quinta-feira, fevereiro 14, 2008

Timor-Leste: a versão da imprensa australiana

Ramos-Horta foi tentar salvar sobrinhaO jornal Sydney Morning Herald diz que o presidente timorense voltou a casa para salvar a sua sobrinha Lily do ataque de Reinado, acabando depois por ser baleado

Micael PereiraExpresso, 19:00 Terça-feira, 12 de Fev de 2008

De acordo com fontes da polícia das Nações Unidas que já iniciaram as investigações às circunstâncias do atentado ao presidente da República timorense, e que são citadas pelo jornal australiano Sydney Morning Herald, Ramos-Horta recebeu uma chamada de telemóvel da sua sobrinha Lily, que trabalha em sua casa, enquanto estava a fazer jogging na praia, antes das sete da manhã (hora local), tomando assim conhecimento do tiroteio entre os seus seguranças e o grupo rebelde do major Alfredo Reinado. O correspondente do jornal em Timor, Lindsay Murdoch, conta que o presidente ficou preocupado com a salvaguarda de Lily e resolveu voltar para trás na esperança de apelar à razão e ao bom senso do líder rebelde. Foi então que terá começado uma segunda vaga de tiros em casa de Ramos-Horta, com a chegada prematura, uma hora antes do previsto, dos seguranças que iam render o turno da noite. Terá sido nessa altura que Reinado foi atingido na cara, durante um tiroteio de 20 minutos.

O Sydney Morning Herald fala ainda de um diplomata estrangeiro, que prefere não ser identificado e que se terá cruzado com Horta por também estar a fazer jogging. O diplomata vira o tiroteio a caminho da praia e pensou tratar-se de um exercício, alertando o presidente para o facto e oferecendo-lhe boleia. Horta recusou a oferta e disse-lhe que estaria tudo "OK". Passado alguns minutos, no entanto, ao aproximar-se de casa a pé na companhia de dois seguranças, acabaria por ser baleado três vezes por homens do major.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.