sexta-feira, novembro 09, 2007

Timor-Leste: Coronel português diz que conseguiu cessar-fogo antes de massacre de polícias em 2006

Lusa - 07 Novembro 2007, 12:15

Díli - O coronel português Fernando Reis, ex-chefe dos observadores militares internacionais em Timor-Leste, reafirmou hoje que conseguiu negociar um cessar-fogo, mas que não foi suficiente para evitar o massacre de oito polícias em Maio de 2006.

O oficial português, que testemunhou hoje no processo do tiroteio sobre polícias timorenses por elementos das Forças Armadas, afirmou hoje que confiou "plenamente" no brigadeiro-general Taur Matan Ruak, com quem se encontrou minutos antes do massacre de 25 de Maio.

"O que o brigadeiro-general Taur Matan Ruak me disse foi que aceitava o cessar-fogo", minutos antes do massacre, afirmou hoje o oficial português, através de videoconferência.

"Disse-me também que eu podia dirigir-me ao quartel-general da Polícia Nacional (em Caicoli) e tirar de lá os elementos nacionais e também os cinco elementos da Polícia das Nações Unidas", acrescentou o coronel português.

Oito polícias morreram no tiroteio de Caicoli, quando elementos das F-FDTL dispararam sobre uma coluna da Polícia Nacional, desarmada e sob escolta das Nações Unidas.

PRM-Lusa/fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.