terça-feira, fevereiro 12, 2008

Timor-Leste: Estado de saúde de José Ramos-Horta continua estável

barlavento online
Segunda-feira, 11 de Fevereiro de 2008

O estado de saúde do Presidente timorense é "estável" depois da segunda intervenção cirúrgica a que foi submetido num hospital de Darwin (Austrália), disse hoje Natália Carrascalão, chefe de gabinete de José Ramos-Horta, citando o último relatório médico.

No entanto, disse Natália Carrascalão à Agência Lusa, por precaução, Ramos-Horta irá manter-se em observação durante as próximas 24/48 horas na unidade de cuidados intensivos do Royal Darwin Hospital, para onde o Presidente de Timor-Leste foi transferido horas antes.

Natália Carrascalão, contactada telefonicamente desde Lisboa, adiantou desde Darwin que o Presidente lhe telefonou às 07h13 locais de hoje (22h13 de domingo em Lisboa) a dar conta de que se encontrava ferido na sua residência.

Segundo a chefe de gabinete do Presidente timorense, minutos antes, às 06h50 locais (21h50 de domingo em Lisboa), Ramos-Horta foi informado pela sua irmã Rosa Carrascalão, de que se registava um tiroteio junto à sua residência.

Na altura, Ramos-Horta encontrava-se fora da sua residência a efectuar o seu tradicional "jogging" e acabaria por ser atingido por duas balas, uma de raspão e outra que lhe entrou pelas costas e se alojou no estômago, quando regressou a casa para averiguar o que se passava.

Rosa Carrascalão, o seu irmão Arsénio Horta e a mãe do Presidente timorense estão no hospital de Darwin onde se encontra ainda o ministro dos Negócios Estrangeiros timorense Zacarias da Costa, e a chefe de gabinete de José Ramos-Horta.

Entretanto, Zacarias das Costa disse também à Lusa que Ramos-Horta, ao contrário do que foi noticiado, não foi induzido em coma, sublinhando que o Presidente "esteve sempre consciente".

No entanto, acrescentou, Ramos-Horta perdeu cerca de oito litros de sangue, razão pela qual se encontra enfraquecido e debilitado, impossibilitado de falar.

Em declarações à Lusa, Rosa Carrascalão afirmou que o Presidente timorense está "fora de perigo", sublinhando que a segunda intervenção cirúrgica a que foi submetido - a primeira decorreu num hospital de campanha australiano em Díli - correu bem.

"Felizmente os sinais são positivos. Foi submetido a nova intervenção cirúrgica, que teve sucesso e foi transferido para os cuidados intensivos", disse, por seu lado, Zacarias da Costa.

"Uma enfermeira disse-nos que a situação é estacionária, que conseguiram compensar o muito sangue que perdeu e que lhe vão dar sedativos para poder descansar toda a noite", afirmou.

11 de Fevereiro de 2008 15:42
Lusa

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.