sábado, março 03, 2007

Não me entrego, diz Reinado aos soldados que o cercam

(Tradução da Margarida)
SMH – Março 1, 2007
Lindsay Murdoch em Dili

Soldados Australianos bloquearam uma cidade nas montanhas centrais de Timor-Leste, apanhando na ratoeira o líder amotinado Alfredo Reinado e tantos quantos 150 homens fortemente armados que recusam render-se.

Reinado disse por telefone que dispararia contra qualquer soldado que visse. "Digam às tropes Australianas para enfiar a rendição pelo rabo acima," disse.

A postura desafiadora de Reinado desencadeou receios de guerra civil depois de a ele se ter juntado Gastão Salsinha na cidade de Same, o comandante dos 600 soldados amotinados que foram despedidos das forças armadas de Timor-Leste no ano passado. O Sr Salsinha disse a um jornalista Timorense na cidade que decidiu trazer 100 dos seus homens para se juntarem a Reinado porque "Estou ainda nas forças militares e tenho um trabalho para fazer ".

Reinado e os seus homens têm uma grande quantidade de armas sofisticadas, incluindo pelo menos seis lançadores de mísseis, dizem os residentes.

Procurado por assassinato e revolta, Reinado disse que os homens que estão com ele e o deputado da oposição Leandro Isaac estavam "todos aqui prontos para partilhar o (mesmo) caixão". "Digam à minha família na Austrália que gosto muito dela" disse Reinado. A sua mulher vive em Perth.

A presença do Sr Isaac e de um número desconhecido de civis ainda em Same a noite passada tornará difícil aos soldados Australianos que estão no exterior da cidade atacarem Reinado, treinado pelos Australianos e os homens que estão com ele.

O comandante das forças lideradas pelos Australianos em Timor-Leste, Brigadeiro Mal Rerden, pediu na Terça-feira que Reinado e os seus homens se rendessem sem condições depois do Presidente de Timor-Leste, Xanana Gusmão, ter ordenado que o antigo responsável da polícia militar fosse apanhado.

O Sr Gusmão deu a ordem depois de Reinado ter liderado assaltos à vários postos de fronteira no Domingo e ter apanhado 25 armas de grande poder e uma grande quantidade de munições.

Os assaltos chocaram o Governo porque funcionários tinham estado a negociar um acordo pelo qual Reinado entregaria as suas armas e prestaria evidência numa audição especial sobre o seu papel na violência em Dili no ano passado.

O Governo enviou uma carta para o Primeiro-Ministro Australiano, John Howard, na Terça-feira autorizando as tropas Australianas em Timor-Leste a usar força letal para capturar Reinado, que tem estado em fuga desde que liderou uma escapada em massa da prisão de Dili em Agosto.

O Primeiro-Ministro de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse ontem que a Austrália tinha deixado claro que se o Governo Timorense pedisse mais tropas para ajudar na segurança do país antes da realização das eleições nos próximos meses, estas seriam enviadas. A Austrália tem 800 soldados em Timor-Leste, a maioria dos quais em Dili.

O Sr Isaac, cujo partido pediu a Reinado para concorrer nas eleições presidenciais previstas para 9 de Abril, disse ontem aos jornalistas que a palavra "rendição" não existe no vocabulário de Reinado. Perguntado o que é que acreditava que aconteceria se os soldados desertores fossem atacados, disse: "Guerra civil."

O Sr Isaac disse que não tinha nenhumas armas. Disse que não podia sair da cidade porque os soldados Australianos não estavam a deixar ninguém entrar ou sair.

Cerca de 100 residentes de Same, o centro de um distrito de cultivo de café, fugiram para as montanhas desde que os Australianos bloquearam a cidade.

Reinado respondeu pelo seu telemóvel no centro da cidade. Disse que um oficial das forças armadas Australianas lhe tinha telefonado a pedir a sua rendição. Perguntou ao oficial se tinha autorização do procurador-geral do país para o prender.

Quando não obteve qualquer resposta disse que "rejeitou a oferta ".

Uma fonte do Governo disse que Reinado tinha pedido para retomar as negociações para se render mas que o pedido tinha sido sem mais recusado.

2 comentários:

Anónimo disse...

Pois é!
Há sempre uma UNITA à sua espera...
O povo de Timor ainda tem que fazer mais uma guerra.
Oxalá me engane!
(Ex-combatente na guerra colonial)

Anónimo disse...

Arrede para lá essas ideias. Alguma vez o Reinado tem capacidade para planear uma guerra? O gajo é um anormal sem miolos.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.