quarta-feira, maio 31, 2006

Leitores

Obrigado Malai Azul!

Fica, assim, claro que o PR assume "a responsabilidade principal nas áreas da defesa e segurança nacionais, na qualidade deComandante Supremo das Forças Armadas" e "em colaboração estreita e articulação permanente com o Primeiro-Ministro e o Presidente do Parlamento Nacional".

E que o faz num "quadro de colaboração e articulação reforçada que envolve as seguintes entidades:

Os Ministérios da Defesa e do Interior com as entidades e serviços deles dependentes:• Os Comandos das Falintil-FDTL e da PNTL, nos termos dos Decretos-Lei n.º 7 e n.º 8de 2004;

Os serviços de informação e segurança do Estado e o Gabinete de Crise, na dependência do Primeiro-Ministro, nos termos da Lei n.º 8 de 2003 e do Decreto Lein.º 7 de 2004" e - muito significativamente - "As Forças Internacionais de Defesa e Segurança presentes no Território Nacional por solicitação dos Órgãos de Soberania" de Timor-Leste.Fica também claro que o PR NÃO declarou o 'estado de sitio', mas que o poderá vir a fazer "em conformidade com os preceitos constitucionais devidos, designadamente, a necessária autorização prévia do Parlamento Nacional.

"Ou seja, nota-se uma extrema preocupação das instituições democráticas de Timor-Leste em respeitar, neste momento dificil e nestas circunstâncias excepcionais, os preceitos e os princípios da Constituição da RDTL.Será que esta declaração ainda foi traduzida para inglês ?

Ou que essa tradução não contém quaisquer erros crassos ou elementos que permitam a confusão do tal Kanguru Cage ? Could you check that, pls, Blue Malai ?

3 comentários:

Anónimo disse...

Lamenta-se que essa preocupação se manifeste de forma tão lenta!

Anónimo disse...

Atacado o quarto orgão de soberania de Timor Leste - o Tribunal de Recurso que exerce as funções de Supremo Tribunal e Constitucional foi vandalizado e saqueado.

Onde anda o exercito australiano?

E já agora como é que jovens que compõem gangs sabem onde estão os processos de 1999 na Procuradoria Geral? Se é que sabem o que são processos!

Anónimo disse...

"A actual prioridade de qualquer timorense é arranjar comida" -
Um timorense anonimo diz: "as forças internacionais não estão a proteger-nos"
noticia na RTP.

Porquê a inércia e passividade do Presidente da República?! As forças militares que se encontram no País não estão sob a sua responsabilidade?!

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.