Lisboa, 04 Dez (lusa) - O presidente da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros, o deputado do PSD José Luís Arnaut, defendeu hoje uma maior cooperação com a Austrália, reconhecendo o "papel político relevante" deste país em Timor-Leste.
"O nosso papel tem de ser cada vez mais de uma maior cooperação", disse José Luís Arnaut, que se encontra na Austrália, no âmbito de uma visita que uma delegação da comissão parlamentar de Negócios Estrangeiros está a efectuar à Austrália, Timor-Leste e Indonésia.
Contactado telefonicamente pela Lusa, José Luís Arnaut explicou que a delegação portuguesa foi já recebida pelo ministro dos Negócios Estrangeiros australiano e deslocou-se ao Parlamento daquele país, onde assistiu a uma sessão.
"Portugal e a Austrália, nas questões fundamentais estão do mesmo lado, como na luta contra o terrorismo, na defesa pelos direitos humanos, entre outras", recordou José Luís Arnanut, salientando a necessidade de os dois países aprofundarem as suas relações, apesar da distância geográfica.
"A Austrália e Portugal estão em Timor e nós reconhecemos o papel político relevante da Austrália em Timor-Leste. Por isso, queremos ajudar, queremos estreitar os laços, colaborar e trabalhar em conjunto para ajudar Timor a ultrapassar as vicissitudes", acrescentou.
Da Austrália, a delegação parlamentar portuguesa seguirá para Timor-Leste, onde tem agendados encontros com o Presidente timorense, Xanana Gusmão, e o primeiro-ministro.
No final da semana, a delegação visitará ainda a Indonésia.
Além de José Luís Arnaut, seguem na delegação portuguesa os deputados Renato Leal (PS), Abílio Fernandes (PCP), Hélder Amaral (CDS- PP) e João Semedo (BE).
VAM-Lusa/Fim
.
terça-feira, dezembro 05, 2006
José Luís Arnaut defende maior cooperação com Austrália para ajudar Timor
Por Malai Azul 2 à(s) 16:22
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Traduções
Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Obrigado pela solidariedade, Margarida!
Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006
"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
Sem comentários:
Enviar um comentário