quarta-feira, fevereiro 28, 2007

Zangam-se as comadres...

Radio Australia
28/02/2007

TIMOR: Wanted rebel leader surrounded

East Timor's president Xanana Gusmao has authorised the capture of rebel leader Alfredo Reinado. But the former army major says he will continue to defend himself from arrest whatever the cost.

Presenter - Hidayat Djajamihardja, Speaker - Alfredo Reinaido, rebel leader and former army major East Timor

listen windows media >

REINAIDO: I respect the decision of the president, but I'm still sad and feel shame to hear this that a person like the President Xanana is very famous and very respected by people around the world to decide something without thinking it twice, without seeing the reality in the ground.

I feel sorry when he says I'm stupid. Thank you very much for that but so far I'm only the person that claim many times that I always respect and follow his order and continue as my supreme commander.

He must be more stupid than me to trust me, this stupid guy so far. I'm very sorry to say this.

DJAJAMIHARDJA: You have been accused as having attacked police border posts and having stolen their weapons. Can you respond?

REINAIDO: It's very easy to respond that. It's better to listen to the investigation first, because I visit them as a friend, without pointing weapon to anyone. We have a nice talk. They prepare coffee for us and also some of my guys have lunch with them and we have a good discussion. When I ask them to hand over the big weapon, automatic weapon, because I needed that to defend people, because the people right now need that very much and I'm standing to defend the people.

DJAJAMIHARDJA: You now have 25 weapons, is that correct?

REINAIDO: May be, if I want to take more weapon than that, I know where they are, but I didn't do that. And I didn't take anybody weapon. I asked them to give and I have here some of the police personnel voluntarily come with me, follow me. They have to have freedom now, here. They also now have secured around me and also there are a few more guys now left compound on the way to join me. How is that.

DJAJAMIHARDJA: Are you saying that they are deserting their post?

REINAIDO: We will wait for few days. They are more news to come my friend.

DJAJAMIHARDJA: Australian-led international force now have been authorised to capture you. Have you been in armed contact with them?

REINAIDO: I never wish in my heart to have a contact with any Australians. Because the people of the Australian let the force come here, to come here to defend the people of this country and not to have a bloodshed with anybody. And I know that at the moment, they are about 800 metre from me where I'm staying. They close all the exits, entrances, to everybody and the city is like a frozen city, you can't come in and you can't go out. So many civilians their houses been surrounded and you didn't let the owner to in our out. That's funny, isn't it.

But I will promise to you, everybody has their right to defend life and we are all military. We're not professional as they are well trained, but spiritually this is my country, this is my home and I more stronger than they are. I promise to people of the Australia, I don't want to have any clash with your Australian soldier and I feel shamed to do that. But if they come, they cross the line. I have a right to defend myself.

DJAJAMIHARDJA: If and when the Australian troops try to capture you. Are you going to fight back?

REINAIDO: As I tell you, everybody have a right to defend themselves. I never surrender or to be captured by anybody. I like to talk. They point the weapon, point weapon to me, I will fight back to the last blood of myself and I will stand here. I am not going anywhere.

DJAJAMIHARDJA: You mean you won't hesitate to kill Australian troops? You won't hesitate? You won't hesitate to kill Australian troops?

REINAIDO: Not Australians, whoever it is want to endanger my life, I will respond.


NOTA DE RODAPÉ:

Até que enfim que a imprensa australiana, chama a Reinado "antigo major militar"...

4 comentários:

Anónimo disse...

"He must be more stupid than me to trust me, this stupid guy so far. I'm very sorry to say this."


Alfredo has just made it clear, he is stupid and our President is also stupid to trust him. Tell us soemthing we dont know.

Now the PR wants to be PM...Now thats again is stupid.

Anónimo disse...

They used to love each other and that is something you don't know!
They both are not only stupid, they are brainless arseholes!
Mau Soco

Anónimo disse...

A fretilin como disse o PR. Instalou uma larga rede de inteligencia e desinformacao.
Mas os Indonesios fizeram isto ja nos 24 anos. O povo sabe e vai ele mesmo julgar nas urnas.

Lehi

Anónimo disse...

Tradução:
Zangam-se as comadres...
Radio Australia
28/02/2007

TIMOR: Cercado o líder amotinado procurado

O presidente de Timor-Leste Xanana Gusmão autorizou a captura do líder amotinado Alfredo Reinado. Mas o antigo major das forças armadas diz que se continuará a defender-se a ele próprio de ser preso seja qual for o custo.
Apresentador - Hidayat Djajamihardja, Entrevistado - Alfredo Reinado, líder amotinado e antigo major das forças armadas de Timor-Leste

listen windows media >

REINADO: Respeito a decisão do presidente, mas estou triste e sinto vergonha de ouvir isto que uma pessoa como o Presidente Xanana é muito famosa e respeitada pelas pessoas à volta do mundo, decidir uma coisa sem pensar duas vezes, sem ver a realidade no terreno.

Tenho pena quando ele diz que eu sou estúpido. Muito obrigada por isso mas até agora eu fui a única pessoa que afirmou muitas vezes que sempre respeitei e segui as suas ordens e que continuo dado que ele é o meu comandante supremo.

Ele deve ser mais estúpido do que eu por ter confiado em mim, este gajo estúpido, até agora. Tenho muita pena de dizer isto.

DJAJAMIHARDJA: Foi acusado de ter atacado postos da polícia de fronteira e de ter roubado as armas deles. Pode responder?

REINAIDO: É muito fácil responder a isso. É melhor ouvir primeiro a investigação, porque eu visitei-os como amigo, sem apontar armas a ninguém. Tivemos uma boa conversa. Eles prepararam café para nós e também alguns dos meus homens almoçaram com eles e tivemos uma boa discussão. Depois pedi-lhes para me entregarem as suas armas grandes, as armas automáticas, porque precisava delas para defender o povo, porque o povo agora mesmo precisa muito disso e eu estou cá para defender o povoe.

DJAJAMIHARDJA: Agora tem 25 armas, correcto?

REINAIDO: Talvez, se eu quiser apanhar mais aras do que estas, sei onde elas estão, mas não quis. E não tirei as armas a qualquer pessoa. Pedi-lhes para me darem (as armas) e tenho aqui algum do pessoal de polício que veio voluntariamente comigo, que me seguiu. Eles têm de ter liberdade agora, aqui. Eles também estão a fazer segurança à minha volta e há também alguns tipos que deixaram o complexo e que estão a caminho para se juntarem a mim. É assim.

DJAJAMIHARDJA: Está a dizer que eles estão a desertar os postos deles?

REINAIDO: Esperaremos uns dias. Há mais notícias que estão para vir, meu amigo.

DJAJAMIHARDJA: A força internacional liderada pelos Australianos foram agora autorizadas a capturá-lo. Esteve em contacto armado com eles?

REINAIDO: No meu coração nunca desejei ter um contacto com nenhum Australiano. Porque o povo na Austrália deixaram as forças vir para cá, vir para cá para defender o povo deste país e não fazerem derramamento de sangue com ninguém. E eu sei que nesta altura, eles estão a cerca de 800 metros de mim de onde eu estou. Fecharam todas as saídas, entradas, a toda a gente e a cidade é como uma cidade congelada, não se pode entrar, não se pode sair. Assim muitos civis têm as suas casas cercadas e não autorizam o proprietário a entrar ou a sair. É engraçado, não é.

Mas eu prometo-lhe, toda a gente tem o seu direito de defender a sua vida e somos todos militares. Não somos profissionais como eles são bem treinados, mas espiritualmente este é o meu país, esta é a minha casa e eu sou mais forte do que eles são. Prometo ao povo da Austrália, eu não quero ter nenhum confronto com os vossos soldados Australianos e fico envergonhado por fazer isso. Mas se eles vierem, eles atravessaram a linha. Tenho o direito de me defender a mim próprio.

DJAJAMIHARDJA: Se e quando as tropas Australianas tentarem capturá-lo. Vai lutar?

REINAIDO: Como lhe disse, toda a gente tem o direito de se defender a si próprio. Nunca me entregarei ou serei capturado por alguém. Gosto de falar. Eles apontam a arma, apontam a arma a mim, lutarei até à última gota de sangue e fico aqui. Não vou para nenhum outro sítio.

DJAJAMIHARDJA: Quer dizer que não hesitará em matar tropas Australianas? Não hesitará? Não hesitará em matar tropas Australianas?

REINAIDO: Não (só) Australianas, seja quem for que queira pôr em risco a minha vida, eu responderei.


NOTA DE RODAPÉ:

Até que enfim que a imprensa australiana, chama a Reinado "antigo major militar"...

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.