quarta-feira, fevereiro 28, 2007

O ESTUPOR...

http://abrangente.blogspot.com/

Desde Maio de 2006 que Timor-Leste está em estado de guerra permanente.E o pior ainda pode estar para vir, quando a campanha eleitoral tiver início.

Já foi revelado que a acusação contra Mari Alkatiri não produziu efeito, por falta de provas. O major Reinado, que recebeu treino na Austrália (país onde tem mulhere filhos), causou a morte de polícias e militares, e depois fugiu para as terras altas de Timor, instalou-se na Pousada de Maubisse, e acabou por nunca se entregar, nem ele nem os seus seguidores.

E foi a mulher de Xanana que, a pedido deste, mandou pagar a factura da estadia de Reinado em Dili e em Maubisse. Desafiou as tropas australianas, e agora assaltou uma esquadra e mais uma vez fugiu com armas e munições...

Até Xanana Gusmão acha que Reinado "passou dos limites".

O comandante das tropas aussies, que têm um comando independente das forças da ONU, já não é o brigadeiro Mick Slater. O actual comandante, brigadeiro Rerden, já declarou que não vai descansar enquanto o rebelde Reinado não se entregar.

E Reinado está disposto a matar, antes que seja morto... Desafiou mesmo astropas aussies a irem prende-lo...

É uma tragédia para Timor. Tem um governo que não governa e um presidente que pactuou com o chefe dos rebeldes...

4 comentários:

Anónimo disse...

Um Presidente que pactou ou organizou os rebeldes?

Anónimo disse...

Many people are trying to discredit our President, but for us, he is a man with spirit of nationalism,it is not questionable! Long live Xanana, he will safe Timor once again!

Makikit.

Anónimo disse...

Ele pode ter muito espírito mas o nacionalismo dele é o da terra da mulher.

Anónimo disse...

Bem, o que eh verdade eh que o Xanana nao tem o nacionalismo dum socialista mas sim dum democratico.
Assim tambem designam o Alkatiri de nao ter o espirito de nacionalismo pois tem o nacionalismo de Che e do Samora.
O Xanana (talvez) quer ser um Pai Democratico em Timor-Leste.
O Mari (talvez) quer ser o Che ou o Samora de Timor.

Ambos com boas intencoes a Timor mas rumos diferentes, por isso, os dois nao se sincronizam e o povinho que esta a pagar tudo.

E o que passa, toda a gente esta tentar a puxar a brasa para as suas sardinhas, dependendo de que partido pertence.

Um bom fim da semana a todos quer que seja o partido, pois somos todos Timorenses.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.