quinta-feira, agosto 09, 2007

Dos Leitores

Carlos F. Pereira deixou um novo comentário na sua mensagem "Governo português congratula-se com posse de Xanan...":

Infelizmente essa atitude das autoridades portuguesas causa estranheza e preocupacao.

Como e' possivel congratular-se com posse de Xanana, sabendo de antemao que se trata de um "governo" dirigido por um individuo sem escrupulos e que comprovadamente esta na origem de toda esta crise? Um individuo que ha um ano atras provocou a divisao entre os loromonus e os lorosa'es?

Um individuo ganancioso e que utiliza todos os meios mais vis para ter qualquer forma de poder?

Um individuo cujo partido foi repudiado pela maioria do eleitorado e que, apesar de todas as manobras sujas, nem sequer conseguiu a maioria simples? (Todos se lembram que ele nao se cansou de alardear que ia ganhar por 80% de votos).

Como pode o Governo portugues defensor da grande democracia, tomar uma atitude que prejudica os direitos do povo timorense de ter no poder o partido mais votado?

Argumenta-se de que esta escolha foi para "garantir a estabilidade do pais".

Mas quem garantiu as autoridades portuguesas que a estabilidade de Timor-Leste tem que passar pela escolha de Xanana Gusmao? Sera o Governo portugues satisfeito com esta decisao que vai permitir o controlo de Timor-Leste pelos australianos?

Sinceramente, lamentamos...

2 comentários:

Anónimo disse...

Ninguém ficou satisfeito com o que o Xanana fez. Ele é um monstro que não conhece os seus limites. Se fosse humano ele saberia respeitar o povo timorense e teria vergonha quando o povo protestou o que ele fez. Espero que ele não seja o novo Suharto em Timor. Eu pessoalmente odeio-o. O governo português congratulou-se com a posse dele, foi meramente uma atitude ética dum país para com outro país. Não significa que o governo português apoiou o que o xanana e o Ramos Horta fizeram. Portugal já sabe há bué que estes dois libertinos são meios usados pela Australia para dominar Timor. O governo português quando saudou o xanana, pensou em Timor e não no xanana. O monstro Xanana agora está lá como primiro ministro. Imagina que o governo português dissesse algo mal a cerca da sua posição? ele podia não querer relacionar-se com Portugal, o que nós não desejamos. O monstro é capaz de fazer tudo. Já vimos o que ele fez. Agora para frente vamos ter cuidados com este monstro ditador.

O Xanana agora toma conta da segurança e dos recursos naturais. O que ele vai fazer com os nossos recursos naturais? É claro que ele vai vendé-los para a Australia, a única coisa que ele sabe fazer. Ele vai tornar Timor em arena de prostituição dos bens. Quem sai ganhar com este negócio é a Australia. Agora a fretilin e o governo portugues devem pensar em como bloqueiar este negócio de prostituição dos recursos naturais que o Xanana e a Australia vão implementar em Timor. Devemos apagar as ideologias xananista, howardista e hortista em Timor. Eu tenho fé que apesar de a fretilin ter sido a vítima das atitudes antidemocráticas dos xananistas e howardistas, vá ter a sua chance de mostrar-lhes que os monstros não prestam em timor.

Viva fretilin

Anónimo disse...

esqueceram-se do meu comentario!

Meus grandes democraticos


viva Xanana

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.