segunda-feira, setembro 11, 2006

Mais propaganda...

Tradução da Margarida.

The Age
O povo de Timor-Leste reza pelo líder amotinado
Setembro 10, 2006 - 1:09PM

O povo das montanhas de Timor-Leste rezará para proteger o fugitivo Alfredo Reinado da captura numa missa especial na Terça-feira, 12 dias depois do antigo chefe da polícia militar ter escapado duma prisão de Dili.

"Para nós, ele defende a justiça, os direitos humanos e a constituição," disse o organizador Eduardo de Deus.

"O problema é que o nosso sistema legal não corresponde às aspirações do nosso povo."

Reinado, o antigo comandante da polícia militar do país, foi preso por tropas Australianas em Julho sob acusações de tentativa de homicídio e posse ilegal de armas. Fugiu numa fuga de massas de 57 presos em 30 de Agosto.

Milhares de apoiantes do oficial dissidente de 39 anos da região montanhosa do oeste são esperados na igreja de Gleno, no distrito de produção de café de Ermera, segundo um anúncio posto pela Frente Nacional para a Justiça e a Paz no diário Suara Timor Lorosae.

O anúncio diz que uma missa Católica prestará homenagem à "coragem do Major Alfredo Reinado na sua continuada luta contra a injustiça".

Reinado e a maioria da sua unidade desertaram das forças armadas para protestar contra o alegado tiroteio contra civis em Taci-Tolo no distrito de Dili em 29 de Abril, o evento que desencadeou a violência e a instabilidade.

Em pessoa, os ideais de Reinado parecem confusos, excepto pelo amor ao militarismo.

Mas a sua juventude e a rejeição da liderança política do país fizeram dele um herói de culto para a geração mais nova educada pelos Indonésios.

De Deus disse que as acusações contra Reinado de posse ilegal de armas e a tentativa de homicídio não o preocupam, mesmo apesar do filme mostrado na televisão Australiana o mostrar a disparar com uma arma roubada às forças armadas.

De Deus contou mais cedo ao diário Timor Post que a juventude de dez distritos do oeste de Timor-Leste se comprometeram a "proteger e esconder" Reinado, que tem andado a gozar os que o procuram em entrevistas telefónicas com a media internacional.

Negou que Reinado estivesse na sua área.

"Os locais disseram que não estavam interessados, por isso partiram," disse.

A Polícia Federal Australiana está a liderar a busca por Reinado, mas uma fonte disse que nenhum dos fugitivos foi recapturado.

A polícia Timorense ainda procura fugitivos duma fuga de massa da mesma prisão em Dezembro de 2002.

© 2006 AAP

7 comentários:

Anónimo disse...

Afinal quem é este Reinado, nascido em 1967? Quando esteve em Timor que fazia ele? De onde é? Quando saiu de TL para a Austrália? Que fez exactamente na Austrália? Foi militar na Austrália? Naturalizou-se australiano? Estudou? Onde? Até onde? É casado com uma australiana? Tem família em TL? Que fazia durante a ocupação Indonésia? Andou no mato como guerrilheiro?
Desculpem, meus amigos, sei que isto são muitas perguntas, mas estou convencido que seria útil traçar o perfil deste individuo para melhor entendermos com quem Timor está a lidar e sobre quem lemos os comentários.
Penso que com a contribuição de todos, de modo responsavel, será possivel traçar um perfil fiável que o identifique e nos esclareça.

Anónimo disse...

Reza a história (que me foi vendida) que nasceu e vivia há 8 anos em Maubisse quando os indonésios mataram todos os seus familiares. Um general indonésio teve pena dele e levou-o para o país vizinho, onde trabalhou como porteiro. Depois voltou para Timor-Leste (Dili), onde arranjou trabalho numa oficina de automóveis e conheceu a sua futura mulher. Em 1992, fugiu de barco para a Austrália, onde um familiar lhe arranjou emprego numa fábrica de estofos, em Perth, e depois trabalhou num estaleiro naval. Em 1999, depois do referendo, regressou a Timor-Leste e foi oferecer-se para as FDTL. Frequentou um curso de oficiais em Metinaro e foi nomeado comandante da Força Naval das FDTL devido à sua experiência na construção naval. Voltou à Austrália para fazer um estágio na Academia da Força de Defesa Australiana (ADF) e, devido a problemas disciplinares, foi afastado da Força Naval das FDTL e colocado no comando da Polícia Militar, em Dili, facto que não lhe agradou, pois foi encarado como uma despromoção. Quando as coisas começaram a aquecer, os militares australianos evacuaram a sua família para a Austrália, onde ainda se encontram.

Anónimo disse...

Que grandes catolicos. Catolicos de Timor Leste sao aqueles que levam estatuas de Nossa Senhora para a manifestacao ( um acto de profanacao) ; sao os que insultam, queimam casas e matam. Mas rezam... palavras ocas . Nem sabem porque estao a rezar. Se calhar porque tem medo deles proprios. Bem se este Deus esta sempre a perdoa-los, podem continuar a pecar. Basta ir ao cofesionario livrar-se de todos os males. E o padre que faz a justica... Deixem-me rir a vossa custa....Tem os dias contados. Nao prejudiquem a Igreja Catolica , voces, os falsos catolicos.

Anónimo disse...

"Reinado e a maioria da sua unidade desertaram das forças armadas para protestar contra o alegado tiroteio contra civis em Taci-Tolo no distrito de Dili em 29 de Abril, o evento que desencadeou a violência e a instabilidade."

Essa eh que eh a verdade verdadinha. O 28-29 de Abril Taci-Tolu foi um crime de estado ordenado pelo ex PM Mari Alkatiri. O Major Alfredo foi um dos poucos com a coragem de se levantar e dizer NAO AOS CRIMES DE ESTADO.

Anónimo disse...

Alguns anonimos deste blog disparam a torto e a direito como fazem os seus amigos dos gangs organizados em Dili, os Reinados e seus iguais a que se lhes juntaram os tropas australianos que antes de ontem assaltaram e prenderam no campo dos deslocados em Comoro/Aeroporto. Esta todos bebados, tando de andarem a snifar o nosso petroleo!
Desenvergonhados!

Anónimo disse...

Os Alkatiristas tambem mandam muitas bujardas mas nunca acertam nas questoes levantadas.

Afinal o 28 de Abril foi ou nao um CRIME DE ESTADO ordenado pelo entao PM??
E se nao foi porque razao nao foi e o que diz a Lei Organica das F-FDTL??

Anónimo disse...

Deixem o Maj. Alfredo em paz.

Alkatiri tinha 10 armas em sua casa e nao foi detido. As forcas internacionais em Timor nao tem qualquer credibilidade incluindo a GNR.
Esta visto que a lei so se aplica a alguns e nao a outros.

"todos os animais sao iguais, mas alguns sao mais iguais que outros"

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.