terça-feira, fevereiro 27, 2007

Alfredo Reinado em Same com peticionários e ...Leandro Isaac

9 comentários:

Anónimo disse...

Parem com intrigas!!!!! Nao matem a FRETILIN. Estamos noutro contexto regional onde estas tretas sao bem visiveis aos olhos do povo. Adulteraram a FRETILIN e agora estao tentar justifar? Este povo viveu 24 anos debaixo das intrigas e rumores. Nao recudescem a situacao. O mandato da captura ja emitida e agora preparem-se para tambem responsabilizarem perante a justica o golpe constitucional que fizeram, de envolver as F_FDTL numa situacao que nao era crise. Sedentos de sangue, ambiciosos. Tem que surgir um movimento que eu chamaria por "LIGA PARA A SALVACAO NACIONAL" Liderada por Xanana.

Lehi

Unknown disse...

Leandro isaac was the main key of 1975 coup against FRETILIN.

Now he returns back with this the same action.. He is just sheet

Anónimo disse...

Xanana ordena captura do major Alfredo Reinado
Diário de Notícias, 27/02/07
Por: Armando Rafael
O Presidente timorense revelou ontem ter autorizado a captura do major Alfredo Reinado, o antigo comandante da Polícia Militar (PM) que ganhou um protagonismo inesperado durante a crise que Timor-Leste viveu em meados do ano passado.

As declarações de Xanana Gusmão foram feitas menos de um dia depois de um grupo liderado por Reinado ter assaltado três postos da polícia junto à fronteira com a Indonésia, apropriando-se das respectivas armas e munições. Por sinal diferentes daquelas a que o ex-comandante da PM está habituado, uma vez que o armamento das forças armadas (F-FDTL) é distinto daquele que é utilizado pela polícia timorense (PNTL).

"Reinado passou dos limites", frisou Xanana, numa declaração em tétum, posteriormente divulgada pela televisão. "Fizemos o possível para evitar uma solução militar", acrescentou o Presidente, sublinhando que Alfredo Reinado aproveitou todos os contactos com as autoridades para as tentar manipular.

Na sua declaração, Xanana adiantou ainda ter autorizado as Forças de Estabilização Internacionais (ISF), compostas essencialmente por australianos, a capturarem Reinado, que há uns meses foi detido em Díli no âmbito de uma operação da GNR para depois ser entregue às forças de Camberra, que terão colaborado depois na sua evasão.

Sem que até ao momento se tenha percebido as razões deste comportamento das forças australianas, cujo comandante chegou a avistar-se com Reinado, quando ele já estava a monte.

O que terá mudado, entretanto, para que Reinado tenha deixado de ser útil, ao ponto de a Indonésia se ter também apressado a fechar a fronteira?

Será que a sua utilidade se esgotou no momento em que o líder da Fretilin, Mari Alkatiri, deixou de ser primeiro-ministro, como Reinado defendia?

Provavelmente, sim. Mas o facto é que a protecção da Austrália e do próprio Xanana só se tornaram visíveis depois da queda de Alkatiri. Ao ponto de o procurador-geral da República , Longuinhos Monteiro, ter tentado ainda há pouco chegar a um acordo com o ex-comandante da PM. Para escândalo de quem só se apercebeu depois. Como o general Taur Matan Ruak, que comanda as F-FDTL, e que terá exigido a sua captura, recusando colaborar na detenção de elementos relacionados com a violência que se sente em Díli.

O que pressupõe que a captura de Reinado pode estar por horas, restando apenas saber se ele será capturado vivo .
http://dn.sapo.pt/2007/02/27/internacional/xanana_ordena_captura_major_alfredo_.html

Anónimo disse...

Xanana quer Reinado preso
Jornal de Notícias, 27/02/07
O presidente timorense, Xanana Gusmão, declarou ontem ter autorizado uma operação de captura do major Alfredo Reinado, um dia depois de aquele militar fugitivo ter assaltado três postos da Polícia de Fronteira no Sudoeste do país. "Reinado passou dos limites", afirmou Xanana numa comunicação ao país. "Fizemos o possível para evitar uma solução militar" para Alfredo Reinado, explicou o chefe de Estado. O homólogo da Indonésia, Susilo Bambang Yudhoyono, anun ciou também ontem o encerramento da fronteira, a pedido de Díli, para impedir que as milícias de Reinado se refugiem na Indonésia.

"Reuni-me com o primeiro-ministro, com o representante especial do secretário-geral da ONU e com o brigadeiro Rerden, para analisar a situação do Alfredo, e a estupidez que ele fez ontem", disse Xanana, referindo a reunião de emergência com José Ramos-Horta, Atul Khare e o comandante das Forças de Estabilização Internacionais (ISF) na manhã de ontem. "Autorizámos as ISF para uma operação de captura de Alfredo porque ele mostra claramente que já não respeita as instituições do Estado", disse.

Alfredo Reinado, ex-comandante da Polícia Militar, foi detido em Julho de 2006 na posse de material de guerra e preso preventivamente em Becora, Díli, de onde se evadiu a 30 de Agosto com meia centena de homens. O major é acusado de "tentativa de revolução para derrubar o Estado", como recorda Xanana Gusmão, e de posse ilegal de armas.

O brigadeiro Taur Matan Ruak, chefe do Estado-Maior das Falintil - Forças de Defesa Timorenses, terá colocado duas opções ao Conselho de Ministros no final de 2006 "Aproximação, para convencer Alfredo a entregar-se"; ou, "aplicar o uso da força para o obrigar". A corda partiu, porém, com o assalto de três postos da Polícia no Sudoeste do país, tendo Reinado levado 25 armas e uniformes.

Xanana acusou a "máquina de inteligência e de propaganda da Fretilin" de difundir a alegação de que o roubo de armas por Reinado ocorreu em apoio de Ramos-Horta e de Xanana. "Queremos brincar com o fogo e o povo é que vai sofrer", advertiu Xanana, alertando para o perigo do divisionismo. "Estejam vigilantes, como antes estávamos atentos aos 'bapak'", disse, aludindo ao termo em bahasa indonésio para "pai" ou "senhor" com que os timorenses se referiam ao ocupante indonésio. "O novo 'bapak' tem pele maubere. Está espalhado no meio de nós", afirmou.
http://jn.sapo.pt/2007/02/27/mundo/xanana_quer_reinado_preso.html

Anónimo disse...

Timor: Major Reinado e peticionários cercados pelas ISF

O major Alfredo Reinado está cercado em Same (interior Sul do país) por tropas australianas das Forças de Estabilização Internacionais (ISF), afirmou hoje à Lusa por telefone o deputado independente Leandro Isaac.
O pessoal civil das Nações Unidas foi «aconselhado a não permanecer na área», segundo uma fonte da missão internacional, e os professores portugueses saíram do distrito antes do cerco das ISF.
«Estamos à beira de uma guerra civil», declarou Leandro Isaac a partir de Same, onde «por acaso» se encontra cercado pelas ISF juntamente com Alfredo Reinado e, disse, «muitos, muitos, muitos peticionários».
«Há dez minutos, um oficial de ligação australiano deu um ultimato ao major Alfredo para se render», acrescentou Leandro Isaac durante o curto contacto telefónico com a Lusa, pouco depois das 15:00 locais (06:00 em Lisboa).
As ISF montaram um cordão de segurança em redor de Same e «ninguém pode entrar nem sair, a não ser que tenha um “bonna fide” do Governo timorense», explicou à Lusa uma fonte oficial das forças australianas.
Segunda-feira à noite, o Presidente Xanana Gusmão anunciou que autorizara uma operação de captura de Alfredo Reinado, depois de o major fugitivo ter «feito a estupidez» de assaltar três postos de Polícia de Fronteira no domingo.
Os assaltos, no distrito contíguo de Maliana (Sudoeste), renderam a Reinado e ao seu grupo 25 armas e uniformes.
«Reinado passou dos limites», declarou o Presidente da República na sua comunicação ao país.
«Fizemos todo o possível para evitar uma solução militar» para o problema de Alfredo Reinado, explicou o chefe de Estado.
«Fizemos todo o possível para ajudar a resolver o problema através de meios pacíficos», acrescentou o Presidente.
«O Alfredo sempre tentou aproveitar essa situação para manipular», acusou Xanana Gusmão, «e não é consistente com as suas ideias».
Por decisão de todos os órgãos de soberania timorenses, o caso do major Reinado, acusado de posse ilegal de material de guerra e de tentativa de «revolução contra o Estado», estava a ser resolvido por um processo negocial com o procurador-geral da República, Longuinhos Monteiro.
Diário Digital / Lusa
27-02-2007 7:55:45
http://diariodigital.sapo.pt/news.asp?section_id=10&id_news=264754

Anónimo disse...

Correio da Manhã, 2007-02-27 - 00:00:00

Xanana autoriza captura do fugitivo
Reinado passou dos limites

O presidente timorense, Xanana Gusmão, autorizou uma operação de captura do major Alfredo Reinado, depois de constatar que o militar fugitivo “passou dos limites”.
Reinado, que fugiu de uma prisão, em Díli, a 30 de Agosto de 2006, assaltou no domingo três postos da polícia de fronteiras em Maliana, levando 25 armas e uniformes.

Xanana, numa comunicação ao país, afirmou que “tudo foi feito” para resolver o caso Reinado “por meios pacíficos” e evitando a “solução militar”, acrescentando que “Alfredo aproveitou-se sempre da situação para manipular”, dizendo “hoje uma coisa e amanhã outra”. O presidente considera que o militar “não é consistente com o que diz”.

Alfredo Reinado, ex-comandante da Polícia Militar, foi uma das figuras centrais na crise política e militar de Abril e Maio de 2006.

Entretanto, várias centenas de manifestantes timorenses saíram ontem para as ruas de Díli para protestarem contra a morte de um jovem, que terá sido atingido fatalmente na sexta-feira, por um polícia australiano. A GNR esteve a controlar as manifestações.

http://www.correiomanha.pt/noticia.asp?id=232559&idselect=91&idCanal=91&p=200

Anónimo disse...

Mais uma vez o Leandro Isaca, já não lhe basta o envolvimento no casi do ataque a Matan Ruak

Anónimo disse...

O Leandro Isaac sera uma vitima de "colateral damage" quando os Aussies limparem o Reinado!
FOTEMAKERIBA

Anónimo disse...

Então quase NOVE meses depois de ter desertado, de ter baleado e morto camaradas de armas seus, de ter espalhado ódio, intolerância, provocações, de ter cometido crimes contra o Estado democrático e contra a população finalmente o Xanana – que há oito meses assumira plenos poderes da segurança para nada fazer! – deixou cair a máscara e percebemos todos que nem os Australianos nem a UNPOL agiram prendendo o patife do Reinado e os seus comparsas de crime porque ele o Xanana NÃO quis que agissem e o Lehri tem a distintíssima lata de ainda o propor para liderar seja o que for? Por mim nem para liderar a associação de plantadores de abóboras ele serve.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.