quinta-feira, julho 05, 2007

PUN aceita resultados mas receia comportamento da Fretilin

Notícias Lusófonas - 4 Julho 2007

A líder do Partido da Unidade Nacional (PUN) de Timor-Leste manifestou-se hoje satisfeita com os resultados obtidos nas legislativas de 30 de Junho, afirmando que aceita os resultados apesar de recear o comportamento da Fretilin no governo.

Em declarações à Agência Lusa, momentos após ser conhecido que a Fretilin venceu as eleições, Fernanda Borges assegurou que não integrará o governo e que será oposição durante os cinco da próxima legislatura.

"Vamos para a oposição. É importante haver no Parlamento uma boa oposição", afirmou Fernanda Borges, a única mulher cabeça de lista dos 12 partidos e duas coligações que se apresentaram à votação e que obteve, segundo dados oficiais, 4,7 por cento dos votos.

Segundo a Comissão Nacional de Eleições (CNE), quando estão contados 95 por cento dos votos, o PUN está em quinto lugar (4,7 por cento dos votos), atrás da Fretilin (29,4), CNRT (23,0 pc), ASDT/PSD (15,7 pc) e PD (11,6 pc).

"Com o nosso resultado, esperamos obter dois ou três deputados, que farão frente a um governo da Fretilin", acrescentou a grande surpresa da votação, afirmando-se ainda "desiludida" com a vitória do partido de Francisco Guterres "Lu Olo" e de Mari Alkatiri.

"A vitória da Fretilin pode ser encarada de duas formas: será positiva se corrigir os erros do passado, mas negativa se mantiver o silêncio e a intransigência no diálogo com outros partidos. Infelizmente, estou mais virada para o segundo caso e é por isso que estou receosa", sustentou.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.