quinta-feira, fevereiro 14, 2008

GNR impõe tolerância zero no funeral de Alfredo Reinado

Jornal de Noticias - Quinta-feira, 14 de Fevereiro de 2008

Orlando Castro
Com Ramos-Horta a recuperar de forma satisfatória, embora se aponte para meio ano de inactividade, as atenções concentram- -se hoje no funeral do major Alfredo Reinado, morto durante o ataque contra a residência do presidente de Timor-Leste. O recolher obrigatório foi prolongado até ao dia 23, cabendo ao subagrupamento Bravo da GNR a segurança durante o funeral, tal como fez em relação aos transporte do corpo para o velório na residência de Vítor Alves, o pai adoptivo, no Bairro Marconi, em Díli, onde deverá ser enterrado.

Dezenas de pessoas aguardaram a chegada do corpo do major gritando "Viva Reinado", "Reinado está vivo" e "Vamos continuar a luta de Reinado". Apesar de ser natural de Maubisse (a 60 quilómetros a sul da capital), será enterrado em Díli por questões se segurança, nomeadamente por se temer que o corpo possa ser raptado.

Paralelamente ao forte dispositivo militar e policial que enquadra as cerimónias fúnebres, Vítor Alves e o primeiro-ministro, Xanana Gusmão, juntaram- -se para apelar à calma e ao respeito pelo luto da família.

As autoridades timorenses temem que os simpatizantes de Alfredo Reinado possam causar problemas, mas acreditam que isso só deverá acontecer dias depois do funeral. E é no sentido de retirar margem de manobra aos seguidores do major que, ontem, o procurador-geral de Timor- -Leste, Longuinhos Monteiro, ordenou a prisão de 18 suspeitos de envolvimento nos ataques contra José Ramos-Horta e Xanana Gusmão e que, segundo as autoridades, podem ser os principais impulsionadores de mais actos de violência.

Afirmando que as provas contra os suspeitos são 99% seguras, Longuinhos Monteiro acredita que as prisões ajudarão também a clarificar as motivações dos ataques e, ao mesmo tempo, a decapitar as tentativas de dar seguimento aos actos do major Alfredo Reinado.

A liderar a lista de suspeitos, e sobre os quais impendem mandados de captura com carácter de urgência, está o antigo tenente Gastão Salsinha, que segundo as autoridades timorenses chefia agora o grupo de revoltosos que fugiu para as montanhas, local onde durante muitos anos ajudou a combater as forças de ocupação indonésias.

Alguns seguidores de Alfredo Reinado presentes no velório, e mau grado a presença da Polícia e das forças militares, não se inibiram de dizer que vão continuar a luta do major rebelde, enaltecendo as suas qualidade de "defensor do povo". Defensor do povo porque, dizem alguns dos seus apoiantes mais politizados, "Reinado defendia as mesmas ideias de Ramos- -Horta no tempo em que este afirmava que enquanto houver miséria não haverá uma paz verdadeira".

As ameaças estão a ser levadas muito a sério pelas forças de segurança, e o próprio comandante da GNR em Timor-Leste, capitão Martinho, acredita que a aparente calma que se vive em Díli poderá ser quebrada a qualquer momento. ###

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.