quarta-feira, junho 06, 2007

A nacionalidade de Timor-Leste não está a venda, afirma a FRETILIN

VOTE para a FRETILIN!
Eleições Legislativas 2007

"Defendamos a independência de Timor-Leste"

Comunicado de Imprensa
7 Junho de 2007

Um plano do Partido Democrático (PD), de vender a nacionalidade de Timor-Leste a estrangeiros, poderia resultar na perda por parte de muitos timorenses, da posse de seus terrenos e recursos naturais, avisou hoje a FRETILIN.

"O plano do PD é perigoso e divisivo," disse o Secretário Geral Adjunto da FRETILIN, José Manuel Fernandes.

"Existem formas mais seguras e eficientes para atrair investimento, do que vender a nossa nacionalidade, como foi proposto pelo PD."

José Manuel Fernandes comentou em relação a política de taxas do PD, descrita na página 25 do seu manifesto eleitoral, onde declara: "Investimentos de qualquer estrangeiro, iguais ou superiores a USD 200 milhões, serão considerados para efeitos de atribuição de nacionalidade. Enquanto que um estrangeiro que efectue um investimento igual ou superior a USD 100 milhões, será elegível para o direito de arrendamento de propriedade para a duração de 40 anos."

José Manuel Fernandes disse que a FRETILIN nunca venderá a nacionalidade Timorense à estrangeiros.

"Ser um cidadão de Timor-Leste significa ter orgulho da sua própria identidade como parte do povo Maubere, ter orgulho do que já foi alcançado pela nação, e estar preparado para trabalhar duro para o bem estar da nossa grande nação Maubere," disse José Manuel Fernandes.

"O nosso povo passou por alguns dos piores abusos dos direitos humanos para que o Povo Maubere pudesse, um dia, gozar da alegria de ser cidadãos da sua própria nação. Tenho conhecimento sobre estas experiências porque também eu fui vítima de torturas e intimidações, por ter sido membro da frente clandestina.

"Se a nacionalidade e cidadania significassem dinheiro, então as forças armadas indonésia teriam comprado as almas, os corações e as mentes do povo Maubere, e a independência nunca teria sido alcançada.

"Se o PD estivesse no poder, qualquer estrangeiro rico poderia comprar a nacionalidade do nosso país, para ganhar o direito de compra de terrenos do povo Timorense. Se tal fosse permitido, o povo de Timor-Leste iria perder o controle da pátria independente pela qual lutaram tanto.

Para mais informações, contacte: Jose Manuel Fernandes (+670) 734
2174, Jose Teixeira (+670) 728 7080

www.timortruth.com, www.fretilin-rdtl.blogspot.com

1 comentário:

Anónimo disse...

O plano da PD em vender a nacionalidade a estamgeiros e muito perigoso a soberania de Timor Leste pelo facto de ele depois de adquerindo a nacoinalidade podera ter os mesmos direitos que qualquer cidadao timorense e vEnha entao a interferir nos assuntos do ESTADO.
Isso so acontece para os desesperados e os que nao tem a maturidade politica.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.