sábado, junho 24, 2006

Dos leitores

Esta história do "esquadrão" de "ataque" para uns e da "morte" para outros está cada vez mais mal contada e com a versão da Ana Gomes ainda fica mais embrulhada. Porque ela diz que isso à muito se sabia, que várias vezes conversou sobre isso com ministros e com o PM até já à algumas semanas, pela última vez.

Presumo que com o amigo Xanana até já à anos teria conversado… Como se compreende então o invocado “choque” do PR que o levou logo após a reportagem da “Four Corners” da ABC a mandar a cassete acompanhada da carta “ou sais tu ou saio eu?

É que não existem choques ao retardador! E assim, com a ajuda da Ana Gomes lá se vai o alibi do Xanana...

1 comentário:

Anónimo disse...

O controverso procurador Longuinhos

A investigação internacional sobre os alegados crimes cometidos por Rogério Lobato, enquanto ministro do Interior de Timor-Leste, corre o risco de vir a ser prejudicada pelo próprio procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro, de acordo com fontes ligadas ao processo.

O responsável máximo pelo Ministério Público timorense é visto como uma figura controversa em Dili. Em momentos anteriores à ordem de prisão domiciliária de Rogério Lobato, Longuinhos Monteiro terá demonstrado uma atitude de subserviência em relação ao antigo ministro – apesar de não depender dele formalmente – pondo em causa a sua independência enquanto magistrado.

A delicadeza da situação está a obrigar a que as relações entre a missão da ONU no país – incluindo o seu representante máximo, Sukehiro Hasegawa – e o Ministério Público sejam geridas de forma muito atenta e cuidadosa, sobretudo para evitar fugas de informação comprometedoras.

Longuinhos Monteiro não é um procurador convencional. Ao contrário dos restantes magistrados, costuma andar armado de pistola à cintura, sendo considerado um homem duro e violento. Várias pessoas com quem o Expresso contactou em Dili mencionam o seu desejo em ser o comandante-geral da Polícia Nacional de Timor-Leste (PNTL) , lugar ainda ocupado por Paulo Martins.

Um episódio recente agravou a apreensão que existe no meio judicial de Dili em torno da sua figura: nas últimas semanas e em duas ocasiões públicas, Longuinhos dez questão de afirmar que matou pessoalmente cinco militares durante o período mais caótico que se viveu na capital de Timor-Leste, entre 22 e 25 de Maio.

O procurador terá disparado contra os elementos das forças armadas depois de o seu carro ter sido atacado e de um dos seus seguranças ter sido morto a tiro.

Micael Pereira, Expresso, 24 Junho 2006

PS: Como já é habitual mais uma vez os compradores do Expresso saíram defraudados. A entrevista a Ana Pessoa não foi publicada na edição impressa, à semelhança da entrevista com o Mari Alkatiri...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.