sexta-feira, agosto 24, 2007

Duas crianças morrem queimadas dentro de casa em Ermera

Notícias Lusófonas
23.08.2007

Duas crianças, de 12 e 15 anos, morreram hoje queimadas dentro de uma casa no distrito de Ermera, a sudoeste de Díli, afirmou a porta-voz da missão das Nações Unidas em Timor-Leste (UNMIT), Allison Cooper.


"A investigação preliminar aponta para uma disputa entre vizinhos na origem do incidente", declarou a porta-voz da UNMIT.

"No decurso da discussão, uma casa terá sido incendiada e as duas crianças estavam lá dentro", acrescentou Allison Cooper.

O incidente ocorreu, segundo a informação preliminar disponível, na aldeia de Laucau.

Outro incidente considerado "grave" pela UNMIT aconteceu em Metinaro, a leste da capital, onde confrontos junto do campo de deslocados se prolongaram por várias horas, com a destruição de sete casas.

Os confrontos em Metinaro, por onde passa a única via de ligação da capital em direcção aos distritos do leste do país, obrigaram a um reforço da Polícia das Nações Unidas e de militares do Subagrupamento Bravo da GNR e das Forças de Estabilização Internacionais (ISF).

Nos confrontos estiveram envolvidas "entre 100 a 300 pessoas, armadas de catanas e dardos metálicos", segundo informação oficial da UNPol.

"A situação foi controlada mas o mercado ficou quase totalmente destruído na luta", acrescentou a UNPol. Três pessoas foram detidas.

Além dos incidentes em Ermera e Metinaro, "a situação de segurança no país é em geral estável", segundo o boletim diário da UNPol.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.