segunda-feira, maio 29, 2006

Enviados da ONU na Presidência da República em Díli

"Timor-Leste, 29 Mai (Lusa) - O enviado especial da ONU a Timor- Leste, Ian Martin, e o chefe da missão das Nações Unidas no país, Sukehiro Hasegawa, chegaram hoje à Presidência da República em Díli, onde decorre uma reunião do Conselho de Estado.

Martin e Hasegawa entraram no Palácio das Cinzas cerca das 15:15 locais (07:15 em Lisboa), sem fazerem declarações à imprensa.

Na mesma viatura seguia Tamrat Samuel, do Departamento de Assuntos Político da ONU e um dos elementos da organização que mais acompanhou a questão de Timor-Leste no período entre 1999 e 2002.

A reunião do Conselho de Estado iniciou-se às 10:00 locais, tendo sido interrompida para almoço após cerca de quatro horas.

Centenas de manifestantes que exigem a demissão do primeiro- ministro, Marí Alkatiri, mantêm-se no local, apesar de o presidente da República, Xanana Gusmão, lhes ter pedido, quando a reunião foi interrompida, que abandonassem a zona.

A chegada de Ian Martin e de Tamrat Samuel a Díli estava prevista para hoje.

O secretário-geral da ONU, Kofi Annan, enviou a Timor-Leste Ian Martin para avaliar a situação política no país e facilitar o diálogo entre as instituições timorenses.

Ian Martin chefiou a missão da ONU que supervisionou o referendo de 30 de Agosto de 1999, em que a maioria dos timorenses votou a favor da independência, pondo termo a 24 anos de ocupação pela Indonésia."
...

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.