quinta-feira, agosto 30, 2007

Timor: «Não aprendemos nada do passado», diz Ramos-Horta

Diário Digital / Lusa
30-08-2007 5:44:00

O Presidente da República, José Ramos-Horta, afirmou hoje no Parlamento Nacional que os timorenses «não aprenderam nada com o passado» e, num discurso comemorativo do referendo pela independência, teceu duras críticas à Fretilin.

«O nosso ego tem sido sempre demasiado grande», afirmou José Ramos-Horta perante os deputados e vários convidados estrangeiros.

O discurso assinalou os oito anos sobre a consulta popular que, em 30 de Agosto de 1999, abriu caminho à independência de Timor-Leste, concretizada a 20 de Maio de 2002, após um período de transição de dois anos considerado «curto» por José Ramos-Horta.
«Não aprendemos nada do passado e continuamos a cometer os mesmos erros que custaram muitas vidas no passado não distante», declarou o Presidente da República.

«Mais de três décadas passadas, tenhamos a coragem de reconhecer os erros cometidos pela elite política da geração de 70 pois os erros cometidos em determinada época custaram muito caro ao povo», acrescentou José Ramos-Horta.

O Presidente da República analisou os factores que conduziram à independência e criticou a liderança que ocupou o poder nos primeiros cinco anos do Estado timorense, incluindo ele próprio, chefe da diplomacia no I Governo e primeiro-ministro do II Governo Constitucional.
«A diáspora timorense viu-se de repente com o poder nas mãos», recordou José Ramos-Horta.
«Afastados 24 anos da Pátria, estávamos alienados da nova realidade timorense», afirmou.
«Apesar de minoria, fomos nós que mais poder acumulámos, criando logo à partida forte ressentimento, acentuado quando a nova élite política foi sendo percepcionada como arrogante e alienada da nova realidade timorense».

«Não soubemos construir pontes entre as gerações e diferentes camadas sociais, entre Díli e as zonas pobres do Timor-Leste interior, entre a élite governativa e a sociedade civil, em particular a Igreja», considerou também o chefe de Estado.

João Cravinho, secretário de Estado português dos Negócios Estrangeiros e da Cooperação, foi um dos convidados da cerimónia oficial e considerou, no final, «extremamente interessante» o discurso do chefe de Estado.

João Cravinho chegou pouco depois das 08:00 (00:00 em Lisboa) a Díli, para uma visita oficial de quatro dias, durante a qual visitará vários projectos da Cooperação Portuguesa nas áreas da educação, justiça, agricultura e infraestruturas.

2 comentários:

Anónimo disse...

Só um idiota como o SNEC Cravinho pode achar "interessante" o discurso de RH. Mais um que também não aprendeu nada nestes últimos tempos... ou será que isto é graxa ao Horta e ao Xanana para lá por uns amigalhaços nos gabinetes?... a ver vamos.

Anónimo disse...

um dos amigalhaços do cravinho está em timor-leste e é dos quadros da rtp. o papá de joao pereira da silva é um celebre maçon portugues e o filho esteve em timor como adido de imprensa depois de ter sido expulso da guine bissau onde ingeriu nos assuntos internos daquele país. em timor lançou um jornal com a familia carrascalao e meteu a mulher a trabalhar no gabinete de xanana gusmao.

joao pereira da silva é o novo assessor de imprensa de xanana gusmao deixando o cargo vrtual de assessor do ipad para o desenvolvimento do protocolo de extensao do sinal de televisao de timor pago pela rtp. o amigo cravinho contra a administraçao da rtp, em lisboa, fez com que o amigo maçon ficasse em timor com umordenado a rondar os 10 mil euros sem nada fazer que nao fosse preparar a campanha de comunicação de horta e de xanana gusmao contra a fretilin. cravinho foi a timor e a xanana e a horta agradeceu o lugar para o amigo.

parabens cravinho, parabens maçonaria.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.