle sobre a possibilidade de o Dr Alkatiri se resignar ou não durante as investigações sobre as alegações contra a sua pessoa.

"Quais ligações existem entre o que ele alegadamente fez e o Primeiro Ministro e quão verdadeiras são algumas dessas alegações feitas contra o Primeiro Ministro, são questões que os Timorenses irão ter que investigar,” disse.

http://www.abc.net.au/news/newsitems/200606/s1670626.htm

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.