quarta-feira, junho 06, 2007

Timor-Leste/Eleições: Dois feridos em incidentes com caravana ASDT/PSD

Lusa – 5 Junho 2007 – 16:02


Lisboa - Dois militantes do Partido Social Democrata (PSD, oposição) ficaram hoje feridos em consequência um incidente junto à aldeia de Leuro, leste de Timor-Leste, disse à Lusa fonte partidária.


Segundo o deputado João Gonçalves, do PSD, contactado telefonicamente pela Lusa a partir de Lisboa, “o ataque foi conduzido por um grupo de radicais da FRETILIN, que levantaram barreiras na estrada e montaram uma emboscada”, à caravana da coligação ASDT/PSD que se dirigia para Lospalos depois de uma acção de campanha em Iliomar.


Os dois militantes do PSD ficaram feridos em consequência do arremesso de pedras por parte de um grupo de cerca 30 indivíduos.


Timor-Leste encontra-se em campanha eleitoral para a eleição no próximo dia 30 de um novo parlamento.


João Gonçalves, que se encontra em Lospalos, na ponta leste do país, disse que “os incidentes de domingo, de que resultaram dois mortos, durante um comício do CNRT, e os de hoje, prenunciam o aumento da violência”.


Fortemente crítico para com a FRETILIN, partido maioritário, João Gonçalves lamentou que o acordo subscrito por todas as forças partidárias concorrentes às legislativas do final do mês “não esteja a ser respeitado pela FRETILIN”.


A Lusa contactou também Mário Carrascalão, presidente do PSD, que atribuiu igualmente os incidentes de hoje a “jovens radicais da FRETILIN”.


Os dois dirigentes do PSD criticaram ainda a falta de presença quer da Polícia Nacional de Timor-Leste quer da UNPol (Polícia das Nações Unidas).


Os incidentes de hoje vêm na sequência das críticas dirigidas pelo Presidente José Ramos-Horta, que no início da sua primeira visita oficial após ter sido investido no cargo, no passado dia 20 de Maio, lamentou a "falta de disciplina" da polícia timorense.


Falando aos jornalistas antes de partir para Jacarta, José Ramos-Horta sublinhou que a morte de dois simpatizantes do Conselho Nacional da Reconstrução de Timor-Leste (CNRT), do ex-chefe de Estado Xanana Gusmão, "embaraçou o país" e assegurou que os responsáveis serão "duramente punidos".

EL-Lusa/Fim

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.