quinta-feira, agosto 24, 2006

Igreja promove diálogo para reconciliação em Baucau

Díli, 24 Ago (Lusa) - A Comissão Diocesana de Justiça e Paz de Baucau e stá a promover hoje e sábado uma reunião alargada entre o poder político local e nacional sobre reconciliação, disse à Lusa o bispo D. Basílio do Nascimento.

"É uma reunião de reflexão onde se pretende que todos juntos procurem c aminhos para a reconciliação do povo", disse D. Basílio do Nascimento.

O bispo de Baucau considerou que a "reconciliação é um passo importante , mas é preciso encontrar o caminho certo para que tenha sucesso de forma a envo lver toda a população timorense".

Além dos membros do poder local dos quatro distritos da diocese de Bauc au (Manatuto, Baucau, Viqueque e Lospalos), participam na reunião vários membros do Governo de Timor-Leste, como o vice-primeiro-ministro Rui Araújo e a ministr a da Administração Estatal, Ana Pessoa.

Na sessão de encerramento, sábado, participará o primeiro-ministro José Ramos-Horta.

Recentemente, em declarações à agência Lusa, D. Basílio do Nascimento a pelou para que os jovens timorenses suspendessem de "uma vez para sempre" as acç ões de violência que "envergonham" o país junto da comunidade internacional.

"É preciso parar e pensar sobre o que se quer para Timor-Leste, para a sua população e sobretudo que futuro para os jovens", alertou na ocasião, aos su blinhar que os "inimigos de Timor-Leste são hoje os próprios timorenses".

Situada a cerca de 130 quilómetros a leste de Díli, Baucau é a segunda maior cidade de Timor-Leste.

Desde o final de Abril, Timor-Leste vive uma situação de crise que orig inou confrontos entre grupos rivais de que resultaram três dezenas de mortos e m ais de 180 mil deslocados.

Para ajudar a restabelecer a segurança, encontra-se no país, desde Maio , uma força policial e militar de Portugal, Austrália, Nova Zelândia e Malásia, por solicitação das autoridades timorenses, mas têm-se registado esporadicamente incidentes em Díli entre grupos de jovens.

JCS.

1 comentário:

Anónimo disse...

Como catolico e timorense, desejo o maior sucesso no dialogo que a Igreja vai ou esta a promover em Baucau para a reconciliacao.

Traduções

Todas as traduções de inglês para português (e também de francês para português) são feitas pela Margarida, que conhecemos recentemente, mas que desde sempre nos ajuda.

Obrigado pela solidariedade, Margarida!

Mensagem inicial - 16 de Maio de 2006

"Apesar de frágil, Timor-Leste é uma jovem democracia em que acreditamos. É o país que escolhemos para viver e trabalhar. Desde dia 28 de Abril muito se tem dito sobre a situação em Timor-Leste. Boatos, rumores, alertas, declarações de países estrangeiros, inocentes ou não, têm servido para transmitir um clima de conflito e insegurança que não corresponde ao que vivemos. Vamos tentar transmitir o que se passa aqui. Não o que ouvimos dizer... "
 

Malai Azul. Lives in East Timor/Dili, speaks Portuguese and English.
This is my blogchalk: Timor, Timor-Leste, East Timor, Dili, Portuguese, English, Malai Azul, politica, situação, Xanana, Ramos-Horta, Alkatiri, Conflito, Crise, ISF, GNR, UNPOL, UNMIT, ONU, UN.