quarta-feira, maio 31, 2006

Leitores

Uma saudação especial ao Brigadeiro-General Taur Matan Ruak.

Homem íntegro, honesto, de elevada dignidade, profunda humildade, vontade inquebrantável de defender 'Pátria e Povo', a Constituição e o Estado de Timor-Leste pelo quais lutou durante 25 longos anos.

Estimado General Ruak: a luta ainda não terminou mas confiamos na sua inteligência e sensatez.

É um exemplo a seguir.

Estamos com consigo, os valorosos e disciplinados membros das F-FDTL que honram a história das gloriosas Falintil.

9 comentários:

Anónimo disse...

Acho bem que repesquem comentários da madrugada e os tornem post's... é sintomático. Convinha era haver mais análise e sobretudo menos parcialidade.

Anónimo disse...

Ó minha gente?! Que se passa em Timor-Leste? Os bloguistas estão todos a jantar no Carlos, ou quê?

Anónimo disse...

Este blog é pró alkatiri nota-se perfeitamente

Anónimo disse...

Pois... provavelmente não há bloguistas (alguns com acesso priviligeado...) em Timor-Leste. Já agora os refugiados jantaram? No Carlos não, certamente. Dili está calma? Pelo que transparece aqui assim parece. Desmintam se assim não for.

Anónimo disse...

Os comentários apenas de constatação não chegam para equilibrar entre os "prós" e os "contras". Nem é isso que evidentemente este blog pretende. Seria mais eficaz só deixar os comentários convenientes e não deixar entrar os restantes. Bem como a técnica de "limpar" com introdução de post's que eram comentários da madrugada seria de louvar caso não fossem o acentuar de um blog totalmente pró... a introdução do blog denota-o:

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer..."

Que se está de facto a passar? Este blog é essencial sim, sem dúvida. No mínimo para se ver a tendência e a forma copmo ataca ela própria a PR bem como o MNE... e venha daí quantos se lhe opôrem! Tão giro, porque não surgiu essa correia de transmissão quando os problemas começaram a surgir? Tinha sido preventivo.

Anónimo disse...

Mais uma vez se pergunta: o que `^em estes comentários a ver com a informação supostamente comentada.

E, á agora, se este Blog é correia de transmissão, pró-isto e aquilo, criem o vosso próprio e informem-se mutuamente.

E, já agora, divirtam-se.

Anónimo disse...

Como timorense o General Taur Matan Ruak sempre mereceu, no passado, a minha grande admiracao pela batalha que travou em prol do povo timorense.
Infelizmente, desta vez pecou gravemente e de certa forma deixou manchar o nome das valorosas e gloriosas Falintil de outrora.

O seu pecado foi de permitir que a sua grande amizade pessoal com o Ministro de Defesa turvasse o seu bom senso.

Ainda me recordo em 1999 um comandante Taur nas montanhas, que hoje o Maj. Reinaldo ocupa, frustrado por nao poder acudir o povo que prometera defender. Nao pode acudir porque apos intensas discussoes por telefone satelite com Xanana Gusmao, seu encarcerado comandante, acatou o seu pedido de nao proporcionar a indonesia aquilo que eles queriam. A aparencia de uma guerra civil que justificaria a continuada presenca do exercito indonesio e efetivamente poria termo a qualquer possibilidade de intervencao da forcas internacionais. Com a mais alta obediencia ao seu Comandante, testemunhou com amargura e frustracao os criminosos actos das TNI e suas milicias. Hoje timor e independente e livre do jugo indonesio.

Infelizmente, nao foi o que fez desta vez. Foi induzido ao erro de ignorar o seu ainda Comandante Supremo PR e acabou por acatar ordens ilegais (ver a lei organica das F-FDTL)do governo para desferir golpes mortais `aquele povo que sempre ate a data soube defender (28Abril Taci-tolu).
Mas nao perdi ainda completamente a esperanca no General Taur Matan Ruak. Acredito que seja ainda um "homem íntegro, honesto, de elevada dignidade, profunda humildade, vontade inquebrantável(e capaz de mais uma vez saber) defender 'Pátria e Povo'".
Serao precisamente essas qualidades que espero permitir-lhe-ao ter a coragem de admitir o grande erro que foi "taci-tolu", submeter obediciencia ao Seu Comandante Supremo e dessa forma reconquistar a admiracao de todos os timorenses.
Forca General Taur Matan Ruak, seja mais uma vez um exemplo vivo de humildade e abnegacao que e aquilo que o PM de muito precisa.

Anónimo disse...

Apoiado e muito bem dito!
Concordo plenamente com este último comentário!
E quem fala assim não é gago...

Anónimo disse...

Obrigado anonimo! pelos vistos ha outros que pensam como eu.

HanoinTokBa

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.