quinta-feira, agosto 09, 2007

Timor-Leste: Concluído o elenco do IV Governo Constitucional

Diário Digital / Lusa
07-08-2007 16:51:00

O elenco do IV Governo Constitucional de Timor-Leste, chefiado por Xanana Gusmão, ficou concluído ao princípio da noite de hoje em Díli «mas nem todos os membros tomarão posse amanhã».
Segundo adiantou à Agência Lusa Gil Alves, secretário-geral da Associação Social Democrática Timorense (ASDT), uma das forças da Aliança para a Maioria Parlamentar (AMP), a posse do novo executivo está prevista para quarta-feira às 10:00 da manhã, (02:00 da madrugada em Lisboa), no Palácio de Lahane.
Gil Alves confirmou a lista de titulares avançada na segunda-feira pela Lusa e acrescentou os nomes da lista saída da última reunião da AMP antes da posse.
A ASDT é um dos partidos que integra a AMP, juntamente com o Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT, segundo partido mais votado), o Partido Social Democrata (PSD, que tem uma coligação com a ASDT) e o Partido Democrático (PD).
Os quatro maiores partidos da oposição constituem o novo governo, onde há figuras independentes e nomes oriundos da Fretilin, o partido mais votado nas legislativas de 30 de Junho mas que não chegou a acordo com a AMP para um governo de grande inclusão.
O primeiro-ministro indigitado Xanana Gusmão chama a si a responsabilidade da Defesa e dos Recursos Naturais, pastas que terão secretários de Estado na dependência directa do chefe do executivo.
José Luís Guterres, ex-ministro dos Negócios Estrangeiros do I e II governos de Timor-Leste e desde 2006 o rosto da dissidência interna do Grupo Mudança da Fretilin, é o único vice-primeiro-ministro do IV Governo, sem pasta.
Outro dado do IV Governo segundo a lista obtida pela Lusa é a eliminação dos quatro secretários regionais que existiam nos governos da Fretilin, exceptuando um secretário de Estado para o enclave de Oécussi.
É o seguinte o elenco do novo governo de Timor-Leste:
Primeiro-ministro, ministro da Defesa e Segurança e ministro dos Recursos Naturais: Xanana Gusmão;
Vice-primeiro-ministro: José Luís Guterres;
Ministra da Justiça: Lúcia Lobato;
Ministro dos Negócios Estrangeiros: Zacarias da Costa;
Ministro da Economia e Desenvolvimento: João (Joy) Gonçalves;
Ministra do Plano e Finanças: Emília Pires;
Ministro da Administração Estatal: Arcângelo Leite;
Ministro da Educação: João Câncio;
Ministro da Saúde: Nélson Martins;
Ministro das Infra-estruturas: Pedro Lay; Ministro do Comércio e Indústria: Gil Alves; Ministro da Agricultura e Pescas: Mariano Sabino; Ministro da Solidariedade Social: Paulo Assis Belo;
Secretário de Estado da Presidência do Conselho de Ministros: Agio Pereira;
Secretário de Estado da Defesa: Júlio Tomás Pinto;
Secretário de Estado dos Recursos Naturais: Alfredo Pires;
Secretário de Estado da Cultura: Virgílio Smith; Secretário de Estado da Segurança: Francisco Guterres;
Secretário de Estado da Segurança Social: Vítor da Costa;
Secretário de Estado da Reforma Administrativa: Florindo Pereira;
Secretário de Estado da Formação Profissional e Emprego: Benedito Freitas;
Secretário de Estado para a Região Autónoma de Oécussi: Jorge Teme.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como e que poe ser constitucional se esta contra a constituicao? isto e um absurdo...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.