terça-feira, maio 15, 2007

A FRETILIN concorda com as iniciativas do governo para resolver o problema dos Peticionários

FRENTE REVOLUCIONÁRIA DO TIMOR-LESTE INDEPENDENTE
FRETILIN
Comunicado de Imprensa
Terça-feira, 15 de Maio de 2007

A FRETILIN disse hoje concordar com as iniciativas do governo para resolver o problema dos Peticionários.

o grupo de 591 soldados das F-FDTL que foram demitidos das forças armadas, em Março de 2006, depois de terem deserdado os seus quartéis, alegando terem sido vítimas de descriminação.

O Secretário-geral da FRETILIN, Dr Mari Alkatiri, disse: “O relatório com as recomendações da Comissão de Notáveis já foi publicado para o Conselho de Ministro, e debatido por eles.

“O Conselho de Ministros já autorizou ao Primeiro-Ministro de Timor-Leste para iniciar negociações com representantes dos Peticionários, de forma a encontrar uma solução final para este problema importante.”

A Comissão de Notáveis, chefiada pela Ministra Ana Pessoa, foi nomeada pelo anterior Primeiro-Ministro, Dr Mari Alkatiri, em Abril de 2006. Durante vários meses, a Comissão realizou uma investigação detalhada sobre as alegações feitas pelos Peticionários.

É importante que o problema dos peticionários seja resolvido, dentro das estruturas legais, para evitar que se criei um mau precedente, que poderá dificultar a gestão de situações idênticas, que possam surgir no futuro. O respeito pelas instituições existentes é muito importante. Contudo, a solução política é necessária sem que se comprometam as leis e os regulamentos existentes.

A FRETILIN continuará a apoiar a resolução deste problema através dos canais institucionais,” Alkatiri acrescentou.

Para mais informações, contacte:
Jose Teixeira (+670) 728 7080 (Dili, Timor-Leste)

9 comentários:

Anónimo disse...

Quanto à "entrada" em que se conta dos protstos dos juízes portugueses, a situação legal é a seguinte: o Estado português concede-lhes o direito de pedir licença sem vencimento pelo período exacto (e, portanto, flexível, ao contrário do normal) do contrato com organismos internacionais, como é o caso da ONU. A propria lei, no entanto e em defesa dos direitos dos funcionários, OBRIGA a que estes continuem a descontar para a Caixa de Aposenções e para a a ADSE como se estiveessem no actio em Portugal.
Admito que esta situação resulte em prejuízo material dos juízes mas neste caso só têm de se queixar da ONU e não do Estado Português... A ONU é que os deve classificar numa posição de vencimento que compense a ida deles para Timor Leste. Caso contrário acontece o que está a acontecer noutros domínios de actividade da ONU em Timor: pagam salários miseráveis que acabam por serem pagos a cidadãos de países onde meia dúzia de USD são uma fortuna e/ou a pessoas com experiência insuficiente e que só aceitam ir para Timor por espírito de aventura ou pouco mais...
Quem se recente é a qualidade de serviços prestado pela ONU, que se tem vindo a degradar ao longo do tempo

Anónimo disse...

Novo governo timorense toma posse a 19 de Maio
Diário Digital / Lusa
15-05-2007 9:33:08

O novo Governo timorense toma posse dia 19 de Maio, véspera da tomada de posse do novo Presidente da República, afirmou hoje o ainda primeiro-ministro José Ramos Horta.
«O Governo tomaria posse no sábado com um novo primeiro-ministro proposto pela Fretilin, aceite pelo Presidente da República, que vai iniciar consultas» com os partidos representados no Parlamento, declarou José Ramos Horta à margem da assinatura do contrato para a construção do Hospital de Baucau.
«Não me parece que vá haver qualquer alteração no elenco governativo. Ficariam todos os membros nos seus postos» do II Governo Constitucional nas próximas «sete a oito semanas», segundo José Ramos Horta.
«É muito provável» que na liderança do Governo de gestão, até às legislativas marcadas para 30 de Junho, fique o actual primeiro vice-primeiro-ministro e ministro da Agricultura, Estanislau da Silva, se essa for a escolha do Comité Central do partido maioritário, disse.
José Ramos Horta venceu a segunda volta das presidenciais, realizada a 09 de Maio, contra Francisco Guterres «Lu Olo», presidente do Parlamento e candidato da Fretilin.
O sucessor de Xanana Gusmão, a quem hoje de manhã José Ramos Horta apresentou a carta de resignação, toma posse dia 20 de Maio.
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=276172

Anónimo disse...

ao Malai Azul
e seus apoiantes

1.º Aniversário do TIMOR ONLINE:

sinceros parabéns pelo trabalho de informação efectuado ao longo deste último ano sempre em prol de Timor-Leste e suas gentes....

bem haja pelo esforço desenvolvido e votos de continuação, a bem do Povo Timorense na senda do seu progresso, prosperidade e PAZ.....

Anónimo disse...

Timor:Durão Barroso garante a Ramos-Horta «todo o apoio» da UE
Diário Digital / Lusa
15-05-2007 12:24:00
O presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, enviou hoje uma mensagem de felicitações ao Presidente eleito de Timor- Leste, José Ramos-Horta, na qual reafirma todo o apoio da União Europeia à consolidação da democracia e desenvolvimento do país.
Na missiva, entregue hoje junto da missão timorense em Bruxelas e à qual a agência Lusa teve acesso, José Manuel Durão Barroso começa por felicitar Ramos-Horta, uma vez conhecidos os resultados finais da segunda volta das presidenciais de 09 de Maio, que deram ao ex-primeiro-ministro 69,18% dos votos.
O presidente do executivo comunitário sublinha na mensagem que «a Comissão Europeia está consciente dos enormes desafios que Timor-Leste terá de enfrentar durante a sua presidência para ultrapassar a actual crise e atingir os seus objectivos em matéria de segurança nacional, de desenvolvimento económico e de estabilidade social».
Nesse sentido, e sustentando que «será necessário que a comunidade internacional mantenha o apoio» a Timor- Leste de modo a que o chefe de Estado eleito «possa ter êxito nesta missão», Durão Barroso reafirma que «a comunidade europeia está empenhada em dar uma importante contribuição e em intensificar a sua cooperação» com o país.
«Pode contar com todo o nosso apoio para os esforços desenvolvidos para consolidar a democracia e avançar na via do desenvolvimento sustentável e da redução da pobreza», escreve Barroso.
O presidente do executivo comunitário lembra ainda na mensagem que a Comissão tem «a firme intenção de reforçar a sua presença em Díli em estabelecer no ano em curso uma delegação plena», indicando que tal permitirá racionalizar a prestação da assistência ao país e «encetar um diálogo político mais estreito com o governo de Timor-Leste».
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=276234

Maracuja Maduro disse...

Hoje o Timor do Norte a Sul oferece-vos poemas de

Abe Barreto

MGabriela Carrascalão

Mau Dick

Laumalai

Aqui vai o endereço do site
http://timordonorteasul.blogspot.com/

Anónimo disse...

Timor: 11.000 condencorações para heróis da independência
Diário Digital / Lusa
15-05-2007 15:47:55

O Presidente timorense, Xanana Gusmão, iniciou esta terça-feira a atribuição de mais de onze mil condecorações aos heróis tombados na luta de libertação, numa cerimónia de homenagem que decorre até dia 19 de Maio, em Díli.
A cerimónia de homenagem póstuma aos mártires da libertação nacional, que hoje teve início no Estádio de Díli, prolonga-se por quatro dias.
Dia 19, as cerimónias de reconhecimento aos combatentes da libertação nacional, que actuaram na Frente Armada, terão lugar no jardim do Museu da Resistência.
Além do Presidente da República, compareceram à entrega das medalhas muitos veteranos da luta e figuras conhecidas da política timorense, como o chefe do Estado-Maior das Falintil-Forças de Defesa de Timor-Leste, Taur Matan Ruak (que teve que abandonar o recinto antes do início atrasado da cerimónia), o primeiro-ministro, José Ramos-Horta (chamado a tomar o lugar do presidente do Parlamento, Francisco Guterres «Lu Olo») e Cornélio Gama, ou «L7», líder do partido UNDERTIM.
A escala das cerimónias exigiu que a Comissão de Homenagem, Supervisão do Registo e Recursos (CHSRR, na dependência do gabinete do primeiro-ministro) organizasse a atribuição de condecorações segundo o distrito de naturalidade dos heróis tombados, ao longo de vários dias.
A cerimónia de hoje prossegue o reconhecimento iniciado pelo Estado timorense nos dias 28 de Novembro e 7 de Dezembro de 2006. No final da terceira edição de homenagem, ficam agraciados cerca de doze mil combatentes, em cinco das seis ordens criadas pela lei.
Durante estes cinco dias, serão atribuídas as ordens honoríficas de Funu Nain, para os timorenses tombados no período das Bases de Apoio; Falintil, para o período da guerrilha; Lorico Aswain, para as vítimas do Massacre de Santa Cruz, de 12 de Novembro de 1991; e Guerrilha, para os cidadãos que actuaram mais de oito anos «no mato ou na montanha, como militares ou quadros políticos da Frente Armada», explicou à Lusa o presidente da CHSRR, Virgílio Simith.
Hoje, foram homenageados 2.227 heróis da luta timorense, dos distritos de Ainaro, Manufahi e Cova Lima.
A deslocação das viúvas, filhos, familiares e outros representantes dos homenageados exigiu uma operação logística de grande envergadura, com a utilização de mais de 350 camiões para transportar as pessoas dos vários distritos.
O reconhecimento da resistência timorense e do contributo dos que lutaram pela independência está inscrito na Constituição da República.

http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=276277

Anónimo disse...

Timor:Aprovada construção de prisão alta segurança
Diário Digital / Lusa
15-05-2007 14:11:00
O governo timorense aprovou a construção de uma prisão de alta-segurança, numa altura em que «aguarda» uma resposta do major fugitivo Alfredo Reinado, declarou hoje o primeiro-ministro José Ramos- Horta.
O chefe do Executivo, que apresentou hoje a sua carta de resignação ao Presidente Xanana Gusmão para tomar posse como chefe de Estado a 20 de Maio, afirmou que Alfredo Reinado deve responder a uma carta da Presidência para solucionar o seu caso.
«Aguardamos resposta de Alfredo Reinado à carta enviada pelo Presidente da República e assinada pelo seu chefe de gabinete, Agio Pereira», explicou o primeiro-ministro em declarações no Palácio do Governo.
Nessa carta pede-se a Reinado «que confirme a sua prontidão para se entregar à justiça com todas as suas armas».
Se Alfredo Reinado der uma resposta positiva, «as condições no terreno seriam de imediato criadas» para que um representante da Igreja «e quem de direito da área da justiça se desloquem até onde ele estiver para dialogarem sobre as condições da sua entrega», explicou José Ramos- Horta.
O ainda primeiro-ministro recordou que Alfredo Reinado colocou várias condições para se entregar.
«Algumas são automaticamente aceites pelo Estado. Outras não cabe ao Estado negociar, cabe ao senhor bispo. E outras cabem exclusivamente à justiça», acrescentou José Ramos-Horta.
«Vi algures que Reinado declarou à imprensa que ele acredita agora na justiça e que não há interferência por parte do governo», depois da confirmação pelo Tribunal de Recurso da pena de sete anos e meio de prisão para o ex-ministro do Interior, Rogério Lobato, conduzido ao estabelecimento de Becora a 10 de Maio.
Alfredo Reinado, ex-comandante da Polícia Militar, evadiu-se a 30 de Agosto desta mesma prisão, em Díli, e é alvo desde o início de Março de uma operação de captura pelas Forças de Estabilização Internacionais, a pedido dos órgãos de soberania timorenses.
É a presos da importância de Alfredo Reinado e Rogério Lobato que se destina a futura prisão ou ala de alta-segurança, para garantir ao mesmo tempo a sua protecção e impedir uma fuga.

Anónimo disse...

Caros amigos:
Convido para que assistam o documentário "Beyond Citizen Kane" produzido pela BBC. Este documentário trata da TV brasileira e de suas ligações políticas e culturais. É a melhor sítese do Brasil dos últimos trinta anos.
Obs: Este documentário jamais foi exibido pela grande mídia brasileira
Saudações
Alfredo
Brasil

Anónimo disse...

Quero felicitar o/a/os/as Malai Azul por completarem 1 ano de trabalho. Não sou propriamente um fã, mas sou um seguidor atento do timor-online desde junho de 2006. Sei o quão difícil lhe deve ter sido manter-se até agora, e só por isso, merece os meus parabéns.
Quando surgiu, foi para muita gente e durante algum tempo, a única fonte alternativa de notícias sobre Timor-Leste. Mais tarde, assumiu uma linha política específica que, a meu ver, o afastou da imagem criada inicialmente, e lhe deve ter granjeado alguns dissabores.

Gostaria de destacar aquele que foi para mim o momento mais positivo da história deste blog:
O post de 1 de Outubro de 2006, quando conseguiram um verdadeiro "furo jornalístico" ao publicar as fotos de tanques australianos nos corais moribundos da Areia Branca.
Tenho pena que se tenham afastado dessa "linha editorial", mas esse é um direito vosso, e em nada lhes retira o mérito inicial.

Felicidades

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.