segunda-feira, setembro 11, 2006

Líder amotinado de Timor-Leste ameaça com revolução

Tradução da Margarida.

The Australian
Stephen Fitzpatrick, Jakarta correspondente
Setembro 11, 2006

O desertor Alfredo Reinado de Timor-Leste prometeu uma revolução ou a luta até à morte a não ser que o Governo interino de José Ramos Horta seja despedido e o poder executivo entregue ao Presidente Xanana Gusmão.

Major Reinado, que juntamente com dezenas dos seus seguidores fugiu da prisão em Dili em 30 de Agosto, está em fuga no interior do país montanhoso e diz que se tropas internacionais, incluindo soldados Australianos, tentarem apanhá-lo à força "tudo o que encontrarão é o meu corpo morto ".

Numa entrevista a ser vista esta semana na televisão Indonésia, acusa o deposto primeiro-ministro Mari Alkatiri de "guardar o controlo remoto que dirige o Governo, usando os seus agentes no interior ".

O Major Reinado diz que está preparado para assumir a responsabilidade da sua parte na violência que rolou em Timor-Leste em Maio, levando à morte de cerca de 30 vidas, "mas somente quando a lei for leal para a gente pequena ".

Enquanto outros jogadores políticos por detrás dos confrontos mortais se mantiverem livres, diz, não se entregará e que a sua prisão em 25 de Julho "às ordens de José Ramos Horta" foi uma tentativa para o silenciar.

O Major Reinado estava preso por tentativa de homicídio e acusações de armas, mas disse que fugiu depois de ser ultrapassado um limite de 30 dias para que o processassem, sem nada ter acontecido. "Não fugi da lei. Estou aqui para dar uma oportunidade à lei para ser implementada correctamente," diz o Major Reinado.

Diz que a administração do Sr Ramos Horta está sob a influência de "o que posso chamar de máfia de Moçambique, incluindo Mari Alkatiri com o seu gang".

O Dr Alkatiri, que saiu do cargo de primeiro-ministro em Junho depois de protestos violentos, foi o responsável pela feitura do orçamento nacional entregue pelo Sr Ramos Horta, que prevê o desenvolvimento regional e das infra-estruturas serem feitos agressivamente.

Uma das críticas contra o Dr Alkatiri er que o seu governo não estava a canalizar o dinheiro para os distritos - uma percepção que o seu próprio orçamento tentou responder.

Quando resignou, o Dr Alkatiri prometeu liderar o seu partido no poder, a Fretilin para a vitória nas eleições previstas para Maio do próximo ano. Mas o Major Reinado diz na entrevista que duvida que o país seja suficientemente estável para se realizarem eleições.

"Demos tempo ao Governo para resolver este problema, mas se não o resolverem haverá uma revolução, envolvendo aplicação correcta da lei, e todos os líderes que quebraram a lei devem preparar-se para enfrentar julgamento."

Diz que a Joint Task Force liderada pelos Australianos só foram usadas para "perseguir pessoas, incluindo o meu grupo ". "Porque é que fizeram isso? Não somos criminosos, não somos ladrões. Não somos os opressores do povo."

.

13 comentários:

Anónimo disse...

Meu caro Malai Azul
Achei que talves interessasse aos leitores deste blog o artigo de Arnold Kohen, ja com algum atraso, ma non tropo:
A Second Rebirth for East Timor?
Arnold Kohen | August 15, 2006

O site ee: http://www.fpif.org/fpiftxt/3435

Com muita amizade!

Anónimo disse...

"O Major Reinado diz que está preparado para assumir a responsabilidade da sua parte na violência que rolou em Timor-Leste em Maio, levando à morte de cerca de 30 vidas"

Reinado começa a ficar nervoso e até já admite que teve responsabilidades nos acontecimentos de Maio. O que dirá agora a primeira dama, sua defensora?

Continua o silêncio de Xanana, que há pouco tempo também o declarou inocente.

Confirma-se que desde o início Alkatiri não era o problema mas um mero pretexto, pois com Ramos Horta o discurso de Reinado continua a ser o mesmo. O objectivo visa muito mais além: eliminar a própria Fretilin

Porém, no meio da palhaçada habitual Reinado disse uma frase que deve ser levada muito a sério:

"Mas o Major Reinado diz na entrevista que duvida que o país seja suficientemente estável para se realizarem eleições."

Anónimo disse...

O pais nao vai estar estavel? Sera por culpa de quem? Quem e o bode expiatorio? Ou sera que Reinado esta a ameacar que as eleicoes nao serao possiveis porque ja esta a prever a vitoria da FRETILIN? O Reinado vai continua a provocar instabiliade. Resta descobrir quem esta por detras do golpe falhado. O Lasam ja admiitiu que o seu plano falhou...Faltam os outros...

Anónimo disse...

Digo Fernando Lasama . O plano era o de tomar a forca o governo, estabelecer um governo de unidade nacional ( sem ter ganho eleicoes, claro) e fazer elicoes antecipadas ( e manipuladas, claro, ja que doutra maneira so teriam poucos assentos ). Fazer eleicoes para depois fazer golpes de estado? TL parece um circo . Nao facam de nos timorenses, objectos de gozo internacional, senhores do PD

Anónimo disse...

VIVA MAJOR ALFREDO REINADO...
ALFREDO IS A HERO....

HE IS HEROOOOOOOOOOOOOOOO

SEM DUVIDA

Anónimo disse...

O que se passa em Timor é uma vergonha patrocinada pelo PR e seus amigos australianos (através de alguns pontas de lança como a sua linda e simpática mulher bem conhecida do também seu especial amigo RH!!!!!) com a utilização e manipulação de Reinado e companhia o que não dignifica o Estado de Direito e a imagem do país e dos timorenses perante a Comunidade Internacional. Já não existe a mesma onda de solidariedade pelos timoenses e respeito pelos seus líderes, que demonstram não merecer o seu povo nem o sacrifício de todos os que lutaram pela independência. Será que o PR, RH e os restantes intervenientes no golpe institucional ainda não perceberam que podem existir provas muito grave e comprometedoras? E que estão a ser usados pelos políticos do país dos “cangurus” com apoio dos “cowboys”? O PR deixou de estar lúcido e hipotecou todo o crédito e prestigio internacional e mesmo a nível nacional!!! Quando se aperceberem já será tarde porque os australianos vão descartá-los ou fazê-los desaparecer…. Existem de facto essas provas (documentos, gravações e escutas), pois não são apenas os australianos com capacidade de trabalhar “underground”, que serão entregues no momento, local próprios e instâncias internacionais adequadas para evitar manipulações, tendo em vista o processo de impunidade em curso com o patrocínio de alguns responsáveis do sistema judicial e das NU, que também terão de prestar contas!! Já foram enviadas algumas das provas para a sede da ONU, através de canais especiais.
Este vosso servo continua a acompanhar a situação com muita atenção e voltará a dar notícias de local distante e seguro. CHACAL

Anónimo disse...

Quem faz estas acusações, possue todas estas evidências e não as comunica a meios de informação internacionais poderosos como o New York Times e outros jornais independentes do mundo, está a ser conivente com tudo aquilo que acusa. E não está a ser solidário com o povo de Timor-Leste.

Ou é tudo conversa?
E não passam de acusações sem fundamento?

Anónimo disse...

oS CRIMINOSOS JAMAIS SE RECONHECEM COMO TAL.AFINAL FOI O CLONE DE ALFREDO QUE ESTEVE EM FATU AHI?
CLARO QUE ALFREDO NAO EH LADRAO, COITADINHO, APENAS DESVIOU ALGUNS CARROS DO GOVERNO-ESTADO PARA SEU PROVEITO PESSOAL - AS TANTAS FOI PARA SERVIR O ESTADO JAH QUE RECEBIA ORDENS DIRECTAS DE QUEM DEVE DEFENDER A UNIDADED DESTE NOSSO PAIS.
COM UM ORCAMENTO ALTO SERAH QUE NAO ESTA PREVISTO A CONTRUCAO DE UM HOSPITAL PSIQUIATRICO E COM CONDICOES DE SEGURANCA MELHORES QUE AS DA CADEIA DE BECORA?

Anónimo disse...

Anónimo Segunda-feira, Setembro 11, 2006 10:52:15 AM

"E não passam de acusações sem fundamento?" - Uma boa nota para o PR.

Anónimo disse...

E quem foi que esteve em Tasitolo a 28 de Abril e o que fizeram para provocar a desercao do Major Alfredo??
Ja nos esquecemos de como eh que o Maj. Alfredo e os outros 2 majores entraram na danca?

Nao tera sido por causa de um CRIME DE ESTADO cometido contra civis em Tasitolo?

Ganhem juizo e vergonha tambem!

Anónimo disse...

anonimo de Setembro 11, 2006 12:58:49 PM

Pois realmente o combate de Fatu Ahi ficara na historia de Timor como o momento em que os soldados das F-FDTL "desarmados e emboscados" conseguiram matar um rebelde do grupo do Maj. Alfredo com uma FISGA emprestada de uma crianca que brincava na proximidade.

Anónimo disse...

Um golpe do Gov que foi liderado pelo Xanana nao vai durar mais do que um ano confiem em mi , porque concidero que esse golpe falhou-se . Melhor parar com essa brincadeira porque um golpe militar vai iniciar em breve para responder a crize e tambem para desbloquear o golpe mal preparado pelo PR e proprio Xanana.

Anónimo disse...

Deixem o Maj. Alfredo em paz.

Alkatiri tinha 10 armas em sua casa e nao foi detido. As forcas internacionais em Timor nao tem qualquer credibilidade incluindo a GNR.
Esta visto que a lei so se aplica a alguns e nao a outros.

"todos os animais sao iguais, mas alguns sao mais iguais que outros"

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.