sábado, março 03, 2007

Bruxelas dá 1,5 M€ de ajuda a vítimas da instabilidade

Diáio Digital/Lusa
01-03-2007 13:49:23

A Comissão Europeia atribuiu hoje uma verba d e 1,5 milhões de euros de ajuda humanitária para as cerca de 100.000 pessoas des locadas ou afectadas há já um ano pela instabilidade em Timor-Leste.

Os fundos destinam-se a responder a necessidades básicas e a facilitar o regresso dos deslocados a casa, ou a sua instalação noutro local, durante um período de 15 meses.

Em Março de 2006, Díli foi abalada por uma onda de violência, com confr ontos e cisões nas estruturas militares, e cerca de 100.000 pessoas abandonaram as suas casas, tendo-se refugiado em campos improvisados nos arredores da capital e nas zonas rurais do país.

Bruxelas sublinha que as divisões políticas no país são agravadas pela pobreza, má nutrição e deficiente acesso à satisfação de necessidades básicas.

Comida, água limpa, abrigos de emergência, instalações sanitárias e cui dados básicos de saúde continuarão a ser disponibilizados à população.

As verbas são canalizadas através do Departamento da Ajuda Humanitária da Comissão (ECHO, na sigla inglesa), que desde 1999 opera em Timor-Leste.

A instabilidade política voltou a Timor-Leste no final do mês passado, depois de forças militares comandadas pelo major Alfredo Reinado ter atacado três esquadras da polícia.

Reinado está cercado há dois dias por forças australianas em Same, 81 quilómetros a sul de Díli.

Sem comentários:

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.