segunda-feira, novembro 06, 2006

De um leitor

Comentário ao POST: XANANA GUSMÃO ESCREVEU HOJE NO "JORNAL NACIONAL DIÁRIO" A PARTE 1 DA TEORIA DAS CONSPIRAÇÕES"

Este texto assinado pelo PR, no Jornal Nacional Diário, revela:

1 - que não foi escrito pelo PR, ainda que a estrutura e parte do pensamento seja, indiscutivelmente, seus. O nível de português não é do PR! Todos conhecemos a sua sintaxe que, apesar de não ser inteiramente incorrecta, é, no mínimo sui generis e reconhecível;

2 - a enorme capacidade de manipulação que o PR tem, desta feita, posta em prática, através da palavra;

3 - que na fase final do seu mandato, volta a manifestar uma total incapacidade de estadismo, para optar, ao invés, pelo ódio, a mentira, a mesquinhice, a raiva, a animosidade e o cinismo, em suma, alimentar ainda mais a divisão, utilizando a capa da Unidade Nacional! Asqueroso!

4 - a senilidade do PR que já perdeu qualquer sentido de senso comum que poderia ter tido num passado não muito longínquo;

5 - que não suporta mesmo ser contrariado, desdito, confrontado e, pior do que tudo, perder a confiança cega que o Povo em si depositou em tempos. A perda de popularidade é insuportável para este homem que já quase se pensa estar num nível intermédio entre o Homem e Deus!

6 - se tenta justificar deitando tudo e todos abaixo;

7 - se tenta desculpar por aquilo que hoje percepciona como tendo sido um erro seu: concordar com a transferência da Assembleia Constituinte a Parlamento Nacional. Quando é que se opôs a tal? Agora, tenta reunir 'forças' para fazer frente à Fretilin, aderindo abertamente ao argumento de alguns grupos de oposição.

8 - a nova estratégia para tentar 'rebentar' com a Fretilin e garantir que não teriam a maioria nas próximas eleições, julgando ter nove meses para a pôr em prática; e

9 - total desrespeito, de enorme gravidade e total ausência de sentido de Estado, e confronta a decisão de um órgão de soberania - os Tribunais - ao formular argumentos jocosos pela repetitividade, sobre a liderança da Fretilin, recentemente eleita;

10 - que mantém a mesma postura de tendência dictatorial, de que pode interferir noutros órgãos de soberania, nos partidos, em todo e qualquer organismo criado, e insultar tudo e todos porque Ele é perfeito.

Este texto é patético e revela que o Resistente não soube/sabe ser Chefe de Estado, não sabe o que é um Estado, não sabe ser confrontado com uma realidade que não é a vivida nas paredes do seu doentio Gabinete e, não está a saber envelhecer ...

Retire-se antes que as acções do presente eliminem, definitivamente, a sua acção no passado!

Muito preocupante é o futuro próximo de Timor-Leste quando é o Chefe de Estado que incendeia o ódio e, quando tudo acalma um pouquinho, surge de novo para gerar mais violência ... a única forma de garantir que 'a responsabilidade' é de outrém!

IC.

.

1 comentário:

Anónimo disse...

Concordo completamente com a crítica deste leitor.

Xanana esquece-se de que é Presidente de todos os timorenses, incluindo os da Fretilin.

Ele continua a ver a vida política do país como uma competição entre ele e a Fretilin, que vem de trás. Vive amargurado pela derrota - democrática - que sofreu em 2002 e não consegue digerir. Desde então está obcecado pela vingança.

Num momento tão trágico como este, em que milhares de pessoas sofrem,
Xanana Gusmão mostra a sua vocação para incendiário ao persistir na confrontação com a Fretilin em vez de ter uma atitude responsável e de apaziguamento que possa conduzir à resolução do problema dos refugiados e dos ataques a casas e pessoas.

Senhor Presidente: deixe o povo votar nas eleições e deixe os seus problemas pessoais fora da praça pública.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.