quinta-feira, agosto 09, 2007

Fretilin ausente da cerimónia

Xanana Gusmão toma posse como PM
Correio da Manhã, 08/08/07

Xanana Gusmão tomou posse esta quarta-feira como primeiro-ministro do IV Governo Constitucional de Timor-Leste, numa cerimónia em que não esteve presente qualquer representante da Fretilin. Entretanto, foi reforçado o contingente das Nações Unidas em Baucau e Viqueque, na região Leste do país, onde ocorreram incidentes durante a noite.

"O povo tem vindo a provar que a política de intimidações e violência não o desencoraja no momento crucial de dar o sim ou o não ao seu próprio futuro", declarou Xanana Gusmão, presidente do Congresso Nacional de Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), no discurso proferido durante a tomada de posse, que decorreu no Palácio de Lahane, a sul de Díli.

De acordo com as palavras do novo primeiro-ministro timorense, os resultados da eleição do passado dia 30 de Junho são “absolutamente inequívocos” e abrem um novo ciclo na vida política do país, que “revela a vontade de mudança dos timorenses”.

Entre as prioridades do novo governo, Xanana destacou uma transformação radical do Estado que denuncie o partidarismo existente na Administração Pública e a aplicação de um novo sistema fiscal, de acordo com a proposta feita pelo Presidente da República, José Ramos-Horta.

Em protesto, nenhum dirigente da Fretilin compareceu à cerimónia da tomada de posse. Esta força política, que venceu as eleições do passado dia 30 de Junho sem maioria absoluta, já tinha feito saber que não ia cooperar com o novo governo e que ia recorrer para os tribunais da decisão tomada por Ramos Horta, de convidar Xanana Gusmão a formar governo.

Recorde-se que após as eleições do passado dia 30 de Junho, o CNRT, a coligação ASDT-PSD e o PD fizeram um acordo constituindo a Aliança para a Maioria Parlamentar (AMP), de forma a conseguir dominar no Parlamento

1 comentário:

Anónimo disse...

O povo está mostrando nas ruas o que pensa deste cozinhado habilidoso que transformou os 24% de um derrotado em maioria absoluta.

Por enquanto são poucos. Mas quando aqueles que ainda têm ilusões perceberem que foram muito bem enganados, aí é que vão ser elas...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.