segunda-feira, janeiro 14, 2008

PRESIDENTE DA REPÚBLICA REDUZIU A PENA A 38 PRISIONEIROS

RAMOS HORTA AMNISTIOU PRESOS NO FINAL DO ANO

No final do ano 2007 o Presidente da República reduziu a pena a 38 presos provenientes de três prisões, Díli e Baucau 33 e 5 da prisão de Gleno. Dos 38 presos, 10 cometeram crimes contra a humanidade em 1999.

Em conferência de imprensa o Presidente da República, José Ramos Horta, acompanhado pelo Procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro, no Domingo (30 / 12) disse que a redução de pena a 38 presos está de acordo com a Constituição.
No âmbito das suas competências, o Presidente da República, estudou e seleccionou quais os presos que deveriam receber este indulto, após as informações recebidas do Sistema Prisional e do Ministério da Justiça.

São os seguintes presos que receberam o indulto do Sr. Presidente da República em 2007:
Alarico Soares; Januário Soares; Alberto Freitas; Joaquim Alves; Amélio da Costa; José Maria Nunes; António da Silva; Luís Gomes; Armando dos Santos; Manuel da Costa; Arnaldo Quelo; Manuel Freitas Henrique; Basílio Amaral; Manuel Maria da Cunha; Bernardo Barros dos Reis; Marcelino Assa Máli; Cai-Mauc; Marcelino Soares; Domingos Amati; Marcolino Soares; Domingos António de Sá; Mateus Belo; Domingos Gonçalves; Mateus Cardoso; Domingos Mendonça; Miguel Belo; Eusébio Máli; Octaviano Bernardo; Félix Correia; Paulo Amaral; Francisco Matos; Paulo Martins Meneses; Francisco Pereira; Raimundo Soares; Gonçalo Victor da Cunha; Serafin Alves; Hilário da Silva Valente Madeira.

De acordo com o Presidente da República, poderão ser indultadas, os presos com bom comportamento e os doentes por razões humanitárias. Por estas razões, a comunidade e as famílias das pessoas que receberam o indulto devem acolhê-los, pois cumprida a pena de prisão pelo crime cometido, todos merecem uma segunda oportunidade.

Espera-se que o tempo passado na prisão tenha sido um tempo de arrependimento e de construção de um melhor cidadão de forma a não cometer o mesmo crime outra vez. Nesta oportunidade, o Presidente da República, disse que alguns dos presos que receberam o indulto irão sair, após o Tribunal estudar o tempo de pena que falta cumprir a cada preso indultado.
Para os que não receberam indulto, e continuam presos, o Presidente da República deseja um Feliz Natal e um Bom Ano Novo a todos eles, afirmando que o Estado não os esquece.

Interrogado se dos 38 presos, há também elementos da milícia, o Presidente da República respondeu que os seus casos são analisado como casos de crime e não como caso de política. Os casos dos elementos da milícia de 1999, o seu bom comportamento também é considerado na prisão. Os presos que receberam indulto já completaram 50% da sua pena na cadeia.
Dos presos que receberam indulto do Presidente da República, 90% cometeram crime de homicídio familiar, 15% ofensas corporais e 5% crime sexual.

Os 38 presos que receberam o indulto, alguns terão liberdade condicional porque ainda lhes faltam alguns meses de cumprimento da pena, outros depois de receberem o indulto saem imediatamente e outros ainda depois de o receberem continuam na cadeia porque o tempo ainda não é suficiente.
Implementa-se a decisão do Presidente da República após a sua publicação pelo Tribunal, no Boletim Oficial do Jornal da República.

JNSemanário

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.