sábado, junho 23, 2007

Timor: Alkatiri fora, Carrascalão preferido de Xanana para primeiro-ministro

Público – 21.06.2007 - 15h52
Legislativas a 30 de Junho

Adelino Gomes

O ex-Presidente da República de Timor-Leste Xanana Gusmão proporá o nome de Mário Carrascalão, líder do PSD e antigo governador de Timor durante a ocupação indonésia, para o cargo de primeiro-ministro, caso o seu partido, o CNRT, vença as eleições legislativas do próximo dia 30.

O CNRT oferecerá também a um outro partido - a Fretilin - as pastas das Relações Exteriores e das Telecomunicações, reservando o cargo de presidente do Parlamento Nacional para Xanana Gusmão. O antigo primeiro-ministro Mari Alkatiri reafirmou, por seu lado, que não apresentará a sua candidatura à chefia do Governo caso a Fretilin - partido de que é secretário-geral - saia vencedora das mesmas eleições.

A agência espanhola EFE liga estas manifestações de intenção dos líderes do CNRT e da Fretilin a um apelo feito hoje em Díli pelo Presidente José Ramos-Horta, "em nome da estabilidade, da paz, da harmonia e da reconciliação", para que os partidos timorenses aceitem formar "um Governo de união nacional, porque a realidade mostra que um só partido não pode governar bem o país".

3 comentários:

Anónimo disse...

Xanana é que decide quem será o 1ºMinistro e respectivo Governo, mas reserva para si um cargo que não cansa muito: Presidente do PN (esquecendo-se de que este é eleito pelos deputados). Enquanto isso, os "felizes contemplados" com a sua escolha é que ficariam com a parte difícil - a tarefa de governar e cumprir as promessas que o próprio Xanana tem andado a fazer.

Não é nada parvo, não senhor...

Anónimo disse...

O "Governo de união nacional" é uma ilusão: veja-se quanto tempo durou este tipo de Governo na Palestina, antes de começarem todos aos tiros: um mês...

Anónimo disse...

e e o bom sinal a todos Timorense,com um Governo de Unidade Nacional ou o mais conhecido palvra do ex P.M . Mari Alkatiri dizia,varias vezes formar um Governo de INCLUSAO, so assim e que possa ultrapassar a enorme crises que encontram em Timor-Leste.fico com enorme orgulho com essas decisoes de COLIGACOES dos partidos politicos com CNRT,ASDT/PSD,PD e UNDERTIL.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.