quarta-feira, maio 31, 2006

Leitores

"O conhecimento sobre quem (pessoas ou organizações) não abandona Timor nas actuais circunstâncias é decisivo como contributo fundamental para voltar a repor o que é possível da vida no país.

Contudo, e não apenas em razão de critérios informativos, não aproveita a ninguém, nem à situação real, essas informações não serem rigorosas.

No caso da CEM de Macau, por exemplo, sendo quase um milagre que, nas actuais condições, tenha conseguido manter o essencial das suas atribuições contratuais, e sem que se tenham verificado, até ao momento, ruputuras significativas do fornecimento de energia eléctrica, a verdade é que já não o faz com os nove elementos que compunham o seu staff. Alguns deles, e por razões diversas, já tiveram (ou decidiram) de abandonar Timor.

Alguma vez, o rigor da verdade das coisas, terá de ser a regra, também em Timor. E é sempre o momento de começar. Mesmo que não pareça ser de imediato, algum dia, os timorenses hão-de agradecer. "


NOTA: existem 3 elementos da direcção da CEM de férias e não abandonaram o país.

1 comentário:

Anónimo disse...

Por favor Malai Azul. Não insista! Tudo o que não se precisa, nesta ocasião, é entrarmos em confirmações e mais confirmações. E, muito menos, chagar à fulanização dos procedimentos. Aliás, o caso do contrato de gestão da EDTL, há-de vir a ser, se se quiser compreender a construção difícil e complexa de Timor, um indispensável "case study". Não concorda? Mas isso não é, por ora, o mais importante que é preciso fazer. Agora, o que é útil começar é não aceder a tapar os olhos com nenhuma peneira dispensável.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.